Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Green IT: saiba como ser sustentável trabalhando com TI

green it

Você já ouviu falar em Green IT? Este termo está diretamente ligado à sustentabilidade e envolve um conceito de trabalho muito importante nos dias atuais.

Sabemos que como a tecnologia evolui ainda mais a cada dia, muitas coisas acabam sendo descartadas rapidamente, o que gera um impacto muito negativo para o meio ambiente.

É por isso que muitas vezes a tecnologia tem sido vista como um problema quando estamos falando de sustentabilidade.

Para mudar essa situação, algumas práticas podem fazer muita diferença e qualquer empresa pode adotar, sem muito esforço.

No texto de hoje vamos explicar o que é Green IT, sua importância, benefícios e como você pode aplicar na sua empresa, através de boas práticas simples.

Acompanhe!

O que é green IT?

A Green IT ou TI verde, em português, diz respeito à uma iniciativa que se baseia em utilizar a tecnologia de forma mais consciente e responsável, sem gerar grandes danos ao meio ambiente. 

A Green IT envolve estratégias com o objetivo de otimizar o uso dos recursos de TI, minimizando os efeitos que a produção e o uso da tecnologia têm sobre o meio ambiente.

As práticas a serem implementadas para alcançar esse objetivo são diversas, que além de um simples diferencial entre empresas, representam uma preocupação necessária.

Não é nenhuma novidade o quanto a tecnologia pode prejudicar o meio ambiente, e a aceleração evolutiva de máquinas não têm se preocupado muito com a natureza, algo que está sendo cada vez mais debatido. 

Principalmente porque o que se vê são muitas empresas que não têm princípios sobre isso, visando apenas lucrar com a tecnologia.

Atualmente, o Green IT reflete os valores de uma empresa séria e responsável, além de também representar um excelente investimento, que não só pratica a sustentabilidade como conquista retornos financeiros bem positivos.

Benefícios da Green IT

A prática do planejamento Green IT, como dissemos, além de proporcionar um trabalho mais responsável, oferece um panorama de vantagens com potencial financeiro. Vejamos quais são elas:

Reduz custos

Sim, a estratégia Green IT reduz custos! E o mais incrível é que pequenas coisas como diminuir o uso de papel na rotina de trabalho já fazem parte desse benefício.

Sabemos que hoje, com a tecnologia avançada como está, o uso de papel nem é necessário como era antigamente. Existem vários softwares que evitam essa prática obsoleta e ainda facilitam o acesso a informações, como o armazenamento em nuvem, por exemplo.

Essa mudança já reflete na redução de outros gastos, como tintas para impressoras e espaço físico para armazenar arquivos impressos.

Outro ponto que também deve ser considerado na redução de custos é o gasto menor com energia. Já existem datacenters específicos para consumir menos energia, o que além de ser bom para o meio ambiente, é ótimo para o bolso do empresário.

Otimiza processos

Outra vantagem ligada à Green IT é a otimização de processos

O uso de softwares e programas online ao invés da impressão em papel facilita muito a troca de informações, otimizando a comunicação interna. Assim, projetos que antes demoravam para serem concluídos, acabam se resolvendo mais rapidamente.

As chances de erros e imprevistos, como perda de documentos, diminuem consideravelmente.

Valoriza a marca 

Atualmente, o olhar que as pessoas dirigem às empresas é muito mais crítico e avaliativo.

A preocupação com a sustentabilidade e qualidade de produtos e serviços reflete uma preocupação do mundo inteiro, que não pode ser ignorada. 

Agir de forma abusiva com recursos naturais em vista de lucro não é uma prática bem aceita em nenhuma hipótese, o que faz das empresas sustentáveis alvos de interesse, não só para clientes mas também para parceiros de negócios.

Investir em um projeto de Green IT para o negócio é uma estratégia inteligente para construir uma marca forte e consolidada, estabelecendo boas relações com outras empresas. 

O resultado disso é uma valorização mútua e mais benefícios para ambos os lados envolvidos.

Da forma como o planeta vem sofrendo as consequências do uso indiscriminado de seus recursos naturais, não nos vemos muito longe de um tempo em que a estratégia Green IT será obrigatória para qualquer empresa, visto que marcas do mundo inteiro já apostam na sustentabilidade.

Portanto, para aquelas que ainda não aderiram ao modelo, haverá uma desvantagem não só em relação à competitividade do mercado, frente a outras que já adotaram a Green IT, mas também criará uma barreira para que o negócio siga adiante.

Boas práticas de Green IT

Além da diminuição de produção de papel dentro das empresas e o uso de equipamentos que visem um gasto de energia abaixo do convencional, existem diversas outras práticas simples que você pode adotar para fazer da sua empresa uma praticante de Green IT. 

Veja quais são algumas delas:

Reciclagem de aparelhos elétricos

Uma das medidas mais simples da Green IT é o descarte correto de fontes e outros aparelhos elétricos. 

Alguns deles são compostos por elementos que apresentam uma decomposição muito demorada, o que representa a contaminação do meio ambiente e inutilidade da região por muitos anos.

Certifique-se de enviar esse tipo de equipamento para uma reciclagem especializada, prevenindo, de maneira simples, um grande impacto negativo à natureza.

Gestão de software e hardware mais responsável

Cuidar para que a vida útil de softwares e hardwares seja mais longa é importante não apenas para manter a máquina trabalhando por mais tempo, mas para evitar que descartes prematuros sejam jogados na natureza e provocando um prejuízo ainda mais intenso.

Opte por softwares cujas funcionalidades podem ser reforçadas através de extensões, além de só fazer atualizações quando for realmente necessário, escolhendo aqueles com uma vida útil maior.

Adoção de trabalho remoto

O trabalho remoto é uma ótima maneira de evitar a emissão excessiva de CO2 ligado ao deslocamento do profissional de casa para o trabalho e também até clientes. 

Muitos atendimentos de suporte podem ser resolvidos por acesso remoto, o que não só é bom para o meio ambiente, como para a empresa, que poderá prestar um serviço mais ágil.

Consumo responsável de energia

Como já citado, uma boa dica é optar por aparelhos que consumam menos energia. Além disso, uma outra boa escolha são as fontes renováveis, que estão se tornando uma opção cada vez mais viável financeiramente.

O mercado nesse setor está aquecido e com a evolução dele, provavelmente esse tipo de energia será mais vantajoso que o convencional em pouco tempo.

O uso responsável de energia também é importante na cultura organizacional

Isso quer dizer que os colaboradores devem também adotar hábitos sustentáveis mesmo em coisas simples, como desligar monitores durante a noite, desligar todo o computador quando não estiver usando e evitar o uso do ar condicionado em níveis além do necessário.

Essas foram nossas dicas de boas práticas de Green IT. Gostou desse conteúdo? Confira também nosso artigo sobre softwares para gerenciamento de serviços de TI.