Saiba como se proteger para aproveitar a Black Friday com segurança!

Toda edição da Black Friday é pura apreensão. Afinal, esse é um momento muito esperado pelos consumidores, que aguardam para realizar compras com grandes descontos.
A data oficial da Black Friday, mundialmente, é a quarta sexta-feira de novembro. O evento teve origem nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças – o famoso Thanksgiving –, feriado tradicional norte-americano.

A Black Friday movimenta milhões tanto no comércio físico, quanto no comércio eletrônico. Porém, no ambiente digital, é importante se manter atento, pois ela pode trazer sérios perigos para o seu computador.

Por isso, preparamos esse artigo especial, em parceria com os técnicos da nossa comunidade, contando como você pode se prevenir, para poder aproveitar os melhores descontos.

Esse post contou com o apoio dos Supporters, Stanley Nunes (Consultor de TI) e Gustavo Souza (Especialista em Redes e Cibersegurança), para ser escrito.

Os perigos da Black Friday

Esse é um momento importante para o e-commerce, e a internet já está cheia de “ofertas imperdíveis”.

Contudo, essa busca incansável pelo melhor desconto, pode ser a oportunidade que os hackers estavam aguardando, para se aproveitar de usuários despreparados.

Por exemplo, uma pesquisa feita em parceria pelo Google e a Universidade da Califórnia revelou que o Brasil é o país que mais sofre com roubo de senhas por vírus. Entre os casos analisados, 18,3% eram de origem brasileira.

E existe data mais propícia para ciberataques do que a Black Friday? Afinal, são milhões de usuários prontos para realizar as suas compras. E você pode ser um deles!

O roubo de dados, como senhas, através de sites clonados – técnica conhecida como phishing – é apenas uma das possibilidade. Os malwares podem ainda invadir computadores, inverter comandos e até mesmo sequestrar dados do usuário.

Depois de ter conhecimento sobre essas informações, você vai querer estar protegido para essa Black Friday, certo?

Para que você e o seu computador não sofram com os malwares e vírus, preste atenção em nossas dicas especiais.

Informações valiosas podem ser roubadas durante a Black Friday

Você faz ideia de qual é o tipo de informação que os hackers mais buscam? A resposta para essa pergunta é óbvia.

Em primeiro lugar, disparadamente, estão os dados bancários. Senhas para internet banking, número de cartões de crédito e débito se tornam o principal alvo em um período como a Black Friday.

Além deles, dados pessoais básicos como nome, CPF e RG também costumam estar no radar.

Para isso, os hackers utilizam vírus como Spyware, Phishing, Trojan e Root Kits. Sendo assim, é importante que usuários saibam quais são essas ameaças e como elas podem afetá-los.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Tudo o que você sempre quis saber sobre antivírus

As ameaças mais comuns durante a Black Friday

Na hora de falar das situações que podem acontecer durante o Black Friday, a clonagem de páginas é, disparadamente, a principal delas.

Os sites falsos possuem o endereço e a aparência muito semelhantes ao do e-commerce real, são pequenos detalhes que os diferenciam da versão original. O seu propósito é obter acesso a informações relevantes, como os dados bancários que citamos acima.

Para isso, o usuário é redirecionado para as páginas duplicadas, que, por sua vez, estão infectadas com vírus. Lá, ele realiza ações, como se estivesse, realmente, comprando em uma loja virtual de sua confiança.

Quando a intenção não é “pescar” os dados, essas páginas podem também instalar Root Kits na máquina da vítima.

Desta maneira, é possível manter o controle do computador para o uso de Botnets no futuro. As Botnets são redes de computadores infectadas, que colaboram para a transmissão de vírus para outras máquinas.

Elas realizam ataques de DDoS – sigla para Distributed Denial of Service, que em português seria algo como Negação de Serviços Web – que acontecem quando um computador mestre coordena ataques através de vários computadores zumbis.

Caso você sofra um ataque, a sua máquina pode acabar entre um exército de computadores zumbis.

Outros riscos são os Spywares, que monitoram as atividades do usuário no computador. Esse tipo de malware pode, por exemplo, acompanhar as teclas que estão sendo digitadas, para captar a senha do banco e demais serviços.

Por último, há também o Trojan, uma aplicação que trabalha para enviar seus dados para os computadores dos hackers.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Aprenda como evitar ataques virtuais na sua empresa

Como comprar de forma segura durante a Black Friday?

Primeiramente, uma forma simples de driblar esses ataques, é acessar as lojas virtuais digitando o seu endereço direto na barra de navegação.

Enfim, se você estiver inseguro com links, anúncios ou banners, que não pareçam confiáveis, não clique! Digite o endereço do site em questão na barra de navegação e confira se as ofertas são reais.

Além disso, se o e-commerce parecer suspeito, tente entrar com o seu usuário utilizando uma senha incorreta. Se o login for realizado sem problemas, é por que trata-se de uma página clonada. Faça esse teste antes de informar dados financeiros, como o seu cartão de crédito.

Observe também se a página possui o certificado de segurança ‘https’ do Google, que reconhece páginas confiáveis. Você pode identificá-lo através do símbolo de cadeado, como o da imagem abaixo.

 _68_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2017/11/proteger-computador-black-friday-print-submarino.png

Por fim, caso note excesso de propagandas absurdas no site, o melhor a se fazer é abandonar a página.

Como aproveitar a Black Friday sem preocupações?

Em suma, para poder aproveitar as ofertar certas e comprar com segurança, é importante que você tome os seguintes cuidados em seu computador.

  • Tenha um antivírus confiável, programado para fazer varreduras periodicamente em sua máquina;
  • instale programas e extensões bloqueadoras de propaganda em seu navegador, mais conhecidas como AdBlocks;
  • Consulte também um verificador de links, capaz de identificar qualquer ameaça oculta. O URL Void é uma excelente opção.

Você pode acionar um especialista em TI para realizar a instalação dos programas e aplicações necessários, para manter o seu computador seguro.

Essa é a maneira mais rápida e eficaz de evitar problemas em seu computador. A NetSupport possui a solução que você precisa, nesse quesito. Fale conosco!