Segurança dos dados dos pacientes: como o médico pode garantir o sigilo das informações?

Manter a segurança dos dados dos pacientes  além de ser uma determinação do CFM é uma preocupação comum a qualquer médico. Ter garantia de que informações sigilosas guardadas pelo médico não serão acessadas por pessoas não autorizadas ou que elas não vão se perder é o que mantém as inovações tecnológicas na área da saúde cada vez mais eficientes.
Principalmente pelos avanços em tecnologia, a forma de armazenamento das informações médicas evoluíram bastante:

Do papel ao armazenamento em nuvem

Não há como negar as influências da tecnologia em nossas vidas. Para clínicas e consultórios o uso de fichas, livros de agenda, gavetas e até mesmo salas de arquivos estão sendo substituídos. Os softwares de gestão garantem mais segurança. Além disso, possuem a vantagem de manter os dados dos pacientes longe de muitos riscos que o papel oferece.  Alguns desses riscos são:

  • O papel perde qualidade, além de correr risco de molhar, mofar e muitas vezes contém informações ilegíveis;
  • Existe a possibilidade de perda, roubo ou simplesmente de serem descartados incorretamente;
  • O papel está suscetível a inesperadas enchentes, acidentes ou incêndios;
  • A transição de funcionários permite o acesso aos dados que não têm recuperação garantida;
  • O acúmulo de papel em arquivos dificulta a localização de um prontuário, além de sofrer influência de organização por diferentes pessoas;
  • O papel não dá chances de mobilidade.  O seu acesso é local. Na hora de uma necessidade emergencial o médico precisará sempre ir até o arquivo para dar orientações, consultar o histórico médico e atender o paciente.

Já deu pra notar que para zelar pelo sigilo das informações de pacientes, a tecnologia só vem contribuindo. Então, fica **a nossa primeira dica**: realize gradualmente a transição do papel para um sistema de prontuário eletrônico em nuvem.  Como escolher um? A gente te ajuda aqui.

Mas não acabou! Mesmo adotando um sistema de prontuário eletrônico algumas medidas de segurança ainda são muito recomendadas. Só assim é possível manter o sigilo dos dados nesses sistemas que utilizam a tecnologia em nuvem. Pelo menos 4 medidas são fundamentais: as ações de segurança do serviço contratado, a sua senha, o backup e o suporte.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

No sistema em nuvem, os dados ficam distribuídos em diferentes servidores que contam com diversas unidades de banco de dados

. Essas unidades ficam em locais seguros, próprios para armazenamento de dados e distantes um do outro. Em caso de desastres naturais ou queda de energia em um dos locais, as outras unidades são ativadas imediatamente.

Por isso, vale a pena conferir se o software contratado segue os padrões rigorosos para entrar no mercado e garantir que são  seguros e eficientes.

Outra dica é consultar qual o servidor que o sistema usa e se também segue padrões internacionais de segurança. Um exemplo de um excelente servidor é o Amazon, o mesmo que  a Netflix, Unilever e Rede Globo usam.

Senha

Confira quais os métodos de criação e recuperação de senhas que o sistema oferece.

A senha é o principal recurso que o usuário tem para garantir que as informações cadastradas só serão acessadas por ele ou por outros usuários configurados e autorizados.

Uma dica é checar se o sistema usa o método de segurança chamado captcha. Esse é um bloqueio de acesso ao usuário caso a senha seja digitada de maneira incorreta 5 vezes seguidas. Isso previne ataques e invasões virtuais a seus dados.

Backups

A possibilidade de recuperar informações é uma das revoluções que o sistema em nuvem trouxe para assegurar que dados importantes sobre pacientes não sejam perdidos pelos fatores mencionados anteriormente.

Tenha certeza que o sistema contratado realize backups diários e que a recuperação seja garantida.

Equipe de Suporte

Equipe de suporte parece um departamento comum que toda empresa tem que ter, certo? Mas, para um sistema que utiliza a tecnologia em nuvem, a equipe de suporte é o coração do sistema!

Tudo que o usuário precisa fazer é cuidar de sua senha!  Porque todo o trabalho de manutenção, atualização, correção e qualquer ocorrência com o funcionamento do sistema é tratado por uma equipe especializada e o usuário tem sempre o melhor desempenho do software sem precisar realizar nenhuma ação, basta estar conectado na internet.

Por último, mas não menos importante: pesquise se o software que você quer contratar tem essa equipe disponível pelos diferentes canais de comunicação:  telefone, email e chat.

Sobre o autor 

Felipe Lourenço

é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele é co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.