As soluções de tecnologia para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) facilitam qualquer estratégia que visem o crescimento delas.
Elas são de custos variados, mas todas garantem eficácia de resultados. Vamos conhecer algumas?
Pequenos e médio empreendimentos vivem em cenários de intensa disputa, e precisam otimizar seus processos para competir de forma igualitária, ou diferenciada.
E escolher ferramentas tecnológicas para impulsionar o negócio é o movimento certo para quem deseja vencer em ambientes assim.
E quais são as soluções de tecnologia para PMEs mais em foco atualmente? E por que elas são necessárias? Vejamos nos próximos tópicos.
Tecnologia é a melhor forma de reduzir custos
No Brasil todos os empreendedores estão arrodeados de tributos e outras tarifas que cercam seus faturamentos, é este o motivo de estarem sempre em busca de redução de custos.
Procurar soluções de tecnologias para PMEs é a melhor maneira de conseguir isso, sem alterar a qualidade do produto/serviço ou na remuneração de seus funcionários.
É preciso antes de tudo observar que muitas PMEs têm procedimentos internos engessados, que estão fora do contexto atual.
Normalmente concentra toda responsabilidade de gerenciamento em uma só pessoa, o que acarreta em falta de dinamismo na resposta para clientes e equipe.
Será comum ver empresas que dependem da avaliação do proprietário para fechar uma parceria com determinados fornecedores. Em alguns casos, até a compra de material importante para o estoque.
Isso pode ser evitado adotando um sistema de gestão empresarial online. Assim, toda cúpula poderá acompanhar vendas e financeiro e tornar mais ágil as decisões.
Por exemplo, pense em uma empresa de serviços, que na mesma cidade tenha uma sede administrativa e um local onde ficam guardados seus equipamentos.
Nesse cenário, para comprar uma nova peça, o almoxarife precise ir pedir a autorização do proprietário na administração.
É quase absurdo, mas é uma situação comum no país. O que facilmente é resolvido com uma solução tecnológica, que garante a confiabilidade necessária aos anseios do dono da empresa.
Tecnologia para PMEs melhoram o rendimento do negócio
Existem ferramentas já bem conhecidas por empresas em todo mundo.
Elas prometem agilidade, interação com os clientes e organização dos processos.
Por isso, apresentaremos aqui 4 acessíveis soluções de tecnologia para PMEs, são elas:
- Os chatbots;
- Aplicativos para armazenamento em Nuvem;
- Software ERP online;
- Suporte de TI sob demanda.
Os chatbots
PMEs que investem em vendas online, precisam ter um atendimento ágil para eliminar e esclarecer dúvidas de seus clientes.
Porém, como fazer isso sem gastar com uma equipe de atendimento? A resposta é simples: os chatbots.
Hoje é impossível falar em automação de alguns processos empresariais sem considerar os chatbots. Eles nada mais são que uma tecnologia de atendentes digitais.
Os chatbots ser programados para oferecerem respostas automáticas prontas, que seguem um script.
Além disso, em versões mais ousadas de inteligência artificial, o robô aprenderá respondendo às dúvidas de seus clientes.
Esse segundo modelo vem sendo muito aproveitado. Basicamente, eles aprendem com a interação constante.
A medida que os clientes vão perguntando, esse software assimila as informações e vai atrás das melhores respostas, para satisfazer o consumidor.
Aplicativos para armazenamento em Nuvem
As soluções em nuvem já fazem parte de da rotina de muitas empresas.
O Google Drive e Dropbox são aplicativos dos mais comuns, quando falamos em armazenar arquivos, planilhas, relatórios e outros.
Eles promovem interação entre a equipe, que pode compartilhar trabalhos, que são desenvolvidos no setor, simultaneamente.
Essa é uma solução de tecnologia para PME de baixíssimo custo, mas de grande eficiência.
Software ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma plataforma de planejamento empresarial.
Ou seja, visa organizar os procedimentos internos de uma empresa a fim de agilizar e padronizar o trabalho entre os setores.
E, atualmente, existem versões online, que dispensam a necessidade de ter um servidor para operar o sistema, garantido o excelente custo de investimento.
Com o software ERP online você conseguirá:
- Emitir notas fiscais eletrônicas;
- Emitir boletos bancários;
- Controlar a movimentação de entrada e saída dos produtos no estoque;
- Realizar uma mais segura gestão financeira;
- Verificar e acompanhar todas as vendas e outros processos.
Suporte de TI sob demanda
Para ajudá-la na implantação de todos esses recursos, você precisa contar com o apoio de um suporte de TI.
Entretanto, são raras as pequenas empresas que podem contar com um especialista para ajudá-las o tempo todo.
Seja pela falta de recursos financeiros ou até mesmo por não ter demanda suficiente para contar com um profissional dedicado.
Contudo, todas as PMEs têm problemas de TI e regularmente precisa solicitar uma assistência técnica para resolvê-los.
Uma solução, para casos como esses, é optar por serviços de suporte de sob demanda. Mas, o que isso quer dizer?
É possível solicitar um técnico sempre que for necessário, que lhe atenderá no dia e horário determinados por você.
Contratar esse recurso é como ter o apoio de uma área de TI dentro da sua empresa, sempre à sua disposição.
Planejamento é a chave do sucesso!
Como vimos, adotar soluções de tecnologia para PMEs, não é nada de outro mundo.
Porém, é necessário preparar seu negócio para recebê-las. Afinal, não adianta investir em recursos tecnológicos sem um objetivo, é preciso colocá-los em prática com uma finalidade.
Ou seja, pense em quais questões você precisa resolver com a ajuda dessas tecnologias: reduzir custos, diminuir ociosidade, melhorar o processo de atendimento de clientes, centralizar informações e por aí vai.
Em suma, o processo de planejamento para começar a utilizar novas ferramentas é um passo importante, para que a sua implantação seja bem sucedida.
Assim, rapidamente, o seu negócio conseguirá atingir os objetivos que foram estabelecidos, alcançando os melhores resultados possíveis.