Desvendando a telefonia VoIP

Entre as muitas responsabilidades de uma equipe ou consultoria de TI, está também a de cuidar de toda a estrutura de telefonia das organizações. Antigamente a área de Telecom era um departamento próprio, mas hoje em dia se fundiu com a TI, transformando-se em uma única estrutura.
Basicamente as duas opções de sistema telefônico mais utilizadas pelas empresas são o PABX – em que uma ou mais linhas da operadora de preferência da empresa são ligadas a um equipamento, que as divide em diversos ramais – e o VoIP, abreviação do inglês Voice Over Internet Protocol – Voz Sobre Protocolo de Internet, em tradução livre – nesse caso, as ligações são realizadas através da internet ou qualquer outra rede de computadores.

O VoIP é uma opção muito mais em conta, em relação ao PABX, já que não cobra o usuário por impulsos, como as linhas convencionais.

Para utilizar essa tecnologia, basta investir em uma boa conexão de internet, que irá garantir ligações ilimitadas para a organização. Abaixo estão informações valiosas sobre essa opção de telefonia.

A Tecnologia VoIP

A primeira ligação por VoIP foi realizada pela VocalTec Communications Inc., uma pequena empresa de Israel, que desenvolveu um produto chamado Internet Phone, permitindo que usuários ligassem um para o outro através de um computador.

Claro que, além de uma possuir uma conexão de internet estável e de qualidade, é preciso que o usuário defina como ele realizará suas ligações. Existem três soluções comuns para tanto.

É possível escolher um aparelho telefônico já adaptado, com uma placa de rede, igual aos computadores. Se optar por utilizar um aparelho convencional, será necessário o uso de um adaptador chamado ATA – Adaptador Telefônico Analógico – que converte o sinal analógico do aparelho em dados para serem transmitidos pela internet.

Há ainda a probabilidade de utilizar um programa de VoIP pelo próprio computador, conhecido como “SoftPhone”, um exemplo comum é o X-lite, que também é gratuito.

É muito importante destacar que não é necessário possuir uma linha de telefone convencional para utilizar o VoIP. Se a sua empresa optar por fazer uso dessa modalidade, é necessário apenas um link de internet.

Existem muitas alternativas de serviços VOIP no mercado, inclusive de grandes operadoras, como a GVT. Por deter maior estrutura, sua qualidade é significativamente superior a maioria, portanto, acabam sendo a opção mais indicada.

Como funciona uma ligação via VoIP

Primeiramente, através de seu telefone ou headset, caso esteja conectado pelo computador, antes de iniciar a chamada o usuário ouvirá um sinal de discagem – a famosa “linha”, como nos telefones tradicionais – indicando que está apto para poder discar o número do destinatário. Os dígitos são armazenados pelo software escolhido.

Então um Gateway faz o papel de comparar os dígitos guardados, localizando aqueles que já tenham algum histórico de ligação ou buscando na web o Gateway correspondente a um novo telefone.

O Gatewaypode ser definido como uma função que age para identificar informações. Quando um dado não é localizado dentro de uma rede específica, ele então propaga essa informação para localizá-la na internet.

Para se estabelecer a ligação, o programa de VoIP se utiliza de vários comandos e protocolos, que hoje em dia funcionam de forma totalmente transparente com o usuário e, basicamente, conecta ele com a pessoa da outra ponta.

Dentro do conceito de VoIP, a sua voz é levada através da rede de internet e não através da rede da operadora de telefonia, e, portanto, não tem custo além do que a empresa já paga pelo link de internet.

Mas se a pessoa que está na outra ponta não está conectada via VoIP, na internet, e sim em um telefone tradicional (fixo ou móvel), a ligação será levada pela internet até o gateway mais próximo do destino, logo essa chamada sairá pela rede telefônica, a um custo de ligação local.

Isso significa que, no pior dos casos, elimina-se o custo dos impulsos de longa-distância, fazendo com que as chamadas para números de telefone convencionais tenham sempre o menor custo possível.

Ligação de VoIP através de aplicativos (WhatsApp, Viber, Skype…)

Neste caso, as aplicações do tipo fazem uso do protocolo Peer to Peer (P2P) – em tradução livre, Ponto a Ponto – que trabalha criando um nó entre os dispositivos de origem e destino, transformando a voz em dados digitais para fazer a transmissão.

Quando se utiliza um aplicativo como o WhatsApp, por exemplo, a ligação tem custo zero, isso por que o programa utiliza apenas a internet, sem intermédio de operadoras, fazendo uma ligação direta de um aplicativo para outro.

No caso das ligações utilizando o sistema VoIP, seja através de um aparelho telefônico ou de um computador com SoftPhone, é necessário contratar uma operadora especializada nesse serviço para poder completar os telefonemas.

Vantagens e desvantagens do VoIP

Como descrito acima, a telefonia VoIP tem como sua principal vantagem ser executada totalmente via web, mas além disso, existem muitos outros ganhos ao escolher esse serviço.

Como não exige implementação de uma rede física, já que utiliza a estrutura da própria internet, ela garante para as empresas maior flexibilidade no remanejamento de sua estrutura, além de ter um baixo custo de instalação e manutenção.

Também é possível efetuar ligações de ramal para ramal, sem restrição na localização. Por exemplo: Caso a sede da organização esteja instalada em São Paulo/SP e ela possua uma filial no Rio de Janeiro/RJ, ambos os pontos poderão se comunicar sem custo.

Entre os aspectos negativos, podemos destacar que, como o Voip utiliza a web em seu processo, caso haja algum problema ou queda na rede de internet, a qualidade das ligações será prejudicada, podendo, inclusive, deixar o serviço fora do ar, até que o link seja reestabelecido devidamente.

Essa é uma desvantagem, em relação às linhas telefônicas tradicionais, que permitem que a empresa tenha mais de um link de voz, evitando que ela fique sem comunicação, caso algum deles pare de funcionar. Contudo, um gestor pode avaliar a possibilidade de investir em mais de um link de internet, para evitar esse problema no serviço VoIP também.

Segundo o analista sênior de telecomunicações, Joelson dos Santos “Acredito o serviço de VoIP seja indicado em todos os casos, para grandes ou pequenas empresas que precisam poupar com Infraestrutura e economizar com o custo de ligações”. Que tal avaliar essa possibilidade?

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