A onda de ataques de ransomwares está causando danos ao redor do mundo. Hoje (25/10) foram registrados ataques de um novo malware, que recebeu o nome de Bad Rabbit. Até o momento já foram registrados ataques em países europeus, como a Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha.
O vírus Bad Rabbit – que em tradução livre seria algo semelhante a Coelho Malvado – já havia infectado mais de 200 computadores até o começo da tarde de hoje. Entre as vítimas de seus ataques estão agências de notícias russas, o aeroporto de Odessa, na ucrânia e também o metrô da capital do país, Kiev.
A porta de entrada para o vírus, veio no formato de uma mensagem de atualização do software Adobe Flash Player. Os usuários que clicaram no botão “instalar” tiveram o seu computador rapidamente infectado pelo ransomware.
Os vírus do tipo ransomware são conhecidos por sequestrar os dados dos usuários, solicitando um resgate em troca das informações. Na maioria das situações, o pagamento do resgate é sempre realizado em bitcoins. Segundo as últimas informações, o valor exigido pelo Bad Rabbit é equivalente a R$ 1 mil em bitcoins.
De acordo com a Kaspersky Lab, os ataques têm sido direcionados para as redes de empresas. A empresa ainda afirma que os seus pesquisadores detectaram número significativo de sites comprometidos. Todos eram portais de notícias ou mídia. A recomendação da Kaspersky é de desativar o WMIC dos computadores que usam o sistema operacional Microsoft Windows. Esse recursou foi utilizado pelos hackers, para realizar os ataques.
Ataques de ransomwares antes do Bad Rabbit
Continue conectado em nosso blog
Gostou deste post? Temos conteúdos novos toda semana. Você também pode enviar suas dúvidas e sugestões de tema para o e-mail nsresolve@netsupport.com.br