Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Perguntas Frequentes

O que você gostaria de saber sobre a gente?

Selecione uma das categorias abaixo para ver as perguntas que mais recebemos!

Institucional

  • O que é a NetSupport?

A NetSupport é uma empresa de suporte técnico de TI, que atua através de uma comunidade de técnicos freelancer, chamados de Supporters.

Oferecemos atendimento é em todo o Brasil, 24h por dia, 7 dias por semana.

Temos a qualidade e melhores práticas de TI, das grandes empresas, ao alcance de todas as pessoas. Existimos para democratizar o uso da tecnologia, levando #TIparatodos.

Geramos oportunidades de trabalho freelancer para profissionais de informática e entregamos um serviço acessível, e de qualidade, para pequenas ou grandes empresas e, até mesmo, residências.

Com a nossa ajuda, você usufrui do melhor que a tecnologia tem a oferecer!

  • Quem é a NeTI?

A NeTI é a nossa assistente virtual e representa toda a equipe da NetSupport.

Prestativa e parceira ela entende bem a importância de levar #TIparatodos. Por isso, está sempre disponível para facilitar a vida de nossos clientes, Supporters e seguidores.

Você pode contar com ela para esclarecer suas dúvidas ou ajudá-lo com dicas sobre TI.

Ela é a responsável por intermediar todo o contato com a equipe NetSupport através de nossos canais oficiais de comunicação.

Para que você não fique perdido, listamos todos os meios pelos quais é possível conversar com a NeTI.

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Blog;
  • Slack (apenas para Supporters).

A rotina da NeTI também é bem atarefada. Além de atender todo o nosso público, ela ainda cuida de outras atividades, tais como:

  • Distribuir os jobs na comunidade de Supporters;
  • Publicar artigos no Blog NetSupport;
  • Fazer a triagem de e-mails recebidos através dos canais nsresolve@netsupport.com.br (para Supporters) e faleconosco@netsupport.com.br (para clientes).

Enfim, é com muita alegria que apresentamos a nova integrante da nossa família! Sempre que precisar falar conosco, pode contar a NeTI para lhe ajudar!

  • Quais regiões a NetSupport atende?

A NetSupport já atende todo Brasil.

Contamos com técnicos de informática espalhados nas cinco regiões do país, em quase 800 municípios e esse número aumenta a cada dia mais.

  • Quem são os Supporters?

Os Supporters são os técnicos de TI que fazem parte da nossa comunidade e são responsáveis por atender aos chamados de nossos clientes.

Eles são reconhecidos como Supporters, após passarem pelo nosso processo de cadastro, categorização e orientação através do documento “Regras e Conduta”.

Após cumprirem esses passos, eles estão aptos a realizar atendimentos de forma presencial ou remota, garantindo a solução dos problemas dos clientes.

Contamos com Supporters espalhados por todo Brasil, pois dessa maneira podemos atender nossos clientes independente do horário ou localidade.

  • Quem a NetSupport atende?

A NetSupport atende qualquer, empresa, organização ou pessoa que tenha algum problema de TI relacionado a microinformática e infraestrutura.

Não importa a localização ou o porte do negócio. Levamos o mesmo suporte de qualidade pois acreditamos em #TIparatodos.

  • A NetSupport tem um estabelecimento próprio?

A NetSupport tem um estabelecimento próprio? Não! A NetSupport não possui um estabelecimento próprio para o envio de dispositivos ou atendimento. Os chamados são executados no local indicado pelo cliente.

Contamos apenas com escritórios nas cidades de São Paulo/SP e Uberlândia/MG, onde ficam alocadas as equipes responsáveis por todas as funções administrativas e operacionais.

  • Qual é o horário de funcionamento da NetSupport?

A NetSupport está disponível 24h por dia, 7 dias por semana, para resolver os seus problemas de TI. Entre em contato quando desejar!

  • Como a NetSupport garante a solução do meu problema?

Como a NetSupport garante a solução do meu problema? Para garantir a solução do seu problema, a NetSupport toma uma série de precauções, tais como:

  • Mapeamento das habilidades dos técnicos cadastrados;
  • Categorização dos profissionais de acordo com os seus conhecimentos;
  • Realização de uma pesquisa de satisfação, para identificar possíveis melhorias.

Além disso, a forma mais eficaz de garantir uma solução, é fazendo com que os próprios cliente nos digam se o chamado foi resolvido.

