ABRIR CHAMADO
Logo netsupport

Riscos na gestão de TI: como identificá-los?

A  gestão de riscos em TI passou a ser uma das prioridades nas empresas. Segundo dados da IT Mídia com mais de mil empresas do setor, o gerenciamento de cibersegurança em tecnologias digitais é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas no departamento de TI.

Os desafios são muitos e fatores internos e externos podem prejudicar o funcionamento de uma empresa e a capacidade de gerir novos negócios, independente do porte e segmento em que atuam.

Uma alternativa para essas organizações é a terceirização dos serviços tecnológicos, em conjunto com a implementação da gestão de TI.

Continue a leitura e descubra como a gestão de TI pode ajudar no gerenciamento de projetos e pessoas da sua empresa.

O que é gestão de TI?

A gestão de TI é um processo administrativo que abrange todos os setores de uma empresa, gerenciando recursos de hardware, software e também profissionais capacitados de TI.

De acordo a ITIL (Information Technology Infrastructure Library)framework que reúne cinco livros de boas práticas a projetos de TI e uma das certificações mais importantes na área de planejamento e execução de projetos em tecnologia — a gestão de TI abrange os seguintes tópicos:

  • Organizações e Pessoas;
  • Informação e Tecnologia;
  • Parceiros e Fornecedores;
  • Fluxos de valor e Processos.

É importante frisar que governança de TI e gestão de TI são processos diferentes que atuam para manter a segurança e qualidade dos recursos de TI de uma empresa.

A atuação da governança de TI estabelece regras e gerencia vulnerabilidades, garantindo a proteção e desempenho da empresa no âmbito de processamento de dados.

Já a gestão de TI é um processo mais amplo, que pode atuar, inclusive, na gestão e treinamento de profissionais de TI.

Principais riscos na gestão de TI

Para compreender quais são as dificuldades da função do gestor de TI, podemos separar esses desafios em três tópicos principais:

Tecnológicos

Os riscos tecnológicos são os riscos referentes à infraestrutura de TI, como software e hardware. Os problemas podem ser máquinas obsoletas, softwares com licenças expiradas ou pirateadas, tentativas de invasão e outras vulnerabilidades.

Pessoais

Diversos fatores internos e externos podem trazer dificuldades para a gestão de TI, tais como a falta de capacitação de profissionais, baixa retenção de bons profissionais e até mesmo problemas com a cultura da empresa, que muitas vezes podem resistir à inovação ou não permitir uma boa qualificação profissional.

Outro risco pessoal é a atuação de pessoas mal-intencionadas (internamente ou por hackers invasores). Em alguns casos, a presença de espiões industriais e o vazamento de informações sigilosas por colaboradores insatisfeitos também podem ocorrer.

Processuais

Já os riscos processuais podem ocorrer por restrições financeiras para investimentos, resistência à inovação, flutuação cambial e até mesmo o baixo grau de maturidade da governança de TI.

Como lidar com os riscos na gestão de TI?

Em resumo, um bom plano de ação do gestor de TI contempla:

  • Contextualizar os recursos de TI (tecnológicos, financeiros, materiais e humanos);
  • Identificar as vulnerabilidades dos recursos de TI;
  • Identificar ameaças e vulnerabilidades, avaliando e criando uma régua de probabilidade de concretização da ameaça;
  • Encontrar soluções para as ameaças;
  • Monitorar riscos, revisar processos e reestruturar recursos.

O gestor de TI precisa lidar com questões técnicas e também de gestão de pessoas e a terceirização de serviços de TI pode ser a solução mais indicada.

Ao contratar um serviço terceirizado de TI, é possível agendar manutenções preventivas, solicitar reparos e até mesmo ter uma equipe de Help Desk para atender imediatamente seus clientes e usuários.

A netsupport oferece esses e outros recursos que facilitam a gestão de TI da sua empresa, de forma prática e acessível para pequenas e médias empresas.

Conheça nossos planos e descubra como nossos profissionais podem atender às suas demandas.

Vantagens de investir na gestão de TI

Uma boa gestão de TI garante o funcionamento integrado entre diferentes setores da empresa, com mais qualidade nos processos e segurança do funcionamento dos equipamentos de TI.

Esse trabalho pode ser reconhecido com os principais benefícios:

  • Melhora em processos internos;
  • Reforço das boas práticas de segurança da informação;
  • Aumento da produtividade em todos os setores;
  • Otimização de recursos de TI;
  • Garantia de disponibilidade de sistemas e informações;
  • Garantia da segurança da informação e adequação à LGPD.

Serviços terceirizados de TI?

Ter um bom suporte técnico faz toda a diferença no dia a dia de uma empresa, tanto para os processos internos quanto para o relacionamento com o cliente.

E contratar uma equipe terceirizada para atender às demandas da gestão de TI oferece redução de custos de até 40% dos investimentos em tecnologia, além de garantir uma equipe preparada para atender sua empresa 24h por dia.

Além desses fatores, a gestão de TI também contribui para a sua empresa se destacar entre a concorrência, oferecendo melhores serviços e produtos, com menos vulnerabilidades e falhas operacionais.

Todos esses fatores agregam valor à imagem da empresa, que se destaca no mercado e para seus usuários e clientes. Seja você parte de uma pequena ou média empresa, conte com a gestão de TI para lidar com os riscos tecnológicos, processuais e pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.