Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Consultoria de TI – tudo o que você precisa saber antes de contratar!

Consultoria de TI, tudo o que você precisa sabes antes de contratar!

Como empresário, você ainda fica em dúvida sobre o real papel da consultoria de TI? O trabalho dela vai muito além de solucionar os problemas diários de seus colaboradores.

A consultoria de TI auxiliará na montagem da estrutura de tecnologia, a estabelecer processos e investir em novos projetos. Tudo isso para que sua empresa possa se destacar e crescer cada vez mais.

Neste artigo, entenda melhor o papel que a consultoria de TI tem para o seu negócio e como ela pode vai ajudar no seu desenvolvimento.

O papel da consultoria de TI

Vamos a uma questão simples: O que você espera no momento em que contrata um consultor?

Independente de qual área da empresa receberá a consultoria. De forma bem resumida, o principal objetivo é que esse profissional seja capaz de identificar os pontos fortes e fracos do setor, propondo ações que ajudem a fortalecer a área em questão.

A Consultoria de TI pode servir de apoio no planejamento da área de TI de uma empresa, assim como ser a grande responsável. Tudo dependerá das necessidades do negócio.

Também conhecida como Outsourcing, ela é acionada quando a terceirização de atividades estratégicas se faz necessária.

Uma empresa pode contratar os serviços da consultoria para, por exemplo, trabalhar na implementação de projetos específicos. Ela colaborará na tomada de decisões, execução das ações, controle das tarefas e acompanhamento dos profissionais envolvidos no projeto.

Banner terceirzação

Para as PMEs, a consultoria de TI costuma ser uma boa opção, por disponibilizar profissionais qualificados parcialmente para suas necessidades. Isso acaba tendo um bom custo-benefício em relação a contratação. A consultoria de TI trabalhará em atividades como:

  • Detecção de anormalidades;
  • Deficiências de processos;
  • Prevenção de falhas nos recursos de segurança da empresa;
  • Identificar oportunidades para melhorar a performance da área;
  • Construção de planejamento de projetos;
  • Contratação de profissionais para trabalhar em atividades operacionais;
  • Execução e documentação de testes;
  • Distribuição do produto final;
  • Melhorias contínuas dos projetos.

Como a consultoria de TI evitará problemas em meu negócio?

O planejamento e o acompanhamento dos atividades na área de TI são essenciais. Desta maneira, podem ser desenvolvidas ações preventivas, que garantam mais segurança para a organização.

Dados primordiais para o seu negócio estão armazenados na rede de computadores. Portanto, é de suma importância acompanhar de perto a rotina da sua área de TI. Desta maneira, você pode evitar que problemas graves interrompam suas atividades. A consultoria de TI é quem ajudará sua empresa nessa missão.

Além disso, contar com o apoio de uma consultoria , é ter um braço direito para trabalhar a inovação em seu negócio. Uma empresa especializada e dedicada unicamente à tecnologia trará insights e soluções que podem passar desapercebidas pela sua equipe.

Essa é também uma maneira de ter acesso a profissionais qualificados e experientes. Especialista que, para contratação direta, podem não estar dentro das condições financeiras de um pequeno negócio.

A consultoria de TI pode poupar sua empresa de mutas dores de cabeça. Confira como ela pode evitar problemas, que são capaz de parar o seu negócio.

Preparando a sua rede contra vírus

Os vírus ainda são um dos principais problemas enfrentados no ambiente corporativo – e fora dele também. Existem diversos tipos de softwares mal-intencionados, com as mais variadas funções.

Os malwares podem ser criados para sequestrar dados, executar comandos sem autorização do usuário, exibir propagandas, entre outras coisas.

É papel da consultoria de TI avaliar a opção mais adequada de antivírus para as necessidades da empresa. Ela executará sua instalação ou troca, caso outra alternativa já esteja sendo usada. Além das varreduras diárias, realizadas automaticamente pelo próprio programa, a consultoria de TI deve fazer uma verificação periódica.

Assim, será possível conferir se não há nenhuma suspeita que exija medidas. Essa averiguação deve ocorrer pelo menos uma vez por mês.

Migrando seus dados para a nuvem

Manter uma central de servidores própria demanda recursos, dinheiro e muito tempo. No caso dos pequenos e médios negócios, é praticamente inviável trabalhar nesse modelo devido a carga adicional de trabalho exigida.

A computação em nuvem surgiu como uma alternativa que torna todo esse processo muito mais simples. Nela é possível utilizar o Data Center de uma empresa especializada em oferecer esse tipo de serviço. Os exemplos mais famosos são do Google, Amazon e Microsoft.

