Tecnologia no varejo: 4 maneiras INOVADORAS para se modernizar!

Não diferente de qualquer outro setor, a tecnologia no varejo é o grande agente responsável pela transformação desse setor.
Em um ambiente onde a rapidez faz toda diferença, encontrar maneiras de inovar e modernizar processos é essencial.

Por isso, usar a tecnologia no varejo, pode se tornar um diferencial para o seu estabelecimento.

A edição 2017 do Retail Vision Study constatou que 70% dos varejistas estão dispostos a investir em tecnologia até 2021.

Entenda como a tecnologia no varejo permitirá que você se adapte para o futuro, atendendo as novas necessidades dos consumidores.

Por que a tecnologia no varejo é tão importante?

Os hábitos de compra da população estão mudando. A tecnologia mobile, internet das coisas, inteligência artificial, métodos de pagamento modernos e uso de dados influenciam, diretamente, esse novo cenário.

Atualmente, quando entram em uma loja, os consumidores não esperam apenas comprar um produto. Eles desejam ter toda uma experiência.

Sendo assim, aplicar a tecnologia no varejo é a forma de proporcionar esse ambiente para os seus clientes.

Além disso, o uso da tecnologia no varejo oferece inúmeras oportunidades para os varejistas fazerem novos negócios, aumentando os seus lucros.

4 novas maneiras de usar tecnologia no varejo

Sabe aquele velho ditado que diz: “Em time que está ganhando não se mexe”?

Bem, se você deseja que o seu estabelecimento continue crescendo, em um mundo cheio de novas tecnologias e conectado o tempo todo, esse não é o melhor conselho a se seguir.

Mesmo que você possua um sistema de gestão sólido e processos definidos, daqui para frente você precisará repensá-los.

Confira algumas formas de usar a tecnologia no varejo, para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar os seus lucros.

#1 Inteligência artificial

Que tal usar bots para automatizar processos ou facilitar o relacionamento com os seus clientes?

Quando utilizada da forma certa, a inteligência artificial pode ajudá-lo a realizar tarefas que, até então, eram executadas manualmente.

Se você oferece algum canal de atendimento digital, para os seus clientes, você pode considerar a possibilidade de automatizá-lo.

Por exemplo, quando um cliente lhe procurar com dúvidas, o primeiro contato pode ser executado por um robô, que fará uma triagem das questões.

Desta maneira, ele pode cuidar de questões mais superficiais, encaminhando apenas os casos mais complexos para um atendente.

#2 Internet das coisas

O Gartner, uma das principais consultorias de tecnologia do mundo, estima que até 2020 existam mais de 26 bilhões de objetos inteligentes e conectados em uso.

Adivinhe qual será o setor mais beneficiado? Sim, o varejo! É o que afirmou a empresa de auditoria, PricewaterhouseCoopers (PwC).

Isso é parte do que chamamos de internet das coisas. Que nada mais é do que a integração entre os objetos do dia a dia com a internet.

Então, já é hora de você começar a avaliar como incorporar a internet das coisas no seu estabelecimento.

Tais recursos estão se popularizando em um curto espaço de tempo. Muito em breve essa tecnologia será comum no varejo.

Aliás, o pagamento através de celulares e pulseiras próprias para tal função já são uma realidade. Além disso, não podemos esquecer os wearables, como os relógios inteligentes, que também já são usados por pessoas no mundo todo.

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#3 Blockchain

Ok, talvez você não esteja familiarizado com esse termo. Porém, você, com certeza, já ouviu falar sobre bitcoins.

Sempre que falamos de blockchain, as pessoas me perguntam: então quer dizer que bitcoin é blockchain e vice-versa? Precisamos desmistificar esse conceito. É uma solução tecnológica que vem para resolver problemas de negócios”. São as palavras da Regina Nori, especialista em projetos de planejamento estratégico de TI na IBM Brasil.

Essa moeda digital, ou melhor, criptomoeda, ganhou bastante visibilidade nos últimos dois anos. Mas, a tecnologia por trás dela, o blockchain, conta com outras possibilidades, muito úteis, para o varejo.

A tradução de nome blockchain seria algo como cadeia de blocos. Inclusive, a partir dessa analogia, é possível explicar o funcionamento dessa tecnologia.

O blockchain funciona como um grande registro compartilhado de dados, mantidos em uma rede de computadores, ao invés de um terceiro.

Toda transação registrada, através dessa tecnologia, ganha um certificado digital único, garantindo que nenhuma delas seja duplicada.

Cada transação é um bloco e todos os blocos estão interligados. Sendo assim, sempre que uma nova transação é realizada, ela trás consigo todo o histórico de transações e seus respectivos certificados digitais.

Assim, essa tecnologia no varejo já está ajudando grandes redes a registrar pagamentos e rastrear mercadorias, evitando fraudes e prejuízos.

#4 Suporte técnico sob demanda

Para usar a tecnologia no varejo você precisa de alguém que domine o assunto, para lhe ajudar. Esse é o papel do suporte técnico de TI.

Porém, muito provavelmente, o seu negócio não deve precisar contar com um especialista dedicado o tempo todo. Há também a possibilidade dele não possuir orçamento suficiente, para arcar com os custos de contratação.

Os estabelecimentos que precisam de soluções mais flexíveis, para sua área de tecnologia, podem usar os serviços de suporte de TI sob demanda.

A vantagem aqui é que você solicita o suporte apenas quando realmente precisa. O profissional lhe atende de forma presencial ou remota, tudo de acordo com a sua necessidade.

Essa é uma excelente alternativa, para negócios que utilizam a tecnologia como um meio para entregar o seu produto final. Como no caso dos estabelecimentos comerciais.

Peça o apoio do suporte técnico de TI

Seja o seu negócio uma grande rede varejista, uma franquia ou um pequeno estabelecimento próprio, ele precisa contar com um suporte técnico de TI.

É papel do suporte de técnico TI auxiliar os empresários na utilização da tecnologia no varejo. O suporte colocará a mão na massa, para implantar os novos recursos.

Tudo dependerá do objetivo que o estabelecimento deseja atingir. O que pode incluir desde a instalação de máquinas para autoatendimento, até a configuração de uma simples rede Wi-Fi.

Além do mais, são os profissionais especializados que vão garantir que os seus recursos de tecnologia estejam sempre funcionando adequadamente.

Na hora de escolher um parceiro você pode tanto optar pela contratação de um profissional ou terceirização do suporte técnico de TI.

Para decidir qual especialista é a melhor opção, é preciso conhecer o cenário e as necessidades do negócio. Tenha isso em mente!

Enfim, tão importante quanto contar com a tecnologia no varejo, é ter o apoio de um suporte técnico de TI.

Fonte de dados: Infovarejo