Afinal, o que é TI? Entenda de uma vez por todas!

Bem, se você acompanha o nosso blog já está acostumado a ler sobre TI para cá e TI para lá. Porém, já deve ter se perguntado: o que é TI e o que realmente ela faz?
Já falamos sobre os mais diversos temas ligados à tecnologia por aqui. Portanto, sentimos que, realmente, é chegada a hora de esclarecer o conceito de TI para você.

Então, se você quer ter a definição sobre o que é TI na ponta da língua, leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas.

Direto ao ponto: o que é TI?

Basicamente, TI é a abreviação do termo Tecnologia da Informação.

Por sua vez, Tecnologia da Informação é a tradução do inglês para Information Technology, ou seja, TI em inglês se abrevia IT.

É importante deixar esses termos definidos, pois no mercado de tecnologia nacional é comum que ambos sejam utilizados.

Ok! Agora você aprendeu o significado literal do termo, mas sabemos que TI, na verdade, é um conceito. É isso que você realmente precisa entender.

Sendo assim, trouxemos a definição do Gartner, que é a mais respeitada consultoria do setor de TI no mundo.

Aqui está o real significado de TI, de acordo com o glossário da organização:

“Esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas.”

Sendo assim, podemos dizer que a TI são todas as soluções tecnológicas que usamos para produzir, acessar, transmitir e gerenciar dados, que sejam úteis para as empresas.

Do computador ao e-mail que você envia. Do sistema de gestão empresarial a sua rede Wi-Fi. Tudo isso engloba a TI.

Qualquer recurso de tecnologia que você use para produzir dados, que venham a ser consumidos por colaboradores, clientes ou parceiros, é interpretado como TI.

Por que a TI é tão importante?

Sejamos sinceros, que empresa conseguiria operar hoje sem utilizar os recursos de TI? A resposta é: nenhuma!

Desde um pequeno negócio, até a maior corporação, todos dependem da área de TI para conseguirem trabalhar.

A tecnologia da informação possibilita que as empresas executem simples atividades, bem como promovam ações de inovação.

O investimento em TI é um fator decisivo, para os negócios que pretendem continuar competitivos e inovadores para o mercado.

Um dado que mostra a força da TI, é que em 2017, mesmo diante a um período de recessão, os investimentos nessa área cresceram 4,5% no Brasil.

Foi o que revelou a pesquisa Mercado de Software Brasileiro 2018, realizada pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).

Confesse, a tecnologia da informação está mais presente no seu dia a dia do que você imaginava, não é verdade?

O que faz o profissional de TI?

Agora que você já aprendeu o que é TI e qual a sua importância, vamos mostrar alguns dos cargos de TI mais requisitados no mercado!

Então, para continuar ajudando-o a entender mais sobre esse setor, listamos algumas das principais atividades dos profissionais de tecnologia da informação. São elas:

O que concluir disso tudo?

Sabendo o que é TI e que sem a tecnologia da informação a sua empresa, muito provavelmente, pode não sobreviver, é hora de dar a devida atenção para essa área.

O primeiro passo é contar com um serviço de suporte técnico de TI, que esteja sempre à disposição para ajudá-lo.

Afinal, contar com profissionais de TI especializados fará uma enorme diferença para os resultados da sua empresa.

Deixe a TI do seu negócio em boas mãos, para não sofrer no futuro. Podemos lhe assegurar que de tecnologia da informação a NetSupport entende. Fale conosco!