Isso mesmo, para resolver certos chamados é preciso reforçar o seu time. O outsourcing de TI é a ajuda que você tanto necessita.
Na maioria dos casos, as equipes internas de TI acabam precisando de uma “mãozinha”, para atender toda demanda de trabalho. Por isso, os gestores acabam recorrendo ao outsourcing de TI.
Essa é a alternativa mais adequada, econômica e eficaz para agilizar, quando necessário, a execução das atividades da área.
Além disso, para lidar com os chamados de suporte, o outsourcing de TI será a solução perfeita, para acabar com as queixas dos usuários. Explicamos cada um desses pontos neste artigo. Aproveite a leitura!
Outsourcing de TI e os problemas do dia a dia
Há momentos em que um problema simples no computador, redes ou dispositivos de tecnologia acaba se tomando uma grande dor de cabeça.
Seja para o gestor de TI de uma grande empresa ou o proprietário de um pequeno negócio, todos já estiveram em uma situação em que pensaram: E agora, o que eu faço?
Os motivos para tal situação são inúmeros, como, por exemplo, indisponibilidade de profissionais e prazos longos para atendimento.
Em alguns casos, até mesmo a distância acaba se tornando um impeditivo. Isso acontece, principalmente se a empresa contar com filiais ou escritórios em outras localidades, mas centraliza sua equipe de TI toda em um único local.
Conciliando o outsourcing de TI com a sua empresa
Ainda hoje existem alguns preconceitos com relação ao outsourcing de TI. Perda de qualidade, atendimento inferior, profissionais pouco preparados, são características atribuídas, erroneamente, a esse tipo de serviço.
Terceirizar um pedaço de sua operação, ou até mesmo uma área inteira, não quer dizer que o setor de TI diminuirá seus padrões. Muito pelo contrário, ele ganhará mais força, aumentará seu potencial e disponibilidade de atendimento.
Nas grandes empresas, o outsourcing de TI também não deve ser encarado como um adversário da equipe interna de tecnologia. É comum que os membros desse time tenham receio, associando a terceirização com a redução do quadro de colaboradores.
Se o outsourcing de TI foi contratado para assumir atividades operacionais, como acontece na maioria dos casos, o seu time ficará livre para cuidar de ações mais estratégicas.
Essa é uma vantagem tanto para os funcionários, que ficarão motivados por assumir novas tarefas, quanto para a empresa, que ganhará com as melhorias realizadas. Caso perceba uma certa resistência na sua equipe, use esse argumento, para conquistá-los.
Leia também: Como reduzir os custos de TI com profissionais sob demanda?
Sem dores de cabeça com o outsourcing de TI
Será o outsourcing de TI que poderá ajudar o seu negócio a solucionar demandas mais específicas e imprevisíveis. Isso porque, geralmente, uma empresa especializada dispõe de uma equipe maior e mais completa à sua disposição.
Sua abrangência de atendimento é muito superior em relação a de uma equipe de TI interna. Desta forma, é possível atender filiais, escritórios em outras localidades ou chamados de última hora sem deslocar seus colaboradores e, muito menos, sem custos extras.
A NetSupport é uma empresa que se encaixa nesse perfil. Conseguimos atender mais de 700 cidades em todo Brasil, desde grandes capitais até o interior.
Além disso, de acordo com a 17ª edição do prêmio IT Leaders, promovido pelo portal ComputerWorld, das três iniciativas de negócios com envolvimento significativo da TI, em 2018, a mais importante delas é a de aumentar a eficiência operacional das empresas (60%).
Nesse cenário, é importante que as equipes de TI se dediquem às funções estratégicas de maior importância. São elas que contribuirão para aumentar a sua eficiência profissional.
As atividades operacionais, como o suporte técnico para os demais departamentos, podem ficar a cargo de um parceiro de confiança. Desta maneira, será preciso apenas gerenciar e acompanhar os resultados.
Conforme informações do IDC (International Data Corporation), 80% do tempo das equipes de TI é destinado, de maneira errônea, para atribuições operacionais e rotineiras.
Para não fazer parte dessa porcentagem, opte pelo outsourcing de TI. Desta forma, você e sua equipe ficaram livres para desenvolver projetos e implantar melhorias de impacto para o negócio.
Outsourcing de TI também é sinônimo de economia
Não podemos falar sobre outsourcing de TI sem mencionar um de seus principais atrativos: a redução de custos. As empresas que contrataram os serviços da NetSupport, por exemplo, economizaram mais de 25% em seus orçamentos.
O outsourcing de TI é uma estratégia comum e que traz resultados significativos, em um curto espaço de tempo. A Algar Tech, empresa de gestão de serviços de TI do Grupo Algar, atenderá 40 de seus clientes através de nossos Supporters em 2018.
De acordo com Silvio Passos, diretor superintendente de operações, da Algar Tech: “A ideia é quebrar o paradigma com um modelo de negócio inovador e mais flexível”.
Algumas das razões que motivam a contração do outsourcing de TI, com a finalidade de enxugar gastos, nas empresas, são:
- Acesso a profissionais qualificados e pré-selecionados por uma empresa especializada no segmento de TI;
- Eliminar gastos com contratações diretas, sejam elas fixas ou temporárias;
- Reduzir a ociosidade das equipes de TI e otimizar o seu tempo;
- Contratar serviços por período determinado, para projetos pontuais;
- Aumentar ou reduzir a equipe de TI com maior facilidade;
- Evitar processos burocráticos e de alto custo que envolvem a contratação de um número elevado de colaboradores.