Setor de TI: por que terceirizar? Conheça 7 benefícios

O setor de TI de uma empresa é responsável por diversas demandas, que vão desde o suporte técnico à análise estratégica.
Os profissionais da área de TI estão presentes em empresas de qualquer segmento, pois qualquer organização, por menor que seja, conta com alguma infraestrutura tecnológica para o funcionamento de suas operações.

Mesmo com a rápida ascensão do processo de transformação digital, que exige que os empreendedores invistam mais na TI para se manterem competitivas, muitos gestores ainda negligenciam a área.

A aceleração do desenvolvimento tecnológico está fazendo com que o setor de TI de muitas empresas acabem não dando conta de todo o trabalho, favorecendo a ocorrência de falhas.

Pensando nisso, a terceirização do setor de TI é uma das alternativas mais eficazes para manter a qualidade e a eficiência do trabalho. 

Se você ainda não pensou nessa possibilidade, preparamos uma lista com as 7 principais razões para adotar essa estratégia e quais os benefícios que elas representam. Confira!

O que é terceirização?

A terceirização ou outsourcing de alguma atividade acontece quando uma empresa transfere, de maneira formal, as responsabilidades de um de seus setores para uma outra empresa.

Esse é um recurso muito eficiente para garantir que atividades-meio essenciais para o funcionamento da empresa permaneçam em bom funcionamento.

Em outras palavras, sabemos que o setor de TI é importante mesmo para empresas que não são exclusivamente voltadas para tecnologia. 

No varejo, por exemplo, com o potencial do e-commerce e venda por aplicativos, é primordial contar com uma equipe de TI para que os clientes tenham acesso aos produtos de maneira rápida e sem dificuldades durante a compra.

Da mesma forma, uma empresa de marketing digital, os computadores são a ferramenta principal de trabalho e é preciso garantir que eles estejam sempre funcionando corretamente.

Mas é importante deixar claro que a terceirização não deve confundida com um trabalho temporário

Todo o processo é regido por um contrato formal entre as partes envolvidas, buscando a satisfação para ambas. 

Esse tipo de informação detalhada é muito comum de ser acordada através de um documento conhecido como SLA.

Por que terceirizar o setor de TI?

Os benefícios de optar pela terceirização de TI são diversos, principalmente se sua empresa depende de tecnologia na maior parte das operações. 

Com essa estratégia o trabalho fica mais fácil, tanto em relação a tempo, quanto a dinheiro. Veja a seguir quais vantagens são essas:

1. Excelente custo-benefício

Manter um setor de TI interno não é fácil e nem barato. É preciso investir em equipamentos, softwares, profissionais capacitados, treinamentos, entre outras coisas.

A tecnologia vive evoluindo, então não faz sentido pensar que pode ser um setor que a empresa monta e fica lá funcionando para sempre, sem investimentos.

É necessário estar constantemente se renovando e isso custa caro. 

Optando por uma solução terceirizada, a empresa estará lidando com o valor fixo acordado que já incluirá todas essas preocupações no pacote, deixando esse tipo de detalhes para a empresa contratada.

2. Foco no core business

Imagine que você tenha uma empresa de cosméticos e, por isso, precise se preocupar em desenvolver campanhas atraentes, desenvolver produtos inovadores e entender, cada vez mais, o perfil de público que escolhe sua marca.

Isso tudo, por si só, já é suficientemente desafiador.

Agora, imagine se o site da sua marca e toda a loja virtual, que corresponde a uma parcela grande das vendas, sai do ar por alguma razão desconhecida?

Esse tipo de problema representa um prejuízo imenso, afinal, a cada hora com o site fora do ar, são diversas vendas sendo perdidas.

Nesse processo, acaba sendo necessário desviar o foco dos principais problemas da empresa, transferindo toda a atenção para a resolução dessa emergência, principalmente se o setor de TI interno não for suficientemente completo.

Com a terceirização do setor de TI, a empresa evita de ter que se alarmar com uma situação dessas. É possível continuar com o trabalho relacionado à atividade-fim, pois um time especializado já estará atuando para resolver o problema o quanto antes.

3. Infraestrutura completa

A infraestrutura de um setor de TI é algo muito complexo. Muitos gestores se encontram em um verdadeiro dilema quando se trata de decidir quais equipamentos são necessários, suas necessidades de manutenção e substituição.

Investir em novos equipamentos e comprometer a parte financeira ou manter equipamentos ultrapassados e correr o risco de prejudicar a produtividade? 

É comum que a gestão acabe preferindo investir mais na atividade-fim, deixando o setor de TI mais suscetível a falhas

Porém, com uma empresa terceirizada, essa questão deixa de fazer sentido. 

A contratada terá todo o equipamento mais moderno do mercado sempre à disposição, tudo isso por um valor previamente acordado.

4. Suporte e monitoramento constante

O melhor equipamento só faz sentido quando está nas mãos de quem realmente sabe como lidar com ele. Por isso, ter profissionais capacitados e presentes para o caso de imprevistos é primordial.

Partindo da configuração dos processos de atendimento até a escolha das ferramentas, passando por todo o processo de treinamento e contratação da equipe, o parceiro terceirizado é quem se dedica a adaptar e escalar os serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

Além disso, esses profissionais estão constantemente analisando e identificando falhas operacionais através de auditorias e testes de simulação, impedindo que elas ocorram de fato e provoquem danos reais.

5. Mais estratégia e competitividade

A empresa responsável pelo setor de TI terceirizado poderá indicar as melhores estratégias para o seu negócio. 

Vai recomendar as tecnologias e metodologias mais adequadas, fazendo com que sua empresa tenha resultados superiores às concorrentes, tudo a um preço justo.

Em outras palavras, é importante considerar que um gerenciamento mais próximo da infraestrutura de TI está diretamente ligado a um diferencial competitivo para a marca.

Através dela é que a empresa é capaz de implementar novas tecnologias com mais rapidez e eficiência, pois tem à sua disposição profissionais com alto grau de conhecimento específico apoiando em cada etapa.

6. Redução de custos

Além de toda a parte de infraestrutura, como os equipamentos e softwares, a empresa que terceiriza seu setor de TI acaba adquirindo vantagens em outros aspectos financeiros também.

Afinal, não será necessário gastar tempo e dinheiro com processos de recrutamento e seleção, assim como os impostos de folha de pagamento reduzem, já que os profissionais serão responsabilidade da empresa contratada.

7. Maior controle do ROI

Terceirizando o setor de TI fica mais fácil visualizar o retorno sobre investimento em tecnologia. 

Essa estratégia facilita a definição e acompanhamento de metas, evitando gargalos durante o processo.

Esses são alguns dos benefícios que seu negócio pode adquirir através da terceirização de TI. A NetSupport é uma empresa especializada, que reúne profissionais capacitados da área e busca levar o melhor da tecnologia da informação para você e seus clientes.

Quer conferir mais dicas sobre o setor de TI? Veja como ele pode melhorar a gestão de clientes do seu varejo.