Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

O impacto de investir em TI para o crescimento das PMES

O investimento em recursos de TI nas PMEs é um fator que contribui diretamente para o seu sucesso.

O papel do setor de TI jamais deve se limitar a resolver apenas problemas diários. Não cometa o erro de lembrar da sua área de TI somente quando perder sua conexão com a internet.

Os pequenos e médios negócios devem enxergar sua área de TI como um parceiro na inovação de seus processos. A tecnologia pode ajudá-lo a simplificar o seu trabalho e ainda tornar as PMEs muito mais lucrativas. Aproveite este artigo para refletir sobre o impacto que o investimento em tecnologia pode ter em seu negócio.

Banner terceirzação

Segurança em primeiro lugar

Aproximadamente 59% dos ataques cibernéticos, registrados no estado de São Paulo, têm como alvo principal a área financeira das empresas. Entre estes ataques, mais de 60% foram direcionados a negócios de pequeno e médio porte. Estes números são resultados de uma pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em 2015.

Levando estes dados em consideração, é possível compreender o quão importante a área de TI deve ser para as empresas. Jamais subestime as habilidades de hackers, vírus e o perigo de seus ataques.

Segundo o Gartner, um dos mais respeitados centros de pesquisa em TI, as organizações precisam otimizar seus investimentos em segurança. O ideal é que sejam aplicados de 4% a 7% do orçamento de TI exclusivamente nessa frente. Atualmente, o investimento costuma variar entre 1% e 13%. Essa grande diferença pode indicar falhas nas ações desenvolvidas pelas empresas. Por isso, é essencial buscar o apoio de profissionais capacitados, para gerenciar a área de TI do seu negócio.

Prevenir é mais importante que remediar                                   

É extremamente importante bater nessa tecla. Investir em tecnologia significa mapear o seu negócio, para prever os problemas antes que eles aconteçam. Solucionar os chamados de maneira pontual pode fazer com que o seu negócio continue perdendo rendimento. Por isso, é importante estabelecer um plano de ações, que trabalhe para minimizar a ocorrência de problemas de TI.

Não tenha medo de inovar                                           

Com equipes mais reduzidas e ausência de muitos processos – que costumam ser um empecilho para a inovação em grandes empresas – as PMEs estão livres para apostar em novas tecnologias.

A 10º edição da pesquisa “As PMEs que mais crescem no Brasil”, conduzida pela Deloitte, em parceria com a Revista Exame, revela esse potencial. O estudo, apontou que 65% das PMEs apostam em investimento constante em tecnologia, para promover a inovação em seus processos.

A facilidade de implantar e utilizar tecnologias emergentes torna-se uma vantagem competitiva para os pequenos negócios. Na inovação reside a oportunidade de oferecer serviços que se destacam da concorrência. Permaneça aberto às novidades do mercado.

Área de TI fortalecida x PMEs mais produtivas

Uma área de TI estruturada não ajudará o seu negócio a economizar apenas financeiramente. Quando os recursos tecnológicos funcionam em sua total capacidade, a economia e otimização do tempo será outro grande diferencial. Além disso, investir em TI ajudará a própria área a se desenvolver e utilizar melhor os recursos disponíveis. Com ações contínuas, a sua área de TI será capaz de fazer muito mais, com menos recursos. Desde que os investimentos sejam alocados da maneira correta.

Banner terceirzação

Lembre-se: Praticamente todas as informações de uma empresa estão digitalizadas. Existem senhas, processos e arquivos armazenado em sua rede de computadores. Logo, não poupe recursos na hora de proteger estes dados.