O que é preciso saber antes de comprar um notebook?

O que é preciso saber antes de comprar um notebook?

O que é preciso saber antes de comprar um notebook? Uma dúvida que muitas pessoas tem na hora de comprar um novo portátil.

A venda de Notebooks tem se tornado cada vez mais expressiva em relação aos Desktops.

Portátil, de tamanho compacto e executando as mesmas funções de um computador convencional, os Notebooks possuem muitas vantagens ao seu favor.

Entretanto, para a garantia de bom negócio, é preciso manter-se atento a algumas características importantes antes de adquirir um dispositivo como esse.

Qual é a configuração mínima recomendada para um Notebook?

Este ponto é sempre muito relativo, pois irá variar de acordo com a finalidade para qual a máquina será destinada.

Mas, para um bom começo, um Notebook que tenha em torno de 500GB de Disco Rígido (HD) e entre 4 e 6GB de memória RAM, deve ser o suficiente para a maioria dos usuários.

Outro fator importante de se considerar é o processador da máquina. Para o comparativo, vamos utilizar como parâmetro os da marca Intel, uma das mais tradicionais no mercado.

Caso o notebook em questão seja para uso doméstico, um processador Core i3 seria o suficiente, considerando que este seria utilizado para navegar pela web, pagar contas, se comunicar com amigos e familiares através de Softwares de comunicação (Skype, por exemplo), reproduzir vídeos e etc.

Muito raramente o usuário executará mais de uma função simultaneamente, logo, esta versão do processador ou equivalente de outra marca desempenharia sua função sem problemas.

Já para o ambiente corporativo, onde é necessário conciliar diversas atividades ao mesmo tempo (responder e-mails, trabalhar em programas específicos usados pela empresa, navegador com muitas janelas abertas, entre outros), o ideal seria utilizar máquinas que venham com processador a partir do Core i5, pois este conseguirá desempenhar melhor as multitarefas.

O que é preciso saber antes de comprar um notebook?

Afinal, o que é preciso saber antes de comprar um notebook? Segue a lista de itens e depois uma explicação sobre cada um:

  • Memória RAM
  • SSD
  • GPU
  • Bateria

Memória RAM

Responsável por fazer com que os processos sejam executados de forma rápida, no mínimo deve ter entre 4 e 6GB, como mencionado acima.

Para garantir uma performance ainda mais ágil é recomendado que a máquina tenha acima de 8GB de memória, principalmente para profissionais que trabalham com edição de fotos, vídeos e também com programas complexos.

SSD (Solid State Drive)

Vem aos poucos substituído os relativamente “antigos” Discos Rígidos mecânicos (HD), ainda comuns em Desktops.

O SSD garante maior fluidez ao sistema operacional e possui a vantagem extra de não sofrer com impactos, como o HD mecânico, além de ter uma performance excepcional.

GPU (Placa Gráfica)

Geralmente localizada na parte central da placa de vídeo, a GPU é responsável por unificar todos os gráficos produzidos pelos computadores.

Ter uma placa gráfica dedicada e de boa qualidade pode ajudar ainda mais no desempenho do seu computador, pois evita que ele use mais memória RAM, melhorando consideravelmente a sua performance.

Os Notebooks que trabalham com processador Intel normalmente compartilham a CPU para executar os programas e gráficos.

Isso faz com que sua bateria seja drenada mais rapidamente quando o aplicativo tiver muitos gráficos, como no caso de jogos em 3D.

Bateria

A autonomia de bateria do Notebook também é um fator importante na escolha do modelo ideal.

Se você busca mobilidade, está na rua o tempo todo, um notebook com 4 horas de bateria não irá atender sua necessidade.

Procure, nesse caso, um aparelho com 8 horas ou mais de duração, assim não precisará ficar buscando uma tomada o tempo todo.

Quanto mais potente o processamento do computador, menor será a sua autonomia.

Opte, de preferência, por um modelo com bateria removível, para que, daqui 2 ou 3 anos, quando ela perder sua capacidade de carga, você possa facilmente substituí-la por uma peça original.

Desta forma, evita que você precise levar o Notebook numa assistência técnica autorizada para ser desmontado.

Desktop é melhor que notebook?

Via de regra Desktops podem durar mais, por ficarem menos expostos às condições que os notebooks são submetidos.

Notebooks muitas vezes são colocados dentro de mochilas ainda ligados, trabalham em locais não ventilados, como sofás e camas, entre outras ações não recomendadas.

Para garantir que dispositivos do tipo Notebook tenham uma vida útil maior, é importante investir em cuidados essenciais e manutenção preventiva. O seu ciclo de carga da bateria demanda mais atenção, por exemplo.

É recomendado carregar a bateria totalmente, e só voltar a conectá-la quando estiver próxima do fim.

Quanto ao HD, caso não seja 100% SSD, impactos fortes e quedas de energia podem causar falhas severas, e comprometer os arquivos salvos na máquina.

O teclado também merece atenção, já que pedaços pequenos de matérias e migalhas de alimento podem acabar danificando os seus botões. Lembre-se também de jamais colocar objetos pesados sobre o Notebook, o que pode romper a sua tela.

Diferença entre um Notebook, Ultrabook e o Netbook?

Todas as lojas, sejam físicas ou virtuais, estão recheadas das mais diversas opções de computadores portáteis. Notebook, Ultrabook e Netbook, cada um deles possui suas especificidades. Entenda a diferença:

Notebook

Formato padrão de computador portátil, geralmente possui leitor de DVD, seu tamanho, peso e tela variam de acordo com o fabricante. Seus Hardwares têm origens diversificadas, combinando componentes de diferentes qualidades.

Ultrabook

Uma versão mais evoluída do Notebook com autonomia de bateria maior, bem mais leve e fino. Geralmente são compostos por Hardwares de qualidade intermediária e avançada, e possuem preços médios mais elevados.

Netbook

Popular entre os anos de 2008 e 2010, esta era uma versão simplificada do notebook, de capacidade reduzida e Hardwares mais simples.

Na grande maioria dos casos, seu foco era na mobilidade, olhando para um público que usaria esse equipamento como segundo PC, no sofá assistindo TV ou uma viagem onde desejava ter pouco peso.

O próprio Google, em parceria com alguns fabricantes como Samsung, Dell e HP, possui a sua versão de Notebook: O Chrome Book.

O dispositivo, que trabalha com sistema operacional Chrome OS, possui Hardwares mais simples, mas garante um bom desempenho, pois sua armazenagem é totalmente em nuvem.

No Brasil é possível encontrá-lo por menos de R$ 1000 em algumas lojas.

Para se aprofundar no assunto, recomendamos que você faça o download gratuito do nosso “Guia Prático do Notebook”, assim você poderá aprender outros detalhes e tirar todas as suas dúvidas antes de comprar um notebook novo!