O que é outsourcing, como se aplica e quais suas vantagens?

Você sabe o que é outsourcing? Se a sua resposta for não, você está perdendo uma grande chance de investir melhor nos seus negócios.
É muito comum que algumas empresas não possuam a infraestrutura ou o conhecimento necessários para executarem seus projetos de forma correta. Isso, sem dúvidas, prejudica o resultado final.

Reconhecer que precisa de alguém mais capacitado para determinada tarefa não é, de forma alguma, motivo de vergonha. Pelo contrário, é demonstrar uma visão diferenciada e aberta a possibilidades.

Quando gestores de Tecnologia da Informação, por exemplo, encontram-se diante de objetivos que não conseguem alcançar com os recursos materiais e humanos de que dispõe naquele momento, eles podem decidir entre duas opções:

Parar no tempo ou seguir em frente com o outsourcing.

Quer entender melhor o que é outsourcing e sobre o que estamos falando?

Continue lendo!

O que é outsourcing?

Outsourcing nada mais é do que um termo em inglês que se refere à terceirização da gestão e do controle dos sistemas relacionados a um setor-chave de determinada empresa.

Você já deve ter ouvido falar de terceirização, certo?

Essa tem sido uma forma de serviço muito utilizada nos últimos anos, pois tem apresentado um melhor custo-benefício, além de aumentar a produtividade para o negócio.

Porém, apesar de serem conceitos parecidos, terceirização e outsourcing não são a mesma coisa. Para compreender melhor o que é outsourcing, podemos dizer que este se baseia em uma área mais específica da terceirização, aquela que busca atingir diretamente o core business da empresa.

Se a terceirização pode ser aproveitada para diversos serviços de uma empresa, por exemplo, logística, limpeza, segurança, transporte e atendimento, o outsourcing atua em Tecnologia da Informação, qualidade, produção, vendas e finanças.

Entendeu a diferença?

Na área de TI, por exemplo, trocar uma equipe interna por uma contratada é muito melhor devido a diversas vantagens, como maior monitoramento e prevenção contra falhas no sistema, além de permitir a flexibilidade de processos.

Veja as principais áreas de TI que podem ser otimizadas com essa estratégia:

    • consultorias;
    • infraestrutura (data center);
    • segurança digital;
    • desenvolvimento de aplicações;
    • integração de sistemas;

 

 

  • monitoramento de redes;
  • comunicação.

Como o mercado atual está cada dia mais moderno e competitivo, isso obriga as empresas a adotarem soluções melhores, capazes de otimizar a gestão dos negócios, principalmente nesses setores que agregam diferencial.

Adotar o outsourcing acaba sendo uma maneira de ter profissionais qualificados e com tempo hábil para atender às suas demandas sem que, necessariamente, você precise dedicar parte do seu tempo supervisionando esse determinado setor.

Assim, as outras equipes internas podem ter mais sua atenção e se organizarem de uma forma mais otimizada.

Quais as vantagens do outsourcing em TI?

Separamos para você as principais vantagens de utilizar o outsourcing.

Veja abaixo!

Acesso à melhor tecnologia do mercado

É impressionante como softwares e hardwares se tornam ultrapassados, concorda?

Somado a isso, a chegada constante ao mercado de novas metodologias de aplicação da tecnologia acabam deixando muitas empresas para trás.

Entendendo o que é outsourcing e sua importância, os gestores de um negócio têm acesso a recursos e profissionais atualizados no mercado, o que pode melhorar sua performance técnica e os negócios com os seus concorrentes.

Ao mesmo passo em que ganham competitividade, os profissionais do departamento interno podem manter o foco em atividades estratégicas e projetos mais urgentes, mantendo um equilíbrio das atividades e da satisfação do cliente.

Agilidade e qualidade

Pensando estrategicamente, as empresas que aplicam o outsourcing de TI podem se dedicar de fato ao que mais interessa: ir direto na fonte de lucro em vez de focar tarefas rotineiras e se desgastar.

Isso elimina uma boa parte das preocupações com gestão e manutenção de infraestrutura  que impedem de seguir os objetivos e bater as metas.

Para completar, o serviço do outsourcing de TI é direcionado para os indicadores de desempenho. Isso quer dizer que, através dele, você promove soluções ágeis, eficientes e que se ajustam melhor à sua empresa, resultando na eficiência do setor.

Para isso, não deixe de incluir no contrato detalhes como o tempo de resposta, para que a empresa contratada possa estar ciente e assim garantir o cumprimento de itens que levarão a bons resultados.

Segurança

Ainda que a segurança de dados tenha sido facilitada por avanços recentes, ela ainda é um grande desafio.

Essa é uma das principais preocupações, principalmente em relação a informações sigilosas que garantem a vantagem competitiva para uma empresa.

É por isso que contar com boas empresas de outsourcing de TI pode fazer grande diferença para sua gestão, já que essas pessoas são capacitadas para orientar você sobre quais são os melhores métodos de prevenção e proteção.

Assim como se acontecer algum imprevisto, como falha no sistema ou perda de arquivos, são eles que poderão decidir a melhor forma de proceder.

Maior produtividade

Através de experiências adquiridas com outros trabalhos e das ferramentas e treinamentos nos quais investiram, as equipes se qualificam para executarem os processos com qualidade e em menos tempo.

Isso, como consequência, garante boa produtividade e eficiência nas operações.

Essa rapidez na resposta para as solicitações representa o diferencial que toda empresa precisa e que todo cliente quer.

Em soma, evita desperdícios, reduz perdas, aproveita as oportunidades, minimiza as ameaças e melhora a experiência.

Redução de custos

Infraestrutura, salários de equipes, solução para processamento e conhecimento no tema para o correto manuseio das informações. Muita coisa, não?

Além do alto custo pensando nos bens materiais da situação, resolver todos esses tópicos demanda muito tempo e dedicação.

Depois de conhecer o que é outsourcing e adotá-lo na sua gestão, você precisará apenas ter cuidado ao avaliar as empresas fornecedoras do serviço para contratá-las com confiança para cuidar de tudo isso.

É importante também delegar algum profissional para atuar entre o fornecedor dos serviços e sua empresa.

Ou seja, menos trabalho e menos custo para você se preocupar.

Neste artigo, buscamos mostrar a você o que é outsourcing. Ficou interessado em utilizar essa estratégia na sua empresa?

Então saiba mais sobre as vantagens da terceirização de TI no nosso post sobre o tema!