A importância da Consultoria em TI para ganhar tempo na empresa

A área de TI, de maneira quase absoluta, é uma parte importante para todas as empresas. Avaliando seu planejamento, custos e, sobretudo, suas necessidades, será possível escolher entre contratar uma equipe interna ou terceirizar o serviço.
Os benefícios de se trabalhar em parceria com uma consultoria são inúmeros. Além da redução de custos e aumento da produtividade, a economia de tempo é um dos atributos que mais chamam a atenção. Principalmente para as pequenas e médias empresas.

Entre as 15 milhões de PMEs registradas no Brasil, mais de 60% não possuem uma área de TI. Geralmente, as empresas acabam optando por soluções pouco profissionais, ou, até mesmo, tentam solucionar os problemas por conta própria. Estes fatores causam perda de tempo e, consequentemente, dinheiro. Afinal, existem inúmeros casos de usuários que ao tentar resolver um problema sobre o qual não tinham conhecimento suficiente, acabaram agravando a situação.

Para evitar situações assim, entenda por que escolher a consultoria em TI certa é tão importante. Neste artigo, será mostrado como ela pode ajudar a sua empresa a ganhar mais tempo.

Atendimento sob demanda e menos ociosidade

Se a sua empresa já possui uma estrutura de TI organizada, utilizar os serviços terceirizados de uma consultoria pode ser uma opção viável. Com a consultoria em TI é possível solicitar atendimentos apenas quando for necessário ou pontualmente em projetos especiais.

As PMEs, na maioria dos casos, possuem um orçamento bastante enxuto. Desta forma, a contratação de um profissional dedicado exclusivamente para TI é praticamente inviável. Além disso, esse colaborador pode ficar ocioso, por conta da falta de atividades relacionados a sua função. Isso acontece porque o segmento de TI pode não estar relacionado à atividade fim da empresa. Em quadros como esse, os serviços de uma consultoria em TI serão melhor aproveitados.

Um exemplo, são os atendimentos avulsos da NetSupport. A empresa contrata a solução frente a uma necessidade pontual, com pagamento direto pela internet. O atendimento poderá ser remoto (a longa distância) ou presencial.

Mais tempo para se dedicar ao seu Core Business

Problemas de TI não só impossibilitam as pessoas de executarem suas atividades diárias, mas também faz com que elas percam tempo tentando resolvê-los. Um médico deve se dedicar a atender seus pacientes, assim como uma agência de publicidade a desenvolver boas ações de comunicação para seus clientes e uma franquia de fast-food a oferecer refeições rápidas.

Solucionar chamados de TI não deve tirar o foco das atividades principais das empresas. Por essa razão, é tão importante contar com uma consultoria em TI dedicada para sua área de tecnologia.

A consultoria em TI garante soluções mais rápidas

Como citado acima, um problema simples pode acabar tomando proporções muito maiores, quando não for solucionado por alguém com as habilidades corretas. É importante buscar por alguém que realmente esteja apto, certificado e tenha experiência para trabalhar as questões de informática.

Um especialista em TI levará menos tempo para encontrar as causas e solucionar os problemas que podem parar totalmente sua empresa. Contrate os serviços de uma consultoria que tenha profissionais especialistas no assunto. Desta maneira, você poderá ficar tranquilo, sem ter que se preocupar com mais uma tarefa, entre tantas outras que já estão na sua lista de afazeres diários.

Projetos sob medida e versatilidade

Outro ponto que torna as consultorias tão atrativas é a possibilidade de fazer projetos sob medida para sua empresa. Ao contratá-las, elas podem executar apenas uma parte específica da sua operação. Trabalhar com um parceiro terceirizado também facilita a realização de testes e a implantação de mudanças na estrutura da área de TI. Internamente, estas ações demandariam mais tempo e dinheiro.

É importante reforçar a importância de se definir as métricas que vão medir os resultados da consultoria. Algumas delas são: Tempo gasto nos atendimentos, número de atendimentos realizados e ações preventivas realizadas.

Aproveite para refletir sobre estes pontos e avaliar quais fazem sentido para o seu negócio. Com opções mais flexíveis, que se adaptam às necessidades da sua empresa, utilizar os serviços de uma consultoria em TI pode fazer toda diferença e ajudar a otimizar o tempo da sua equipe.