A terceirização de serviços de Tecnologia da Informação é uma realidade entre empresas de diversos segmentos.
Seja para pequenos ou grandes negócios, a contratação de serviços especializados em suporte de TI é uma excelente opção para a manutenção e suporte técnico dos dispositivos utilizados nas empresas.
Uma pesquisa de 2019 mostra que, em pequenas empresas, a prática de terceirização de serviços de TI está equiparada à contratação de profissionais como os de contabilidade, setor indispensável para todas as empresas.
Entre as diversas vantagens para a sua empresa, estão a redução de custos, maior agilidade e a qualidade técnica nos serviços prestados.
Hoje vamos tirar suas dúvidas sobre como contratar este serviço. Continue a leitura!
O que é a terceirização de TI?
A terceirização de TI nada mais é que a contratação de serviços de suporte técnico no modelo de alocação de profissionais ou em modelo de atendimento avulso ou planos mensais.
Esse serviço pode ter diversas finalidades, como:
- Suporte e manutenção de software e hardware;
- Aluguel de equipamentos;
- Atendimentos de emergência para solucionar falhas em sistemas e equipamentos.
A terceirização desses serviços pode ser realizada por completo, quando não há nenhuma equipe interna de TI presente na sua empresa, ou parcial.
Essa prática está cada vez mais comum entre empresas, principalmente as que necessitam gerenciar servidores, equipamentos de TI (computadores, roteadores, etc.) e softwares (atualização, instalação e manutenção).
Outsourcing x Body Shop: qual a diferença?
A terceirização de TI também é conhecida como Outsourcing (contratação externa, em tradução literal), e o termo é utilizado quando há a terceirização completa do setor, ficando a cargo da sua empresa somente a supervisão dos serviços realizados.
Já o termo Body Shop também é conhecido quando você contrata um único profissional especialista em um assunto para resolver questões pontuais, sem a necessidade de alocação do profissional a longo prazo.
Para facilitar o acesso a esses profissionais, você pode buscar uma empresa que faça a conexão entre o profissional especializado e a sua necessidade. Um exemplo desse serviço é o que fazemos aqui na netsupport.
Nossa equipe comercial entende a necessidade de sua empresa.Você abre um chamado em nossa plataforma e em poucos minutos um técnico é alocado para atender a sua necessidade. (quero falar com um especialista!)
Principais serviços terceirizados de TI
Para contratar uma equipe de TI terceirizada, tenha em mente que há muitos serviços que a sua empresa pode solicitar, A prestação de serviços pode ser feita de maneira avulsa hora hora, por diária ou em contratação mensal. Tudo de acordo com a necessidade.
Definir o que é mais importante ajuda a identificar as reais necessidades da sua empresa e como a equipe de TI poderá te ajudar.
Entre as possibilidades, os serviços mais utilizados são:
Infraestrutura de TI
Os serviços referentes à infraestrutura de TI atendem problemas de performance e manutenções recorrentes (preventivas ou corretivas), além de resolver indisponibilidades não programadas e demora na atualização de softwares e hardwares.
Essas questões são bastante recorrentes e a sua empresa deve estar preparada para lidar com elas.
Segurança digital
A segurança de dados é, atualmente, uma das principais preocupações das empresas. Mas nem sempre a sua empresa terá como contar com especialistas em segurança digital alocados na equipe interna.
Com tantas ameaças digitais, vulnerabilidades e o enquadramento nas normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), seu negócio precisa contar com o atendimento de ao menos um profissional especializado.
No caso da terceirização, é possível agendar revisões de segurança, ter consultorias especializadas durante projetos e garantir a segurança da sua empresa, clientes e colaboradores.
Desenvolvimento de aplicações e sistemas
O trabalho de desenvolvimento de software é mais um serviço que pode ser contratado com uma equipe terceirizada, ou até mesmo por Body Shop, se for algo pontual.
Manter uma equipe interna para desenvolvimento pode ser um custo muito alto, principalmente se são projetos de curta duração ou se não há recorrências de desenvolvimento de aplicações.
Para isso, a terceirização auxilia na redução de custos e alcança o objetivo desejado com desenvolvimento de software, que pode ser uma aplicação, site ou integração.
Help Desk e Service Desk
A terceirização de TI também está presente nos segmentos de atendimento ao cliente, tanto em Help Desk, quanto Service Desk.
O serviço de Help Desk atua em questões mais cotidianas, quase como um call center. A equipe contratada auxilia no atendimento às chamadas e demandas de clientes da empresa.
Portanto, os profissionais atuam diretamente no atendimento ao cliente, tirando dúvidas e encaminhando demandas para outros setores.
Já o Service Desk, ou suporte de nível 2, atua com profissionais mais experientes, que solucionam problemas mais complexos, após o contato primário do Help Desk, e influenciam nas estratégias da empresa.
Monitoramento de redes
O monitoramento e manutenção de redes é essencial para evitar problemas que possam paralisar o funcionamento da empresa.
Manter a saúde das redes internas é essencial para evitar falhas, das mais leves às mais graves. Para garantir a periodicidade desse monitoramento, é possível agendar o atendimento com uma equipe terceirizada, definindo a frequência necessária.
Consultorias
As consultorias de TI vão além de serviços de suporte e auxiliam todos os setores internos da empresa para que equipamentos de TI, softwares e demais integrações funcionem corretamente.
Seja para a criação de uma integração que automatize um processo ou uma implementação tecnológica que você necessite, a consultoria terceirizada te ajuda a enxergar essas necessidades e colocá-las em prática.
Vale a pena contratar uma empresa terceirizada?
Se você ainda tem dúvidas sobre contratar ou não uma empresa terceirizada para cuidar do setor de TI, saiba que há ainda mais vantagens a se considerar.
A terceirização de serviços de TI pode ser um benefício para o seu negócio, seja com uma equipe inteira à sua disposição ou com chamados pontuais por Body Shop.
Vantagens do outsourcing de TI
Além dos pontos mais importantes que já mencionamos sobre essa estratégia, você deve conhecer as principais vantagens de ter uma terceirização de serviços de TI:
- Acesso à melhor tecnologia do mercado: a equipe terceirizada tem uma visão de fora sobre muitas novidades tecnológicas, o que pode agregar à sua empresa as tendências mais recentes e melhorias contínuas;
- Agilidade e qualidade: em casos de chamados de emergência, o atendimento será feito o mais breve possível, com total disponibilidade dos profissionais mais próximos da sua empresa;
- Segurança de dados: você já sabe que a segurança é um dos serviços oferecidos pela equipe terceirizada, mas essa é também uma das grandes vantagens de contar com uma equipe especializada, mantendo seus processos internos mais seguros;
- Equipe dedicada às funções estratégicas: com a terceirização de serviços de TI, você conta com uma equipe dedicada s para atender qualquer necessidade que a sua empresa venha a ter;
- Redução de custos: manter a contratação de um serviço terceirizado é muito mais barato que alocar uma equipe fixa na sua empresa. Você pode economizar até 40% se comparado à contratação de uma equipe interna;
- Aumento da produtividade: com máquinas e sistema funcionando corretamente, todos os colaboradores da empresa ganham mais tempo para se dedicar às suas funções internas;
- Processos padronizados: o atendimento de um serviço terceirizado segue padrões de atendimento que atendem o que é importante para a sua empresa, como a agilidade e confiabilidade dos profissionais.
A lista de vantagens em aderir à terceirização de serviços de TI pode ter ainda mais motivos para você contratar um suporte especializado de TI. Se você tem interesse nessa tendência ou se ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco!