Gestão de TI para PMEs: benefícios + como a NetSupport pode ajudar

Quanto mais espaço a tecnologia passou a ocupar dentro das empresas, mais a gestão de TI para PMEs passou a ser essencial.
Tecnologia e as pequenas empresas cada vez mais estão caminhando de mãos dadas, trazendo inúmeros benefícios para os consumidores. As PMEs têm se demonstrado cade vez mais abertas às soluções tecnológicas. O impacto do investimento na área de TI tornou-se um fator decisivo para o crescimento dos pequenos negócios.

Confira no post abaixo as principais vantagens de contar com uma gestão de TI para PMEs e como a NetSupport pode ajudar nisso!

O que é Gestão de TI?

Gestão de TI

significa gerir todas atividades e soluções providas por recursos computacionais que têm como objetivo possibilitar a obtenção, o armazenamento, o acesso de informações para você usar no dia a dia da sua empresa. É assim que a Endeavor definiu este termo.

Sendo assim, podemos dizer que a gestão de TI é a que fica responsável por cuidar das informações e de desenvolver e criar projetos alinhados com as atividades diárias da empresa utilizando seus recursos.

Parece fácil só lendo a sua definição, mas na verdade não é. Gestão não significa apenas lidar com o computador, também é necessário gerir pessoas, ou seja, os colaboradores que também trabalham com a TI da empresa.

Desenvolvedores, web designers, técnicos de suporte… enfim, todos os cargos que trabalham na área de TI precisam trabalhar sinergicamente, e a gestão de TI é a que garante que todos trabalhem em prol de um mesmo objetivo.

Por que usar a Gestão de TI?

Agora você sabe o que é, mas aí você se pergunta, por que devo fazer gestão de TI?

Porque é a gestão da tecnologia da informação que vai fazer com que você melhore a sua operação otimizando processos, é ela que vai ajudar a sua empresa a encontrar soluções inovadoras, é ela que vai fazer você se diferenciar dos concorrentes.

O mercado está cada vez mais competitivo, com demandas cada vez mais altas, agilidade e exigência de qualidade. O segredo para conseguir lidar com tudo isso é conseguir coletar, juntar e organizar os dados de cada coisa, de cada processo da sua empresa.

Com isso em mãos você consegue analisar e obter insights importantíssimos para melhorar a sua empresa, descobrir os erros e onde pode melhorar.

E existe meio mais qualificado de gerar esses dados senão por meio da tecnologia?

A gestão de TI vai garantir tudo isso e o mais importante, vai começar a alinhar suas tarefas ao objetivo do negócio. Foi-se o tempo que a tecnologia era um setor isolado, agora ela é fundamental para o crescimento.

Principais benefícios da Gestão de TI para PMEs  

Como você viu, são muitas as vantagens de ter uma gestão de TI eficiente. Para os pequenos negócios, essas são algumas que farão toda diferença:

  • Evite a interrupção de suas atividades, solucionando os problemas de forma rápida e trabalhando a sua prevenção;
  • Permite modernizar a estrutura do escritório, através do apoio dos técnicos;
  • Evita o desvio de atenção para solucionar problemas nos quais os funcionários da empresa não são especialistas (já que, na maioria dos casos, os primeiros a tomar a iniciativa de resolver a pane são os seus próprios funcionários);
  • Proteção contra o ataque de vírus e hackers, tomando as devidas ações para a prevenir a empresa;
  • Economia para as contas do negócio devido a sua flexibilidade. Os planos são elaborados a partir das reais necessidades de cada cliente atendido;
  • Garante a segurança e evita a perda de dados, através da implantação de uma rotina de backup.

Quando utilizar a Gestão de TI?

Desde o início. Não espere tempo demais para começar a fazer a gestão de tecnologia do seu negócio.

Se você está começando agora, já comece a planejar a área de TI e definindo como será feita a manutenção de dados, a coleta de informações, como isso será feito, quem irá fazer e assim por diante.

Se a sua empresa já está rodando certifique-se de começar a fazer a gestão de TI para ontem!

Alinhe o seu time de tecnologia em torno da gestão, entenda os processos de cada subárea dentro da sua TI e veja onde cada uma se encontra.

