Assistência técnica de informática: como escolher a melhor

Assistência técnica de informática: como escolher a melhor

assistencia tecnica

Se você trabalha com tecnologia, ou mais, se depende dela para que seu negócio funcione, precisa de uma assistência técnica de informática de qualidade e que esteja sempre pronta para atender você.

Isso porque toda máquina está sujeita a uma série de problemas que, por menores que sejam, podem causar aquele prejuízo. Imagine perder todos os dados importantes da sua empresa por um defeito no computador?

O ideal é não dar chance para o azar e prevenir-se com a ajuda de quem entende do assunto.

Escolher uma boa assistência técnica para cuidar do seu computador pode ser uma missão bem complicada, uma vez que envolve uma série de cuidados que vão fazer toda a diferença naqueles momentos em que você precisar, com urgência, desse tipo de suporte.

Afinal, como saber qual é a melhor equipe disponível no mercado? Como selecionar os melhores profissionais para essa função? E o que você deve avaliar para saber se realmente fez a escolha certa?

Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas dicas muito úteis para que saiba mais sobre esse assunto e faça uma escolha consciente.

Na hora de selecionar uma empresa de assistência técnica de informática, você precisa ter certeza de que tomou a decisão correta.

Confira!

O que uma assistência técnica de informática oferece?

A assistência técnica de informática é muito importante para qualquer empresa, principalmente para aquelas que não têm a tecnologia como atividade principal, mas que precisam dela em sua rotina produtiva.

A equipe responsável por cuidar desse setor se compromete a monitorar as condições de infraestrutura de TI da empresa no cotidiano e também a estar presente nas situações em que for necessário.

Algumas das responsabilidades da assistência técnica de informática que podemos citar são:

  • diagnóstico e solução de problemas técnicos;
  • auxílio na instalação e na configuração de novos equipamentos, como computadores e periféricos (impressora, teclado, mouse);
  • formatação e reinstalação do sistema operacional;
  • correção de lentidão e travamentos;
  • indicação para atualizações e substituição de peças;
  • otimização de desempenho;
  • remoção de vírus e spywares;
  • configuração de roteador.

Como escolher uma assistência técnica de informática?

Para muitas pessoas, ter que consertar um computador é um verdadeiro dilema.

Isso acontece porque, para quem não entende muito de tecnologia, é meio complicado saber a quem confiar esse trabalho, não é mesmo?

Agora, para uma empresa, o cuidado deve ser ainda maior, pois confiar na equipe errada pode causar grandes prejuízos financeiros!

Por isso, fique atento a essas dicas para fazer a escolha certa!

Escolha uma empresa especializada

Atualmente, com o segmento de tecnologia evoluindo e tendo cada vez mais demanda, opções de mão de obra também não faltam.

Essa dica pode até parecer meio óbvia, mas muita gente acaba deixando de investir em um serviço com mais confiabilidade simplesmente por achar que pode gastar menos ainda que com profissionais não tão qualificados ou por pensar que outros tipos de assistência também podem atender a esse setor.

O melhor é pesquisar bastante e optar por uma empresa com boa reputação na área de assistência técnica em informática e que vai entender as particularidades das suas necessidades.

Da mesma forma, certifique-se de que a empresa é autorizada a executar aquele serviço e, portanto, está de acordo com as normas de funcionamento necessárias.

Faça uma pesquisa de preço

Desconfie de empresas que cobram muito barato. Nem sempre aquele preço aparentemente maravilhoso vai oferecer o serviço que você deseja.

Pesquise quais os serviços que são oferecidos e o prazo para execução das tarefas, de forma a identificar a que tenha o melhor custo-benefício.

Avalie o cuidado com os equipamentos das empresas prestadoras do serviço.

Procure conhecer o tipo de trabalho que as empresas em potencial valorizam.

Busque saber se elas priorizam evitar problemas no sistema ou corrigir problemas que já existem.

As empresas que trabalham com a manutenção dos equipamentos são muito mais efetivas.

Mas o que isso quer dizer?

Essas empresas de assistência técnica de informática atuam de forma a monitorar para que nenhuma falha surja e, se houverem sinais de que algo pode estar errado, já entram em ação, sendo muito mais confiáveis.

Isso porque prevenir custa muito mais barato do que reparar. Muitas vezes, os reparos podem significar substituição de componentes, o que acarreta um investimento muito maior.

Então fique atento para uma assistência que possa auxiliar você a evitar esse tipo de gasto.

Priorize a agilidade

O terror de quem passa por algum imprevisto com computador é ter que ficar horas esperando a assistência técnica de informática.

Por isso, considere esse um fator-chave na hora de escolher quem vai trabalhar com você. É necessário que o prazo para atendimento ao chamado seja o menor possível e que seja cumprido de acordo com o que for estabelecido previamente.

Se a sua empresa depende de recursos tecnológicos para funcionar, imagine atrasar prazos de processos produtivos por causa de um técnico que não chega nunca? Você não vai querer isso né?

Valorize a comunicação

O diálogo é mais do que necessário para que as exigências de ambas as partes possam ser esclarecidas e para que todos tenham satisfação quando fizerem um acordo.

Pensando assim, esteja seguro de que a equipe de assistência técnica de informática saiba ouvir o que você espera como serviço, do que precisa e também o que não quer.

Além disso, é preciso que, do outro lado, também tenham informações nas quais você possa se basear para entender a dinâmica do serviço que será prestado, além de sugestões de desempenho e melhorias que possam agregar valor à sua produtividade.

Exija a segurança de dados

Com os ataques cibernéticos, as empresas visam preservar, ao máximo, as informações que registram em seus computadores.

Muitas vezes são dados confidenciais de funcionários e clientes que estão em jogo, portanto, certifique-se de escolher uma assistência confiável que, além de barrar ataques de terceiros, também não se aproveita de informações de forma indevida.

Essas foram algumas dicas importantes para você que está pensando em contratar uma assistência técnica de informática de qualidade.

Visite nosso site para conhecer também as vantagens da consultoria de TI.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *