A TI no varejo exerce um importante papel de auxiliar no processo de inovação e de aproximação com o consumidor, oferecendo uma experiência de compra cada vez mais personalizada.
Por outro lado, devemos considerar também que a tecnologia permitiu que processos manuais fossem automatizados, aumentando a produtividade, assim como as técnicas de divulgação de produtos também foram aprimoradas.
Acompanhar a transformação digital é uma necessidade e todos os setores estão precisando passar por adaptações, incorporando as melhores práticas e ferramentas, se atualizando acerca das tendências de mercado.
Neste artigo vamos falar sobre qual a importância da TI no varejo, mostrando de que forma as tecnologias presentes nesse setor exigem um suporte técnico de qualidade e sempre presente.
A presença da tecnologia no varejo
Não é novidade que o uso da tecnologia pela sociedade tem impactado toda a rotina das pessoas e modificado, entre outras coisas, seus hábitos de consumo.Atualmente as opções de compra são muito maiores e o acesso a elas também. O usuário pode realizar uma extensa pesquisa na internet, comparando preços do produto desejado e lendo avaliações em sites e redes sociais.Por isso, o ato da compra passou a ser muito mais do que adquirir um produto de qualidade e que corresponde ao esperado, mas sim uma experiência de contato com a marca, os valores que ela defende e de que maneira realiza seu atendimento.Essa ideia está atrelada também ao desenvolvimento do marketing digital e em toda a jornada de compra que é tão importante para a atração e fidelização de clientes modernos.Compreender esses aspectos é essencial, pois não dar importância a ele é sinônimo de perder clientes com facilidade.Mais do que o e-commerce, o varejo 4.0 é marcado pelo estudo de dados como forma de definir o perfil de consumidor, entender suas intenções de compra e trabalhar em cima disso de forma mais direcionada.Por isso, a TI no varejo compreende também Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, que atuam no processo de estratégia de vendas, buscando atingir as metas e objetivos característicos do novo cenário.
Importância do suporte técnico de TI no varejo
Vimos até aqui que a tecnologia nos dias de hoje tem um papel de proporcionar uma experiência de compra mais completa e acessível para as pessoas.Paralelamente a isso, o suporte técnico de TI no varejo é necessário para manter as coisas funcionando como devem ser.Vejamos abaixo algumas das tendências atuais de TI no varejo que exigem um suporte constante:
Compra online e canais integrados
Indo além do e-commerce, a integração entre lojas físicas e virtuais é uma estratégia que busca trazer mais comodidade para os clientes.Isso significa que, ao realizar uma compra através do site de uma loja, por exemplo, o público tem a opção de retirar o produto na loja física. Você provavelmente já viu isso sendo adotado por algumas empresas.O suporte de TI em um serviço como esse é muito importante. Ele envolve desde a otimização de um site para navegador e criação de um aplicativo, até à dinâmica de comunicação entre loja on-line e física.Uma experiência que busca ser mais agradável pode rapidamente se tornar uma dor de cabeça em um site que não completa a compra por alguma razão, ou se alguma falha no sistema não informa que o produto já está esgotado, por exemplo.O suporte deve ser constante, monitorando e aprimorando o sistema para que os bugs sejam identificados antes que provoquem problemas maiores.
Novas formas de pagamento
As formas de pagamento estão cada vez mais desenvolvidas, utilizando a tecnologia como meio de tornar o processo menos burocrático.Uma prova de como esse segmento vem evoluindo é a utilização de cheque, que hoje em dia já foi praticamente esquecida. Ainda que a compra em dinheiro e boletos já tenha perdido um espaço considerável para o cartão de crédito e débito, a inovação não para por aí.Os pagamentos realizados digitalmente estão crescendo cada vez mais, impulsionado pelas fintechs que investem na ideia e no desenvolvimento de aplicativos mobile cada vez mais funcionais. Alguns destes métodos são:
- Pagamento por aproximação com o celular;
- Pagamento por aplicativos de bancos e carteiras digitais;
- Pagamento com o relógio smart com apps de carteira digital;
- Pagamento através de QR Code;
- Pagamento utilizando inteligência artificial, com identificação por câmeras e transações automáticas.
A tendendência é que o consumidor utilize cada vez mais essas opções e o suporte de TI será essencial para que as lojas não enfrentam problemas com o pagamento de suas vendas.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é mais uma das ferramentas úteis da TI no varejo atualmente. Mais do que armazenar informações de forma segura e com baixo custo, ela também permite, por exemplo, a sincronização automática de dados de inventário de uma loja.Isso permite que haja um controle mais confiável sobre quais produtos estão saindo e quantos ainda restam no estoque. Principalmente para quem trabalha com e-commerce e lojas físicas com mais de uma filial, esse tipo de informação é muito importante.
Segurança das informações
Com a evolução da tecnologia, da compra on-linee dos pagamentos por meios digitais, a segurança de dados de clientes fica cada vez mais comprometida.Com a Lei Geral de Proteção de Dados, o varejo também deve se proteger para evitar que seu público-alvo se torne vítima. Afinal, ninguém quer ter suas informações pessoais usadas por terceiros para efetuar compras on-line.Contando com uma equipe de TI que forneça suporte constante, é possível operacionalizar tranquilamente as atividades.Assim, o recebimento de materiais, os pagamentos, o envio de informações a órgãos fiscalizadores, a geração de relatórios, obtenção e análise de dados sobre os clientes, tudo ocorre de forma legal e segura contra ataques cibernéticos.Como podemos ver, o suporte de TI no varejo é essencial. A tendência digital é uma realidade em todos os segmentos de mercado. Se você quer saber mais sobre como investir nessa área, confira também nosso conteúdo sobre como analisar uma equipe de suporte.