Faça reuniões, defina uma estratégia de governança de TI, deixe claro os objetivos, metas e resultados que cada um deve atingir.

Onde utilizar a Gestão de TI?

Em toda a empresa

. Hoje em dia a maioria das pessoas em uma organização trabalham de frente com o computador, mexendo em sistemas, programas e outros recursos.

Portanto, treinar todos os seus colaboradores para determinadas coisas também é função da gestão de TI.

As abordagens mais recomendadas para essa tarefa são através de materiais e treinamentos preparados por sua equipe ou consultoria de TI.

Escrever um breve material, com as principais normas e detalhes sobre a gestão de TI da empresa, é uma solução eficaz.

Alguns exemplos de informações que podem ser incluídas no documento:

  • Restrições de acesso às redes sociais e outros sites;
  • Como funciona o armazenamento de arquivos para cada área;
  • Orientações sobre o uso correto do e-mail corporativo;
  • Maneiras de identificar e evitar os vírus de computador;
  • Indicação dos contatos de suporte.

Em seguida, alinhe com o setor de Recursos Humanos para incluir tais orientações no treinamento de integração da empresa.

Torne-o um procedimento padrão para novas contratações. Além disso, deixe o conteúdo disponível em uma pasta pública ou intranet. Desta forma, todos podem acessá-lo facilmente.

Contudo, reforce a mensagem sobre a disponibilidade de suporte. Quando o usuário perceber alguma instabilidade em seu computador, o responsável pelo setor de TI deve ser alertado imediatamente.

Em muitos casos, uma simples irregularidade pode indicar problemas muito maiores, que exigem uma investigação minuciosa.

Por que escolher a NetSupport

A NetSupport está acostumada a atender os mais diversos segmentos de empresas, entretanto, tem dedicado atenção especial aos empreendimentos de pequeno porte. Esse é um setor que, na maioria dos casos, não necessita de uma área e gestão de TI em tempo integral.

Mas, assim como em quase todos os negócios, caso tenha alguma pane em sua estrutura de TI, esse problema pode simplesmente parar os seus processos. Por isso, necessitam de soluções ágeis e diretas, para que retornem às suas atividades com o mínimo de tempo desperdiçado.

Os serviços sob demanda da NetSupport são uma excelente alternativa em situações como essa! A adesão ao serviço é feita totalmente online, com conforto e segurança.

Como funciona o atendimento?

Alguns minutos após contratar o serviço, um profissional capacitado é localizado para solucionar o problema das empresas. O atendimento é realizado de forma presencial ou remota (à longa distância), dependendo de sua complexidade.

O chamado é atendido rapidamente, evitando perda de tempo e dinheiro. Para que os empreendedores possam ficar ainda mais tranquilos, dedicando-se às suas principais atividades, é possível assinar um plano mensal. Essa assinatura, garante atendimento ilimitado para as necessidades de TI do seu negócio.

Além disso, é possível ter acesso a profissionais de alto nível que, em caso de contratação direta, não estariam ao seu alcance. Esses especialistas – que são chamados de Supporters – possuem experiência comprovada no mercado de TI. Todos eles passam por todo um crivo, para que realizem atendimentos de qualidade.

Os serviços de gestão de TI para PMEs são oferecidos sob medida, de acordo com as suas necessidades. Apesar de trabalhar com soluções rápidas, seu atendimento também procura descobrir a origem do problema. Desta forma, é possível orientar os principais usuários, a fim de evitar outros contratempos.

O Cirurgião Geral, Alexandre Furiati, que possui um consultório médico na cidade de Uberaba/MG, usa e aprova os serviços da NetSupport:

O que faz grande diferença, realmente é a rapidez. Nossos problemas de tecnologia são solucionados de forma rápida, sempre com destreza. Eles nunca nos deixam na mão. Também sentimos a diferença em nossas contas, pois o serviço da NetSupport é muito mais econômico”.

Contar com o apoio de uma consultoria de TI, como a NetSupport, protege de maneira integral sua área de tecnologia. O que significa maior segurança para o negócio e tranquilidade para a sua equipe.