Gêmeo Digital: entenda como ele pode mudar o futuro da indústria

Gêmeo Digital: entenda como ele pode mudar o futuro da indústria

Gêmeo Digital

Você já ouviu falar do conceito de Gêmeo Digital? Esta ferramenta é mais um fruto dos avanços tecnológicos e pode mudar toda a produção industrial.

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso faz com que a indústria busque novas formas de evitar erros.

Para isso, é necessário ter total controle da produção e dos produtos a fim de garantir a qualidade e produtividade dos processos. É nesse contexto que surge o Gêmeo Digital.

Nas últimas décadas, vivenciamos uma verdadeira transformação tecnológica das empresas, das formas de produção e até mesmo da própria sociedade. 

A maneira como nos comunicamos, arquivamos dados, trocamos informações, tudo isso já é bem diferente e é resultado dessas mudanças tecnológicas.

Quer saber tudo sobre o conceito de Gêmeo Digital? Continue lendo, pois organizamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essa forte tendência para 2019!

O que é Gêmeo Digital?

O Gêmeo Digital é uma ferramenta que permite misturar real e virtual. 

Simplificando, ele gera uma versão virtual de toda a estrutura de produção de uma indústria através de uma interface que garante uma melhor visualização, permitindo, inclusive, fazer previsões futuras.

Mas como assim?

Nesse modelo, todas as fases da produção de um produto são exibidas em um computador. Através desse software, é possível otimizar processos e fazer as projeções para o futuro da fabricação.

O Gêmeo Digital é parte da era tecnológica advinda da Internet das Coisas. Ele funciona através de sensores inteligentes que coletam dados e analisam todo o volume de informações que circula dentro da indústria, utilizando-os para melhorar os resultados.

O Gêmeo Digital, dessa forma, é um grande aliado das indústrias, pois permite produzir sem falhas. 

Mais do que isso, ele ainda ajuda as equipes de Desenvolvimento e de Suporte ao passo que torna o compartilhamento de informações mais prático e acessível, mesmo entre grandes distâncias.

Quais os benefícios do Gêmeo Digital?

Realizar novos investimentos dentro de grandes empresas é sempre um sinônimo de desafio. 

Isso porque envolve não só investimento em dinheiro, mas também uma série de outros requisitos, como energia, disposição e agilidade para implementar as mudanças com as menores possibilidades de problemas possível. 

Os desafios, é claro, sempre vão existir, principalmente com a tecnologia evoluindo tanto e ficando mais complexa. 

O lado bom de tudo isso é que, da mesma forma, surgem opções de ferramentas que se propõem a amenizar os desafios e tornar tudo um pouco mais fácil.

É aí que o Gêmeo Digital se encaixa. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de aderir a essa novidade!

Redução de custos

Os programas de computador que fazem simulações da realidade são capazes de identificar mudanças que tornam os processos mais eficientes, o que, logicamente, reduz custos da produção.

Isso porque você não terá gastos ao testar diferentes matérias-primas, por exemplo, pois poderá fazer simulações virtuais que oferecerão resultados concretos.

Prevenção e correção

O Gêmeo Digital auxilia na detecção de erros e perdas reais, prevenção que é essencial para qualquer empresa. Isso tanto para problemas já existentes quanto possíveis danos futuros.

Essa tarefa pode ser realizada de maneira rápida e confiável, o que agiliza o alcance de resultados.

Novos produtos

O desenvolvimento de novos produtos costuma ser um processo demorado, pois envolve vários testes para identificar riscos e fazer correções.

Com o Gêmeo Digital e suas simulações, é possível realizar vários testes em um curto período de tempo e reorganizar as máquinas da fábrica de forma mais eficiente, garantindo uma grande oportunidade à liberdade de desenvolvimento e criação da empresa.

Capacidade de adaptação

O Gêmeo Virtual é uma versão computadorizada da produção, mas que considera todas as características e situações reais da empresa para operar.

Assim, mesmo que os testes sejam realizados virtualmente, eles estão ligados à realidade da empresa, levando em consideração as informações de clientes, de potenciais parceiros, de fornecedores e, claro, do mercado consumidor.

Menos desperdício

A produção industrial lida com grandes volumes de matéria-prima e produtos e, mesmo com os padrões estabelecidos que visam evitar desperdícios e garantir o máximo de produtividade, alguma coisa sempre acaba passando despercebida. 

O desafio de evitar o desperdício fica cada vez mais difícil de ser vencido, principalmente porque as demandas mudam e muitas vezes as empresas se apegam a padrões que já não atendem às necessidades atuais.

Nesse sentido, o Gêmeo Digital é um importante aliado, pois ele pode auxiliar constantemente nessas mudanças, remodelando as técnicas de produção de acordo com os novos modelos e necessidades. 

Ele pode ainda identificar qual a melhor estratégia a ser adotada para retomar os bons resultados e eliminar os desperdícios.

Vantagem competitiva

O Gêmeo Digital é uma proposta que agrega às máquinas da produção, visando ao máximo desempenho delas.

Uma das tendências futuras é de que os produtos sejam constantemente ligados a seu Gêmeo Digital durante seu ciclo de vida, o que trará mudanças inovadoras no que diz respeito ao atendimento ao cliente.

Isso, sem dúvida, será uma vantagem competitiva enorme. Além de uma melhor produtividade do mercado, será possível também oferecer atendimento mais rápido e eficiente.

Importância do profissional de TI 

O Gêmeo Digital é uma ferramenta que em si não oferece riscos. É um investimento que oferece o máximo de retorno, pois evita qualquer tipo de erro na produção e ainda possibilita agilidade na criação de novos produtos. 

Mas é importante que todo gestor saiba o tamanho da responsabilidade de fazer uso dessa estratégia. Isso porque ela é sinônimo de alta tecnologia e, se não for operada por pessoas com capacitação e conhecimento profundos nesta área, as coisas podem sair muito errado.

Portanto, é essencial que a indústria tenha uma base de dados sólida e completa, além de ser bem trabalhada a fim de manter as simulações o mais precisas e realistas possível.

O profissional de TI está apto a lidar com essa ferramenta, dentre outras que compõem o que hoje chamamos de Indústria 4.0.

Neste artigo, falamos sobre o Gêmeo Digital, um tema muito importante para as empresas hoje em dia e para os profissionais que pretendem atuar no ramo de TI. Quer saber como se capacitar? Confira nosso artigo sobre o curso de Segurança da Informação.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *