O impacto da lei de terceirização para profissionais de TI

O Governo sancionou o projeto que permite a terceirização de qualquer atividade, e instituições de TI comemoram a decisão.
Com isso, o cenário de modelos flexíveis no segmento de computação, big data e tecnologias se consolida. Principalmente quando a área de TI deixa de focar em manutenção e passa a ser personagem constante em projetos de inovação. Essa mudança ocorre, principalmente, devido ao avanço de soluções de outsourcing de cloud.

A evolução do papel da TI, menos focada na manutenção e mais voltada à inovação, pode ser constatada pelo avanço da nuvem. O outsourcing de cloud coloca computadores de ponta à disposição das corporações.  A facilidade de contratação sob demanda também é determinante (a companhia só paga pela capacidade utilizada). Esse fator favorece a agilidade estratégica e torna-se um atrativo para quem busca pegar essa onda positiva do setor.

Aquecida por esse cenário, empresas especializadas compreendem que a terceirização é apenas uma opção a mais para o empresariado. Essa alternativa extra, possibilita às empresas alinhar sua demanda com a forma que o próprio setor de TI opera atualmente.

A fim de entender melhor os desafios da chamada “modernização trabalhista” para os profissionais de TI, e como ela influenciará o seu futuro, nada melhor do que escutá-los. Usaremos toda a experiência de mercado de nossos  profissionais especialistas em TI, os Supporters para isso. A seguir, eles comentam sobre o assunto para ajudar você a encarar essas mudanças com mais conhecimento.

A opinião dos profissionais de TI sobre a terceirização

O Supporter, Diego Ferreira Lamarão, afirma que os serviços terceirizados para a sua atividade-fim são tendência no segmento de tecnologia. Essa é uma maneira de aumentar a cadeia produtiva com mais qualidade: “Deixar um serviço que não é do ramo da sua empresa nas mãos de uma terceirizada que entrega o serviço com excelência só aumenta a capacidade produtiva de uma empresa”.

Agora, acredita-se que a terceirização em TI tende a ser uma relação menos conflituosa. Até pouco tempo, existia uma divergência de interpretação em relação ao que é considerada atividade meio e as chamadas atividades-fim. Esse desentendimento gerava uma infinidade de conflitos. A regulamentação vem para reduzir esses conflitos, principalmente nesse segmento que tem essa operação enraizada na prática. Segundo o Supporter, Bruno Walker Macedo: “Sempre houve terceirização nos departamentos de TI por meio das empresas de outsourcing. Ele também afirma que as empresas tendem absorver ainda mais esses serviços: “É evidente, hoje a informática é um setor essencial para a produtividade das empresas”.

Em alguns ramos mais e outros menos, o incentivo a esse modelo deve causar ainda longos debates. O Supporter a, Danilo Barbedo Cazon, evidência esse fato: “Vai variar muito entre as empresas. A terceirização pode não ser bem usada em alguns lugares, trabalhando melhor com empregados CLT do que terceirizados. Mas em outros casos, pode sim aumentar a capacidade produtiva e até mesmo aumentar o leque de produtos oferecidos”.

Os Supporters continuarão a acompanhar esse tema no dia a dia. Para ter acesso a muito mais conhecimento para sua área de TI, torne-se um cliente NetSupport.