Por isso, a única pessoa que pode encerrar o chamado em nosso portal é o cliente. Ele é o nosso principal termômetro de entrega.

  • Como a NetSupport resolve meu problema?

Como a NetSupport resolve meu problema? Para resolver o seu problema, a NetSupport encaminha até você um dos especialistas de TI que fazem parte da nossa comunidade.

Esses especialistas são chamados de Supporters e, para poder realizar os atendimentos, eles passam por um processo de cadastrado e categorização. Desta maneira, conseguimos mapear as habilidades do profissional na área de TI.

Além disso, para garantir que eles tenham o conhecimento necessário sobre as normas de atendimento da NetSupport, oferecemos uma orientação através de um documento sobre Regras e Conduta.

Ou seja, para resolver os seus problemas da maneira correta, buscamos profissionais de TI de qualidade que, realmente, podem ser úteis para o seu negócio.

Serviços

  • Quais serviços posso contratar na NetSupport?

De maneira geral a NetSupport oferece serviços de suporte de TI.

Na área de microinformática, podemos atendê-lo em situações como:

  • Formatação de máquina;
  • Configuração de máquina;
  • Restauração de máquina;
  • Instalação de impressora;
  • Instalação de programas;
  • Atualização de sistema operacional;
  • Backup;
  • Atualização de Drives;
  • Troca de peça (desde que o cliente já esteja com o componente em mãos);
  • Configuração de roteador e rede Wi-Fi
  • Limpeza de máquina.

Já na área de infraestrutura, podemos executar a configuração de redes e servidores, desde que o cliente tenha a documentação necessária.

  • Quais são os formatos de contratação da NetSupport?

É possível contratar os serviços da NetSupport de duas maneiras: Atendimento avulso: Solucione problemas pontuais e únicos em dispositivos, que venham aparecer ocasionalmente; Plano mensal: Você contrata um plano feito sob medida para sua empresa e pode ter acesso a quantidade de chamados que você precisa. Tudo com base na demanda do seu negócio.

  • Quais sistemas operacionais vocês atendem?

Quais sistemas operacionais vocês atendem? A NetSupport oferece suporte para a maioria dos sistemas operacionais. Entre os mais populares estão:

  • Windows;
  • macOS;
  • Linux (Ubuntu, Mint, Oracle, Fedora, etc.);
  • Chrome OS.
  • Vocês fornecem o programa de instalação do Windows?

Sim, nós podemos oferecer o programa de instalação para os nossos clientes.

Porém, vale ressaltar que é de responsabilidade do cliente possuir a licença do sistema operacional.

  • Vocês fornecem chave de produto (licença) do Windows?

Não, a licença é de responsabilidade do cliente. Caso ele não possua a chave, será preciso providenciar com o fabricante.

  • Um Windows sem ativar é um windows pirata ?

Não, ele é apenas um produto não licenciado. Quando uma máquina é formatada, por exemplo, ela fica utilizável por um tempo sem a aplicação da licença.

O Windows só será pirata se o usuário aplicar uma chave de produto falsa.

  • Vocês instalam programas pagos?(ex:Pacote Office, Avast, Adobe, etc)

Sim, porém sem o fornecimento da licença, como no caso de sistemas operacionais.

  • Vocês fornecem peças para impressoras?

Não, mas podemos indicar o contato de fornecedores de confiança.

  • Preciso que o técnico faça uma limpeza na minha máquina, vocês fazem esse serviço?

Sim, contamos com especialistas para solucionar esse tipo de demanda.

  • Qual é a garantia que a limpeza na minha máquina será eficaz?

A NetSupport conta com técnicos qualificados para realizar os seus atendimentos e, por isso, assegura a resolução dos problemas de TI de seus clientes.

Quanto ao funcionamento da máquina, vale ressaltar que a limpeza possui um baixo impacto em sua performance, melhorando, principalmente, o aquecimento do equipamento.

  • A NetSupport faz a troca de peças no meu dispositivo?

Sim, a NetSupport pode trocar as peças as peças dos seus dispositivos.

Entretanto, nós não realizamos a venda de peças. Caso seja necessário adquirir algum componente para o dispositivo a compra deve ser realizada pelo cliente.

