O Windows é o melhor sistema operacional para o meu negócio?

O Windows é o melhor sistema operacional para o meu negócio?

Post - O Windows é o melhor sistema operacional para o meu negócio

O sistema operacional Windows, da Microsoft, ainda é o líder absoluto entre os sistemas operacionais para desktops e notebooks.

De acordo com dados de fevereiro de 2018, da empresa de análises, Statcounter, o Windows detém 82,55% da fatia de mercado desses segmentos.

Será que essa popularidade faz do Windows o melhor sistema operacional para todas as situações? Vamos nos aprofundar nesse assunto, para descobrir se ele é realmente a opção indicada para sua empresa.

Esse post contou com o apoio do Supporter, Edvaldo Araújo, para ser escrito.

Por que o Windows se tornou tão popular?

Olhando para a história do Windows, vemos que o lançamento do MS DOS, no início dos anos 80, foi o grande marco para toda sua popularidade.

O MS DOS foi o sistema operacional produzido pela Microsoft, a pedido da IBM, para o IBM PC. Ele, rapidamente, se tornou o principal sistema de base para computadores pessoais, popularizando os programas do tipo.

Com o lançamento oficial do Windows, em 1985, o MS DOS foi descontinuado. Aos poucos, ele passou a incorporar o então novo sistema operacional da Microsoft. Desta maneira, o Windows tornou-se ainda mais popular que o seu antecessor.

A principal vantagem da popularização do Windows, entre os usuários, é a facilidade para utilizá-lo. Ele possibilita a realização das mais diversas tarefas, utilizando uma interface gráfica simples e amigável.

Além disso, o Windows é compatível com computadores de diversos fabricantes. O que não acontece com o macOS (sistema operacional da Apple), por exemplo.

O Windows é o melhor sistema operacional?

Em primeiro lugar, é importante frisar que não existe um sistema operacional melhor ou pior. Existe sim o mais adequado para cada tipo de experiência ou necessidade.

Para um determinado serviço, uma aplicação exclusiva para Linux pode ser muito mais adequada do que outras para Windows ou macOS.

Da mesma forma, um usuário pode, por experiência própria, estar mais habituado com o macOS. Portando, ele irá considerar esse como o melhor sistema operacional.

A lição aqui é que tudo dependerá da necessidade do usuário. Você é quem decide se o Windows ou outro sistema é a melhor opção para o seu negócio.

Contudo, utilizar um sistema operacional com uma boa popularidade, como o Windows, facilitará na hora de buscar auxílio, para quaisquer problemas que venham ocorrer.

Outro ganho é a facilidade em encontrar drivers, para os dispositivos que utilizam o Windows. Uma vez que os fabricantes costumam disponibilizar esses componentes apenas para os sistemas operacionais mais utilizados.

Leia também: Saiba tudo sobre o Office 365 antes de contratá-lo

Usar o Windows ou outro sistema operacional?

Essa é uma questão delicada. Isso depende muito da expertise de quem administra os serviços de informática da empresa e da necessidade apresentada.

Nos últimos tempos, o Linux têm sido utilizados com grande frequência em empresas tanto de pequeno, quanto grande porte. Diversos fatores influenciam essa decisão, tais como confiabilidade, robustez, custos, etc.

O Linux ganhou força, principalmente, em servidores. Porém, hoje em dia, é comum ver usuários utilizando alguma de suas distribuições como o sistema operacional de seus computadores.

Existem vários casos onde é possível, e até recomendável, utilizar outro sistema operacional.

Por exemplo, o macOS é uma excelente opção para executar softwares de edição, como o Photoshop. Logo, para profissionais de publicidade ou design, ele costuma ser a melhor alternativa.

Entretanto, a maioria das necessidades pode ser atendida utilizando qualquer sistema operacional. Seja Windows, Linux ou macOS.

Levando em consideração o porte da empresa, talvez não seja economicamente viável utilizar Windows. Devido aos custos associados ao licenciamento.

Imagine o caso de uma PME, que necessita utilizar um servidor de Firewall. Para Windows encontraríamos várias soluções robustas, porém com um custo elevado.

Agora, se ela optasse por utilizar pfSense, que é baseado no sistema operacional FreeBSD, os custos não seriam mais um problema. Visto que esse é um software de código aberto, ou seja, gratuito.

Essa mesma lógica pode ser aplicada à maioria dos serviços de rede necessários, para o pleno funcionamento de uma empresa, que preze pelas boas práticas dos serviços de TI.

As principais desvantagens do Windows

Infelizmente, o Windows deixa a desejar no quesito Segurança. Frequentemente, são descobertas novas falhas de segurança no Windows.

Tais falhas costumam levar certo tempo para serem corrigidas. Consequentemente, elas podem colocar a rede das empresas em perigo.

Essa demora nas soluções acontece pelo fato do time de desenvolvedores ser restrito à empresa detentora do código fonte, no caso, a Microsoft.

Outro ponto que vale ser citado é o alto custo para aquisição de licenças de uso.  Afinal, nem toda empresa ou usuários têm condições financeiras de arcar com esse gasto.

As principais vantagens do Windows

A disponibilidade de aplicativos é um dos pontos fortes do Windows. É possível encontrar, facilmente, softwares que executem as mais diversas funcionalidades.

Contudo, essa questão está sendo melhorada em outros sistemas operacionais também. Mas o Windows ainda lidera este quesito.

A Usabilidade também está entre os seus principais atrativos. Sua interface simples torna mais fácil a execução qualquer tarefa.

Raramente o usuário terá problemas para encontrar algum recurso ou desenvolver atividades. Seja instalar um programa, editar um arquivo ou modificar uma configuração do sistema.

Como faço para trocar de sistema operacional?

Uma vez que o usuário tem consciência de suas necessidades e verificou que determinado sistema operacional pode lhe atender melhor, ele deverá tomar alguns cuidados, antes de realizar essa troca.

Primeiro deverá verificar no site do fabricante do computador – bem como de qualquer outro periférico instalado – se aquele modelo suporta o sistema operacional desejado.

Em caso positivo, o usuário deverá proceder com o backup dos seus dados (imagens, planilhas, documentos, etc).

A partir daí ele poderá instalar o sistema operacional, até mesmo por conta própria, caso tenha conhecimento para tal procedimento.

O recomendado é que ele solicite apoio do seu suporte técnico de TI, para realizar esta tarefa.

O procedimento de troca de sistema operacional não gera nenhum problema para o dispositivo, desde que ele esteja apto.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *