Dicas para melhorar o desempenho do seu computador em 2017

O mês de dezembro é o momento ideal de se avaliar e planejar para os desafios do próximo ano. É comum que as pessoas aproveitem esse período para se reorganizar tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Que tal aproveitar e estender essa organização também para o seu computador?
Simples atitudes podem ajudar a dar mais rapidez para sua máquina, além de garantir maior segurança durante sua utilização. Algumas, inclusive, podem ser executadas pelo próprio usuário. Confira exemplos de ações que ajudam a “limpar” o seu computador, para que ele trabalhe ainda melhor por você.

Limpar arquivos temporários

Todos os programas, quando são iniciados, costumam criar arquivos temporários, para auxiliá-los durante sua execução. Esses arquivos permanecem na máquina mesmo quando o software é finalizado, e, como qualquer outro, ocupam espaço no HD.

Por isso, é recomendável excluir os arquivos temporários periodicamente, para liberar o espaço de armazenamento. Essa é uma tarefa simples, que pode ser realizada pelo próprio usuário. No caso do Windows 10, por exemplo, basta acompanhar os seguintes passos:

  1. Abra o menu Iniciar (botão no canto inferior esquerdo) e clique em Configurações (ícone de engrenagem);
  2. Em Configurações, busque pela opção Armazenamento na lista do lado esquerdo da tela;
  3. Em Armazenamento, clique em Meu Computador, que deve ser a primeira opção;
  4. Em Meu Computador, localize a opção Arquivos Temporários e clique;
  5. Ao abrir a opção Arquivos Temporários, basta marcar as alternativas Arquivos Temporários, Pasta Downloads e Esvaziar Lixeira, confirmando a ação ao clicar no botão Remover Arquivos.

Feito isso, o seu computador estará limpo dos arquivos temporários, que não possuem mais utilidade.

Transferir arquivos para a nuvem

Caso ainda não faça uso de um serviço em nuvem, invista nessa tecnologia. Essa é uma excelente forma de não precisar mais se preocupar com o armazenamento físico de seus arquivos. Além disso, o clounding também proporciona acesso aos seus arquivos de qualquer dispositivo. Sua flexibilidade trará benefícios para todos os tipos de negócio.

Atualizar senhas

Manter senhas seguras é uma medida de proteção contra investidas de hackers e softwares maliciosos. As boas práticas de TI recomendam que as senhas dos usuários sejam trocadas a cada três meses.

Portanto, se você ainda não alterou suas senhas esse ano, considere fazer essa atualização para se proteger. Caso prefira, é possível reunir e armazenar todos os seus logins com o auxílio de um gerenciador de senhas. O 1password é uma boa opção.

Para aprender mais sobre como deixar suas senhas seguras, leia um artigo especial sobre o tema.

Desfragmentar o HD

O armazenamento de arquivos, na grande maioria dos computadores, ainda é feito em HDshard disk, em tradução livre, disco rígido. Como o armazenamento dentro dos HDs não segue uma ordem, conforme os arquivos vão sendo excluídos, lacunas vão se formando. Desta maneira, os novos documentos adicionados ao HD, serão salvos em algum desses espaços vazios.

Com o passar do tempo, quando um arquivo é acionado, o HD precisa buscar, aleatoriamente, em qual lacuna ele foi armazenado. Essa busca pelo arquivo em questão, é o que os usuários costumam interpretar como a lentidão em seus computadores.

Por isso, é recomendado que o HD seja desfragmentado de tempos em tempos. Esse processo reorganiza os arquivos em ordem, para que eles sejam localizados mais fácil e rapidamente.

Outra alternativa é trocar o seu HD por um SSD – do inglês, Solid State Drive. Por possuir uma estrutura diferente do HD, o SSD não é afetado por esse problema. O armazenamento nesse hardware é feito de maneira continua. Além disso, o SSD, ao contrário do HD, não sofre com impactos físicos, por isso, acaba sendo muito mais estável.

Atualizar Drivers

Para que funcionem da devida maneira, cada hardware de um computador possui um software que o auxilia em sua função. Esses softwares são chamados de drivers.

Logo, para que os hardwares possam ter um desempenho mais estável, é importante manter os seus drivers sempre atualizados.

Por isso, aproveite o momento para conferir qual é a situação dessas atualizações. Se necessário, providencie uma atualização de massa para os drivers do seu computador. Existem programas que podem auxiliar nessa tarefa, como Driver Booster, por exemplo.

Mantenha a atenção

Todas essas dicas ajudarão a melhorar o desempenho dos computadores e deixá-los mais rápidos. Caso o usuário não sinta diferença com essas ações, ainda é possível realizar uma restauração na máquina.

A restauração fará com que o sistema operacional volte as configurações de fábrica iniciais. Porém, ela manterá todos os arquivos salvos na máquina até então.

Observe sempre o comportamento de sua máquina. Ao menor sinal de qualquer instabilidade, busque sempre a opinião de sua equipe ou consultoria de TI. Com a ajuda deles, será possível fazer um diagnóstico mais preciso do seu computador.

Continue conectado em nosso blog, teremos conteúdos novos toda semana. Você também pode enviar suas dúvidas e sugestões de tema para o e-mail flavia@netsupport.com.br