Após adquirir a peça necessária, você poderá nos acionar novamente, que nós iremos enviar o mesmo técnico que já lhe atendeu anteriormente, para dar continuidade ao atendimento.

  • O que está incluso em um chamado?

No chamado que você contrata está incluso a resolução do seu problema.

A NetSupport se compromete a solucionar o seu chamado durante as 2h que compreendem o valor do atendimento.

Aliás, caso o primeiro técnico selecionado não consiga resolver o chamado, nós enviaremos outro, capaz de solucionar o seu problema.

A única exceção dessa regra se aplica aos casos em que a troca de alguma peça do equipamento se faz necessária.

Em situações como essa, é preciso que o cliente faça a compra do componente primeiro. Inclusive, a NetSupport se compromete a ajudá-lo nesse processo.

  • Como abro um chamado na NetSupport?

Para quem ainda não é cliente, o primeiro passo é entrar em contato com a nossa equipe através do nosso site, descrevendo o seu problema.

Dessa maneira, vamos encaminhá-lo para a equipe responsável, que localizará um técnico apto para lhe atender a resolver o seu problema.

Caso você já tenha utilizado os serviços da NetSupport é possível abrir um chamado através da nossa plataforma ou do e-mail do Supporter designado para atendê-lo.

  • Como funciona o atendimento se eu precisar trocar alguma peça ?

Após identificar a necessidade de troca de peças, o Supporter responsável pelo atendimento orientará o cliente sobre qual é o componente que precisa ser adquirido. O cliente, por sua vez, deve providenciar a compra da peça.

É necessário cobrarmos por dois chamados, para realizar a troca de peças: Um para diagnóstico e outro para concluir a troca de fato, porém estes têm valores diferenciados.

Nós disponibilizamos tanto a alternativa do cliente já pagar pelos dois chamados, de uma única vez e com condições especiais, quanto de nos retornar após a compra, pagando pelo valor integral de um novo atendimento. A escolha fica a seu critério

  • Quanto tempo demora o processo do atendimento?

Não há um período pré-determinado. Isso pode variar de acordo com cada problema.

Uma formatação, por exemplo, pode levar mais ou menos tempo, dependendo do tamanho do backup do cliente

  • Quando eu solicito um atendimento, qual é o processo até o técnico chegar no local?

Basicamente, até o técnico chegar ao local do atendimento existem quatro etapas principais, sendo elas:

  1. Avaliação da equipe comercial para definir o modelo de atendimento (pontual, diária ou meia diária);
  2. Chamado é enviado para a equipe de operação, que alocará o técnico mais qualificado para o atendimento;
  3. Depois da alocação, será enviada uma notificação, por e-mail, com os detalhes do atendimento e o contato do Gestor de Demanda, que é o ponto central de contato entre o cliente e o técnico;
  4. O Gestor de demanda acompanhará todo o processo de atendimento, para garantir que ele seja realizado na data e horário agendados.
  • A NetSupport se baseia em alguma metodologia para realizar os atendimentos?

Sim! Nossos atendimentos são baseados nos princípios da ITILInformation Technology Infrastructure Library, em português, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Essa é uma das metodologias mais adotadas por profissionais de TI em todo mundo.

  • De quem é a responsabilidade caso eu perca dados e informações durante o atendimento?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o cliente é sempre aconselhado a ter um backup de seus dados, para evitar a perda de informações.

Como uma forma de garantir a segurança de nossos cliente e da NetSupport, avisamos, de antemão, que a manutenção de determinados equipamentos, pode gerar a perda de dados. Tudo dependerá do tipo de problema que será solucionado..

Porém, caso seja constatada a perda de dados, mesmo mediante a todos os cuidados tomados para evitar tal situação, a NetSupport assumirá o compromisso de ressarcir o cliente.

Entretanto, será preciso avaliar se a perda foi ocasionada por erro ou por necessidade para a resolução.

  • O que acontece depois do chamado agendado?

Assim que o seu chamado for agendado, você receberá uma notificação por e-mail, do gestor de demandas designado para intermediar o seu atendimento.

Nessa mensagem, estarão formalizadas todas as informações alinhadas previamente (local, horário, problema, nome do técnico que irá atendê-lo e etc.)

  • Eu estou assegurado caso o meu dispositivo seja danificado de alguma forma?

Sim! Caso seja constatado que o problema foi gerado durante a manutenção, realizada pela NetSupport, o cliente será ressarcido com o valor do equipamento danificado.