Utilizando a nuvem, as informações da sua empresa estarão armazenadas em segurança, podendo ser acessadas a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

O pagamento do serviço é realizado de acordo com a demanda, ou seja, você pagará apenas pelo espaço que a sua empresa deseja utilizar. Desta maneira, eliminam-se os custos com estrutura, troca de componentes e espaço. Além do risco de se perder arquivos importantes, já que eles são transferidos automaticamente para a conta da empresa.

Todo o desenvolvimento do projeto poderá ser executado por uma consultoria de TI de confiança. Ela deverá fazer a escolha do serviço com o melhor custo-benefício, a migração dos arquivos e até ensinar o time da empresa sobre o novo sistema de armazenagem.

Instalando um Firewall em sua rede

Outro fator que fortalecerá a segurança da sua empresa é o Firewall.

Esse recurso funciona como uma barreira entre os computadores da sua companhia e a internet. Ele permite apenas o tráfego de informações autorizadas em sua rede.

Sua instalação exige precaução e deve ser realizada por um técnico experiente. De qualquer forma, o processo fará toda a diferença em seu negócio. A proteção contra invasões será redobrada, reduzindo o risco de invasões ou até mesmo de fraude de dados.

Estabelecendo uma rotina de back-ups

Independente da escolha da sua empresa, seja de utilizar um servidor próprio ou em nuvem, é preciso que seja estabelecida uma rotina de backups, para assegurar a integridade do seu histórico de informações.

Imagine o caso de uma agência de comunicação, que produza diversas artes para seus clientes por dia. Caso ela não faça back-ups periódicos de seus arquivos e o seu sistema de armazenamento apresente algum problema, ela poderá perder integral ou parcialmente tudo o que já foi criado.

Em situações como essa, refazer o trabalho pode ter um custo ainda maior. Em parceria com a sua consultoria, defina o hábito de realizar backups diários ou de acordo com a necessidade do seu negócio.

Fortalecendo suas senhas

Uma empresa depende de muitas senhas para o seu funcionamento: sistemas, bancos, redes sociais, intranet, e por aí a lista continua.

Decorar senhas diferentes para cada função é realmente um desafio. Como consequência, acabamos armazenando-as automaticamente ou utilizando a mesma senha em sites e sistemas diferentes.

Além disso, não desenvolvemos o hábito de trocar nossos logins periodicamente. Todos esses fatores dão margem para a ação de variados tipos de vírus.

O trabalho de uma consultoria será de grande utilidade para fortalecer as senhas da organização. Ela também poderá incentivar os usuários a trocá-las a cada três meses, como recomendam as melhores práticas de TI.

Uma outra ação aconselhada, é a instalação de um gerenciador de senhas. Esse programa cria, aleatoriamente, senhas seguras, armazenando-as em uma única conta para a empresa. Vale a pena investir nessa ação!

Leia também: Infraestrutura e Suporte Técnico de TI nas pequenas empresas

Ganhe tempo com a consultoria de TI

Entre as 15 milhões de PMEs registradas no Brasil, mais de 60% não possuem uma área de TI. Geralmente, as empresas acabam optando por soluções pouco profissionais, ou, até mesmo, tentam solucionar os problemas por conta própria.

Estes fatores causam perda de tempo e, consequentemente, dinheiro. Afinal, existem inúmeros casos de usuários que ao tentar resolver um problema, sobre o qual não tinham conhecimento suficiente, acabaram agravando a situação.

Para evitar situações assim, a consultoria em TI é muito importante. Veja como ela pode ajudar a sua empresa a ganhar mais tempo.

Fique livre para se dedicar ao seu Core Business

Problemas de TI não só impossibilitam as pessoas de executarem suas atividades diárias, mas também faz com que elas percam tempo tentando resolvê-los.

Um médico deve se dedicar a atender seus pacientes, assim como uma agência de publicidade a desenvolver boas ações de comunicação para seus clientes e uma franquia de fast-food a oferecer refeições rápidas.

As tarefas de TI não devem tirar o foco das atividades principais das empresas. Por essa razão, é tão importante contar com uma consultoria em TI, dedicada para sua área de tecnologia.

A consultoria em TI garante soluções mais rápidas

Como citado acima, um problema simples pode acabar tomando proporções muito maiores, quando for “solucionado” por alguém que não tenha o conhecimento necessário.

É importante buscar por um profissional que realmente seja apto, certificado e tenha experiência para trabalhar com informática. Um especialista em TI levará menos tempo para encontrar as causas e solucionar os seus problemas com tecnologia.

