6 softwares que otimizam o trabalho em restaurantes e bares

O setor de alimentação permanece em total expansão, mesmo em tempos de crise. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estima que o segmento de alimentação fora de casa – como é chamado pelos empreendedores do ramo – cresça em média 10% anualmente.
Em meio a esse constante aumento, os empresários do setor precisam achar soluções que os destaquem dos demais concorrentes, um exemplo é utilizar a tecnologia para fidelizar clientes.

Investir em novas tecnologia é uma alternativa econômica e eficaz para inovar em seu estabelecimento. Existem diversos serviços online e softwares que podem ajudar a resolver problemas diários de maneira simples. Além, é claro, de trazer novas ideias para o seu negócio. O próprio Sebrae orienta que bares e restaurantes observem novas oportunidades e fiquem atento às mudanças. Por isso, confira neste post, alguns softwares que podem ajudá-lo nessa tarefa.

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Menu Digital

Compatível com qualquer aparelho smartphone, o Menu Digital, possibilita que clientes acessem o cardápio de restaurantes pelo seu celular. O acesso é feito via QR Code ou diretamente no navegador, através de um link. A empresa oferece gratuitamente aos restaurantes mil displays de mesa impressos com tais informações.

Com seu novo sistema, os clientes também podem fazer seus pedidos e solicitar a conta, sem precisar chamar um garçom. O cardápio também pode ser traduzido automaticamente para diferentes idiomas.  A empresa possui três tipos diferentes de planos, mas em seu site, não específica os valores. É preciso entrar em contato para obter maiores informações.

Bonuz

Esse aplicativo de fidelidade possibilita que os clientes acumulem pontos, cada vez que consumirem em um estabelecimento. Para tanto, basta escanear as notas fiscais recebidas, convertendo-as em selos. Após atingir a quantidade determinada pela ferramenta, o consumidor pode resgatar suas recompensar.

O Bonuz pode ser um recurso valioso de relacionamento com os clientes, incentivando que eles retornem ao restaurante. A empresa ainda disponibiliza uma ferramenta de inteligência, com informações e resultados sobre o programa de pontos, chamada Companion. Nela é possível visualizar detalhes como a base total de clientes, ticket médio, investimento em recompensas, entre outros dados.

Paypal

Investir em meios de pagamento eletrônicos, pode ser uma alternativa aos tradicionais dispositivos de débito e crédito utilizados em restaurantes. Entre os recursos disponíveis no mercado, o Paypal é um dos mais conhecidos.

É necessário apenas que cliente e estabelecimento tenham contas na ferramenta. Desta maneira, o pagamento poderá ser realizado totalmente via aplicativo. O Paypal disponibiliza soluções como QR code e cartões pré-pagos para facilitar o recebimento de pagamentos para o seu negócio. Essa é uma forma de se prevenir contra possíveis falhas de comunicação, nos tradicionais meios utilizados em restaurantes.

Linktel

O seu restaurante oferece uma rede Wi-Fi aberta? Utilizar um recurso de autenticação pode ser uma alternativa para colher mais dados sobre os seus clientes. O Linktel é uma das alternativas disponíveis para ações do tipo. Antes de se conectar em sua rede, o cliente deverá fazer um login, disponibilizando informações como nome, e-mail e telefone. É possível também realizar um login social, utilizando contas do Facebook, por exemplo.

Desta maneira, é possível qualificar listas de contatos, realizar promoções e ações de relacionamento. Uma excelente estratégia para conhecer e se aproximar do seu público. As assinaturas da ferramenta custam a partir de R$ 16,90 por mês.

Restorando

O Restorando é uma plataforma on-line para reservas em restaurantes. Atualmente, é a líder desse segmento na América latina.

Os clientes podem buscar estabelecimentos pelo nome, bairro ou tipo de cozinha. Algumas das possibilidades da ferramenta são exibir seu negócio para potenciais novos clientes e aumentar o número de reservas. Colher mais informações sobre os consumidores, para conhecer melhor o seu público-alvo, é outro recurso que merece destaque. As reservas confirmadas podem ser visualizadas a qualquer hora, seja por desktop, celular ou tablet.

Smart Waiter

O Smart Waiter oferece uma plataforma completa de gestão para restaurantes diretamente na nuvem. Garantindo que as suas informações fiquem mais seguras e possam ser acessadas de qualquer dispositivo. A ferramenta integra diversas funções, desde a geração de notas fiscais até o controle de estoque.

Além de oferecer o aplicativo de comanda para os garçons, ele também disponibiliza o aplicativo de pedidos diretos. Com essa opção, os clientes podem enviar suas escolhas automaticamente para a cozinha, sem intermédio de um atendente. O programa conta com relatórios de indicadores do negócio e pode funcionar mesmo sem internet na frente de caixa. Antes de fazer sua contratação efetiva, os clientes podem testá-lo por sete dias gratuitamente.

Mantenha-se atualizado

Usar novas tecnologia, programas e aplicativos é o melhor caminho para manter o seu negócio competitivo. Segundo dados apresentados no 28º Congresso Nacional Abrasel, 25% das empresas brasileiras devem fechar as portas em 2017 em decorrência da falta de modernização em seus serviços.

Por isso, é importante que bares e restaurantes invistam em serviços inovadores. Nesse momento, leve em consideração as melhorias em seu desempenho e no relacionamento com os clientes. Busque por soluções que tragam benefícios e facilidades em ambas as partes, tanto para consumidores, quanto para o próprio negócio.

Uma empresa de suporte em TI, como a NetSupport, pode cuidar dessa implementação para o seu estabelecimento. Desta forma, você ficará tranquilo para se dedicar às atividades principais do seu negócio.

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