Qual é o melhor sistema operacional: Windows, macOS ou Linux? DESCUBRA!

Qual é o melhor sistema operacional: Windows, macOS ou Linux? DESCUBRA!

Windows, Mac OS ou Linux: o melhor Sistema Operacional para o seu computador

Uma dúvida constante entre os usuários é sobre qual é o melhor sistema operacional, para o seu negócio. Temos certeza que você já deve ter se questionado sobre isso.

Comprar um novo computador é uma decisão que pode levar um tempo. São inúmeros modelos e dispositivos diferentes disponíveis no mercado.

Nessa hora, surgem centenas de dúvidas, principalmente para os usuários que não são especialistas no assunto.

Comprar desktop ou Notebook? Investir em uma tela maior ou menor? Qual será a quantidade de memória suficiente? E o espaço do HD, qual deve ser?

É necessário considerar diversas variáveis para fazer a escolha correta. Entre elas, qual é o melhor sistema operacional para as suas necessidades.

Conheça as diferenças entre as principais opções disponíveis no mercado. Entenda qual é o melhor sistema operacional para você e e faça a sua escolha.

Qual é o papel do sistema operacional?

O sistema operacional é a fundação do computador. É através dele que são executadas todas as funções do dispositivo.

É o sistema quem determina, por exemplo, a capacidade de execução dos hardwares, para realizar uma determinada tarefa.

Além disso, ele é responsável por comandar a experiência do usuário, garantindo que ele utilize o equipamento sem problemas. Tudo que é executado em um computador passa pelo sistema operacional.

Qual é o melhor sistema operacional?

Você, muito provavelmente, deve conhecer as alternativas de sistemas operacionais mais populares do mercado. Antes de saber qual o melhor  sistema operacional, vamos dar nomes a eles:

  • Windows: Produzido pela Microsoft, cujo a versão mais recente é o Windows 10. É o mais popular entre desktops e notebooks;
  • macOS: Encontrado única e exclusivamente em equipamentos produzidos pela Apple, que também desenvolve o sistema;
  • Linux: Por ser um software livre, não possui um produtor oficial. Essa plataforma é totalmente aberta e customizável.

É importante ressaltar que, a tarefa de definir qual é o melhor sistema operacional, para os computadores do seu time, demandará um estudo sobre as necessidades do empresa. Tenha sempre isso em mente.

Você precisará levar em conta as expectativas com o equipamento e com a execução dos programas. Alguns aplicativos, por exemplo, estão disponíveis para apenas um sistema, enquanto outros podem ser multiplataformas.

Afinal, qual é o sistema operacional mais utilizado no mundo?

De acordo com os dados da empresa de estatísticas digitais, StatCounter, o Windows é o líder absoluto entre os usuários de Desktops. O sistema operacional da Microsoft domina 82,68% desse mercado.

Como escolher o melhor sistema operacional para minha empresa?

Os PCs comercializados, em sua maioria, já vêm com um sistema pré-instalado, licenciado e pronto para uso. Um MacBook da Apple virá com o macOS , enquanto um computador da Dell costuma vir acompanhado com o Windows da Microsoft.

Como o sistema operacional é o coração do seu computador, é muito importante conhecer o que você está comprando.

É responsabilidade do usuário pesquisar e se informar o máximo que puder, para encontrar o melhor sistema operacional. Estudar as opções é um passo importante, para definir qual é a mais adequada para o seu negócio.

Desta forma, ele poderá aproveitar todos os recursos que o sistema operacional tem a oferecer, fazendo o seu investimento valer a pena.

Lembre-se: o melhor sistema operacional para sua empresa é aquele que atende às suas necessidades. Por isso, é tão importante avaliar todo o cenário do seu negócio. Caso você tenha alguma dificuldade nisso, solicite o apoio de um suporte técnico de informática.

Equipamentos destinado para fins corporativos demandam configurações mais avançadas. O computador em questão deverá ser capaz de trabalhar com grandes volumes de dados, planilhas, textos, arquivos e atividades simultaneamente.

Também será necessário que haja recursos de segurança mais complexos e eficazes, para evitar os hackers e os ataques de vírus.

Se o sistema operacional escolhido possuir uma versão para negócios, é recomendado que você opte por ela. Com certeza essa alternativa agregará recursos avançados, que ajudarão a proteger sua empresa.

Ah, como a opinião popular também é muito importante, perguntamos qual é o sistema operacional favoritos dos nossos seguidores lá em nossa Fanpage.

