Manutenção de computadores: Previna problemas de TI na sua empresa

Manutenção de computadores: Previna problemas de TI na sua empresa

Blog NetSupport 06-07-2018 manutenção de computadores

Manutenção de computadores, geralmente, não é algo com o qual nos preocupamos, ela simplesmente acontece.

São raros os casos de usuários e empresas que tomam o cuidado de aderir a medidas preventivas – que são muito importantes – para evitar esse momento.

Na correria é compreensível que esse assunto seja deixado para depois. Porém, você sentirá a dor de ter evitado ele, quando for pego desprevenido.

Então, é hora de refletir sobre a importância da manutenção de computadores, para evitar que a sua empresa venha a parar.

Quando fazer a manutenção de computadores? Não é bem assim…

Quem já acompanha os nossos textos, sabe que sempre batemos em uma tecla: prevenir é muito melhor do que remediar.

A TI dentro de uma empresa jamais deve trabalhar apenas para apagar incêndios. O seu papel deve ser de preveni-los.

Afinal, o usuário não pode perder nem um dia e nem uma hora de trabalho, por conta de um computador que apresentou problemas.

Portanto, a questão aqui não é quando fazer a manutenção de computadores, mas sim o que fazer para evitar e prever a sua necessidade. 

Sendo assim, podemos listar uma série de cuidados que você precisa tomar na TI da sua empresa. Entre eles:

  • Utilização de uma metodologia de TI, para gerenciar as atividades da área;
  • Treinamento de colaboradores sobre a correta utilização dos equipamentos;
  • Monitoramento constante de redes, computadores e ameaças que podem afetar a empresa;
  • Tempo de vida dos equipamentos e o histórico de problemas já apresentados.

Todos esses fatores influenciam na saúde de sua estrutura de TI. Ou seja, acompanhá-los evitará problemas graves em seu negócio.

Planeje a sua necessidade de suporte de TI

Outro passo importante, é ter ideia do número de vezes que você precisará utilizar o suporte de TI.

Por isso, levando em consideração o ambiente da sua empresa, faça um cálculo médio do número vezes que você aciona sua equipe de suporte.

Essa é uma informação que pode variar, de acordo com o segmento da empresa. Sendo assim, é necessário analisar caso a caso.

Por exemplo, um call center é um ambiente que exige muito de seus computadores.

Isso porque eles precisam ficar ligados constantemente e são utilizados de maneira ininterrupta.

Em um ambiente como esse, o número de chamados por usuário pode variar de 1 a 1,3 ao mês.

Todavia, se for uma pequena ou média empresa, esse quadro já muda bastante.

Em um escritório de uma PME, os computadores são utilizados de forma menos intensa e com intervalos.

Eles são desligados quando se encerra o expediente e aos finais de semana. Basicamente, eles também têm um tempinho de descanso.

Além do mais, os próprios programas executados em empresas do tipo, exigem bem menos da capacidade do computador.

Ou seja, nas PMEs o número de chamados por usuários já cai para entre 0,6 e 1 ao mês.

Com base nessas informações, agora você pode verificar qual é a média do seu negócio.

Para tanto, divida a quantidade de chamados de suporte de TI, que você costuma solicitar por mês, pelo número de colaboradores.

Desta forma, você saberá quantas vezes a sua empresa precisará do serviço de manutenção de computadores.

As soluções remotas podem lhe ajudar muito mais rápido

Atualmente, os dispositivos disponíveis no mercado são muito melhores e mais evoluídos que que já foram um dia.

Ou seja, esses equipamentos costumam apresentar menos problemas do que os seus antecessores.

Além disso, muitas vezes o próprio usuário é capaz de solucionar o problema. Seja por conta própria ou sob orientação de um técnico.

Portanto, contar com uma equipe de suporte de TI para atendimento presencial, dentro da empresa, já não vale tão mais a pena.

Muito provavelmente, os profissionais ficarão ociosos a maior parte do tempo.

Desta forma, sua empresa acabará desperdiçando recursos financeiros, devido a baixa produtividade dessa equipe.

Apenas para que você tenha uma ideia, 80% das demandas de service desk (atendimento presencial) é referente a questões simples, como uma troca de senha, por exemplo.

Utilizando serviços remotos, é possível solucionar problemas como esses de forma muito simples e rápida.

E o melhor de tudo: reduzindo os custos com equipe.

Além do mais, se você deseja conseguir otimizar os seus processos e economizar, ao mesmo tempo, vale a pena terceirizar o suporte de ti.

Aliás, a contratação de técnicos, para a manutenção de computadores, costuma ser designada a parceiros na maioria das empresas.

O que pode ser resolvido de forma remota e presencial?

De fato, soluções remotas são mais vantajosas e econômicas para o negócio.

Entretanto, não são todos os chamados que podem ser solucionados a distância.

Isso porque a forma como o atendimento será resolvido depende do tipo de problema do dispositivo. Confira alguns exemplos abaixo.

Podem ser resolvidos de forma remota problemas como:

  • Troca de senhas;
  • Configuração e instalação de softwares;
  • Restauração de computador;
  • Verificação de vírus;
  • Backup;
  • Limpeza de arquivos;
  • Configuração de cliente de e-mail (Outlook ou Mail);
  • Configuração de serviços em nuvem.

Podem ser resolvidos de forma presença problemas como:

  • Formatação de computador;
  • Troca de componentes;
  • Limpeza de hardware;
  • Restauração da conexão com a internet;
  • Problemas com periféricos (impressoras, roteador, teclado, etc.);
  • Configuração de rede Wi-Fi;
  • Configuração de rede de computadores;
  • Montagem de servidores.

Além disso, lembre-se que você precisa de uma conexão com a internet, para poder solicitar um atendimento remoto.

Ou seja, caso o seu problema tenha ocasionada a queda da conexão ou você ainda não tenha contratado a banda larga, obrigatoriamente, o seu atendimento será presencial.

Quanto custa a manutenção de computadores?

Agora, você deve estar se perguntando qual é o valor médio para esse tipo serviço.

Por isso, fizemos um estudo sobre algumas soluções para a manutenção de computadores.

Analisamos os valores das principais opções de serviço, de cada uma das empresas, para obter a média do mercado.

Assim, você saberá se está pagando um preço justo pela solução que pretende contratar.

Então, vamos direto ao ponto…

Quanto aos chamados remotos, constatamos que o valor médio para eles é aproximadamente de R$ 65,00.

Por outro lado, os chamados presenciais saem por cerca de R$ 211,25 e compreendem, mais ou menos, duas horas de disponibilidade do técnico.

Faça manutenção de computadores com especialistas

Quando o assunto é manutenção de computadores, procurar um especialista nesse assunto é fundamental para evitar problemas futuros.

Somente um profissional é capaz de reparar a sua máquina, seguindo as melhores práticas de TI.

Portanto, não esqueça de buscar por uma empresa de suporte de TI de confiança, que seja, realmente, capaz de atendê-lo da melhor maneira.

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