Contrate os serviços de uma consultoria que tenha profissionais qualificados. Desta maneira, você poderá ficar tranquilo, sem ter que se preocupar com mais uma tarefa, entre tantas outras que já estão na sua lista de afazeres diários.

Projetos sob medida e versatilidade

Outro ponto que torna as consultorias tão atrativas é a possibilidade de fazer projetos sob medida para sua empresa. Ao contratá-las, elas podem executar apenas uma parte específica da sua operação.

Trabalhar com um parceiro terceirizado também facilita a realização de testes e a implantação de mudanças na estrutura da área de TI. Internamente, estas ações demandariam mais tempo e dinheiro.

É importante reforçar a importância de se definir as métricas que vão medir os resultados da consultoria. Algumas delas são: Tempo gasto nos atendimentos, número de atendimentos realizados e ações preventivas realizadas.

Aproveite para refletir sobre estes pontos e avaliar quais fazem sentido para o seu negócio. Com opções mais flexíveis, que se adaptam às necessidades da sua empresa, utilizar os serviços de uma consultoria em TI pode fazer toda diferença e ajudar a otimizar o tempo da sua equipe.

Os benefícios da consultoria de TI

Levando todos esses fatores em consideração, a consultoria de TI pode sim ajudar a aumentar os rendimentos do negócio. Isso se dá através de ações como:

  • Economia em contratações;
  • Prevenção de problemas de tecnologia;
  • Maior autonomia na área de tecnologia;
  • Agilidade nas soluções dos problemas de TI.

Consultoria de TI precisa mostrar resultados

Nádia Mocellin, que gerencia os restaurantes da rede Caldo & Cia em Uberlândia/MG, obteve resultados positivos com a Consultoria de TI. A gerente conta que, antes de utilizar os serviços de consultoria em TI da NetSupport, o estabelecimento sofria com muitos problemas em seu sistema, com a conexão de internet, e, principalmente, com vírus nos computadores.

Após alguns meses de parceria estabelecida, os resultados já são visíveis. “Fizemos uma varredura nos computadores para eliminar os vírus e aumentar a sua velocidade. Caso um de nossos computadores apresente algum problema, hoje temos outro preparado para a substituição”, diz Nádia.

Uma consultoria de TI confiável com certeza irá ajudar a diminuir os problemas de informática da sua empresa, além de torná-la mais segura. Investindo em ações preventivas, você pode minimizar os riscos de problemas para o seu negócio.

Mesmo que você tenha uma equipe de TI interna, é válido discutir se essas ações já estão sendo desenvolvidas. Caso contrário, organize um plano para implementá-las.

As diferenças entre a Consultoria de TI e o Suporte técnico de TI

Enquanto a consultoria tem um papel muito mais estratégico nas atividades de uma empresa, o suporte técnico de TI é o responsável por “colocar a mão na massa”. É ele quem deverá cuidar da execução das tarefas operacionais de TI para a empresa ou projeto específico.

O suporte técnico de TI deve priorizar questões técnicas momentâneas, como uma queda na conexão com a internet, por exemplo. Em resumo, o suporte técnico de TI é acionado sempre que um problema surge.

Mas, não é por que essa é uma área não estratégica que ela deve ser colocada de lado. O suporte técnico de TI é de suma importância para as empresas.

Imagine se o seu computador sofrer uma pane repentina e você não tiver um bom técnico para atendê-lo? Por isso, na hora de contratar um suporte técnico de TI é preciso optar por profissionais experientes e confiáveis.

Consultoria de TI e Suporte técnico de TI trabalhando juntos

Agora que a função de cada uma dessas especialidades ficou esclarecida, vamos partir para o próximo ponto. Percebe como a consultoria e o suporte técnico de TI são dependentes?

Enquanto um cuida da estratégia, o outro é responsável pela operação. Em um cenário comum, a consultoria pode assumir o planejamento e a demanda de atividades, enquanto o suporte técnico fica à frente da execução. A cooperação entre ambos é essencial, para que a área de TI da empresa funcione com 100% de sua capacidade.

No entanto, se o seu negócio ainda possui um orçamento enxuto, priorize o suporte técnico de TI. Esse não é o método mais indicado para promover a inovação dentro de uma empresa. Porém, é a forma mais efetiva de solucionar os problemas de TI que surgirem.

Banner terceirzação

Dica extra: Ao contratar uma consultoria de TI, procure saber qual é o seu modelo de trabalho. Dê preferência para aquelas que trabalhem com a metodologia ITIL. Desta forma, sua empresa terá acesso às melhores práticas de TI do mercado.