  • Como são atendidos os chamados da NetSupport?

Como são atendidos os chamados da NetSupport? Tudo depende do problema que o dispositivo possui, mas existem duas formas de realizar os atendimentos:

  • Remotos: O técnico acessa o seu computador a distância, através de uma ferramenta segura e todo o atendimento é gravado, para garantir a sua segurança;
  • Presencial: Enviamos o técnico até o local em que você, na data e horário combinados previamente, para solucionar o problema do seu dispositivo.
  • Onde posso acompanhar o processo de atendiemnto do meu chamado?

A NetSupport disponibiliza um portal onde é possível acompanhar o status do seu chamado, abrir novas solicitações, checar o seu histórico, entre outras informações.

Você pode acessá-lo clicando aqui.

  • Eu preciso levar meu dispositivo até a NetSupport?

Não! Você não precisa levar o seu dispositivo até a NetSupport. É a NetSupport que vai até você.

Enviamos um técnico especializado até o local sinalizado, para realizar o reparo do equipamento em questão.

  • Qual é a validade da garantia de um atendimento com troca de peça?

A validade do nosso chamado é de 3 dias após o seu encerramento.

Quanto as peças, como a venda não é realizada pela NetSupport, é preciso verificar o prazo dado pelo seu fornecedor.

  • Política de cancelamento de chamado?

Os chamados pontuais podem ser cancelados sem custos, desde que o cliente notifique a NetSupport, no mínimo, com 2h de antecedência do horário marcado.

Caso contrário, o cliente deverá assumir uma multa de 30% do valor acordado para o chamado. Somente mediante a esse pagamento um novo atendimento poderá ser solicitado, eventualmente.

  • Preciso reagendar meu chamado como faço?

Os chamados pontuais podem ser reagendados sem custos, desde que o cliente notifique a NetSupport, no mínimo, com 2h de antecedência do horário marcado.

Caso contrário, o cliente deverá assumir uma multa de 30% do valor acordado para o chamado. Somente mediante a esse pagamento um novo atendimento poderá ser solicitado.

Financeiro

  • Quais são as formas de pagamento da NetSupport?

No momento, os pagamentos são recebidos única e exclusivamente através de boletos bancários.

Porém, já estamos trabalhando para implementar outras alternativas.

  • Quanto custa o chamado NetSupport?

Os custos podem variar de acordo com as necessidades da sua empresa.

Entretanto, apenas para que você tenha uma base, hoje um chamado remoto sai por a partir R$ 95,00 e o chamado presencial por R$ 180,00. Ambos os formatos compreendem 2h de atendimento.

Caso o chamado ultrapasse o período de 2h é cobrado o valor de R$ 40,00 por hora adicional, mediante a autorização do cliente.

  • Em quanto tempo eu recebo a nota fiscal e o boleto bancário para o pagamento?

O prazo máximo é de 48h, em dias úteis, após o encerramento do atendimento pelo cliente e pelo técnico.

  • Esse boleto tem validade?

Sim, ele é valido por dois dias.

  • Se eu não conseguir efetuar o pagamento do boleto na data acordada havará juros?

Não, basta entrar em contato com o financeiro e pedir a renovação do documento.

Contudo, caso o pagamento não seja realizado em até 7 dias, após a conclusão do chamado, entraremos com o pedido de negativação do CPF/CNPJ do cliente nos orgãos competentes.

  • Devo pagar para o técnico?

Não! Em hipótese alguma você deverá pagar qualquer valor para o técnico. O pagamento deve ser sempre realizado para a NetSupport.

O repasse do valor para o técnico, referente ao seu atendimento, será feito pela própria NetSupport.

Além do mais, a cobrança só será gerada após a NetSupport receber o Relatório de Atendimento (RAT) assinado pelo cliente e pelo técnico.

  • Como eu pago a NetSupport?

No caso de chamados avulsos, a NetSupport enviará uma nota fiscal e um boleto de pagamento em até 48h após a finalização do chamado.

A finalização do chamado inclui o fechamento do serviço no portal, feito pelo cliente, e o envio do Relatório de Atendimento (RAT), feito pelo técnico.

Agora, se você optar por contratar nossos serviços mensalmente, todo mês você receberá a nota e o boleto na data acordada durante a contratação.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a NetSupport?