Windows: O queridinho dos usuários

Como vimos, não é segredo que o Windows é disparadamente o sistema operacional mais utilizado por todo mundo. Isso por que, a maioria dos computadores vendidos, já vêm com ele instalado direto de fábrica. Mas será que isso faz do Windows o melhor sistema operacional para sua empresa? É preciso avaliar com cautela.

Ele teve sua primeira versão lançada em 1985. Até o momento, já contou com 13 atualizações diferentes. A mais atual delas, é o Windows 10.

A Microsoft oferece opções diversas do programa, de acordo com as necessidades dos diferentes públicos. A versão Home é indicada para os equipamentos domésticos, enquanto a ProfessionalEnterprise são as melhores escolhas para empresas.

Para utilizá-lo é necessária uma licença comercial, que, geralmente, já acompanha o dispositivo. Caso contrário, será necessário adquirir uma nova licença, através do site oficial da empresa ou revenda autorizada.

É possível contratar também apenas as aplicações do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, através do serviço em nuvem da Microsoft, o Office 365.

Para quem ele é o melhor sistema operacional

 Usuários domésticos e empresas.

Vantagens

Por ser usado pela maioria dos usuários, pois possui uma grande oferta de aplicativos disponíveis.

O Windows pode ser configurado em computadores de diversos fabricantes – Inclusive Apple, mas esta é uma ação não recomendada – e possui grande compatibilidade com a maioria dos hardwares periféricos.

Desvantagens

No caso de aplicações gráficas, sua interface varia entre intermediária e avançada. Além disso, ele deixa a desejar em alguns pontos do quesito segurança.

MacOS X: Sofisticação e segurança

MacOS High Sierra 10.13 é a última versão do sistema operacional desenvolvido pela Apple, conhecida mundialmente por produzir dispositivos de alto padrão.

Entretanto, sua história começou em 1984, quando ainda se chamava System, e posteriormente, MacOS. Foi o primeiro sistema a utilizar ícones que correspondiam aos programas e pastas dos computadores.

A atualização do sistema pode ser obtida facilmente no site da Apple. Ela está disponível para os equipamento que trabalhem com o OS X Mountain Lion 10.8 e versões posteriores.

Para quem ele é o melhor sistema operacional

Usuários e profissionais que utilizam Softwares de edição de imagens e vídeos.

Vantagens

De todos sistemas utilizados é o que possui a interface mais simples. Por isso, ele é o melhor sistema operacional para os usuários iniciantes.

Outro ponto forte, é o seu potencial para executar Softwares gráficos – Photoshop, Illustrator, entre outros – sendo popular, principalmente, entre Designers Gráficos.

Apesar de ter perdido certo espaço para o Linux, nos últimos tempos, ainda é o líder entre esses profissionais.

Desvantagens

Ao contrário do Windows, que pode ser utilizado em computadores de diferentes distribuidores, o macOS roda somente em equipamentos da sua fabricante, a Apple. Além disso, sua compatibilidade com hardwares periféricos é limitada.

Outro agravante, para os usuários brasileiros, é que o seu valor de compra no país costuma ser bem elevado, em relação às outras opções disponíveis.

Linux: Feito para todos

Inspirado no nome de seu criador, Linus Torvalds, um programador finlandês, o Linux é um sistema operacional totalmente gratuito e adaptável.

Seu código fonte possui licença GPL, dando liberdade para que qualquer pessoa possa baixá-lo e customizá-lo como preferir. Seu lançamento oficial aconteceu em 1991.

O Linux é um sistema operacional bastante maduro e de fácil uso para usuários domésticos, embora não seja tão popular, como os seus outros dois concorrentes, nas residências.

Por ser uma plataforma aberta, é bastante utilizado por desenvolvedores, programadores e empresas servindo como base para sistemas operacionais customizados.

O Google, por exemplo, utilizado o Linux como estrutura para os seus sistemas operacionais. Tanto o Android, quanto o Chrome OS são desenvolvidos com base nessa tecnologia. O Android, inclusive, se tornou o sistema operacional mais popular no segmento de mobile.

Para quem ele é o melhor sistema operacional

Desenvolvedores e Programadores.

Vantagens

É uma plataforma aberta, gratuita e ideal para construir sistemas operacionais personalizados.

Desvantagens

Para os usuários domésticos, ele não é o melhor sistema operacional. O Linux não possui muitos recursos, sendo indicado apenas para navegar pela internet e trabalhar com edição de textos.

Assim como o macOS, sua compatibilidade com hardwares periféricos é limitada também. Além disso, ele não executa algumas aplicações populares como o iTunes ou Photoshop.

Compartilhe no: