É impossível imaginar uma empresa, atualmente, que não faça uso de algum recurso tecnológico. O fato é que a tecnologia transformou a vida dos negócios, simplificando o dia a dia de profissionais no mundo inteiro. A implantação de sistemas de gerenciamento, meios de pagamento eletrônicos e de recursos digitais para o relacionamento com os clientes são alguns exemplos do que hoje é apenas um pacote básico para os negócios dos mais variados segmentos. Contar com o apoio de uma consultoria de TI, pode ajudá-lo a garantir resultados ainda mais satisfatórios.
Investir em tecnologia significa agregar benefícios em todas as áreas da empresa. A redução de custos é a razão que torna os serviços de uma consultoria de TI mais atrativos. Principalmente no caso dos pequenos e médios negócios, que costumam enxergar essa área como uma necessidade secundaria. Essa é uma linha de raciocínio perigosa para a segurança em TI das empresas.
Segundo a empresa Kaspersky, entre os países com maior incidência de ataques cibernéticos, o Brasil figura em quarto lugar. Esse é apenas um dos dados que destaca a importância de se fazer um bom trabalho no setor de tecnologia. Por isso, as vantagens de se terceirizar a área de TI, vão muito além da economia no departamento pessoal.
O Papel da Consultoria de TI
A consultoria de TI tem o importante papel de blindar a sua empresa contra ameaças. Ela não apenas resolve problemas corriqueiros, como uma queda da conexão de internet. O parceiro de outsourcing pode ajudar a aumentar faturamento da empresa, e até evitar problemas que podem tirar o negócio do ar. Um relatório sobre a percepção das empresas em relação à segurança de TI, produzido pela Kaspersky Lab, constatou que 52% das organizações entrevistadas – pouco a mais da metade – concordam que precisam se preparar melhor contra os ataques à segurança de dados.
Os problemas que a consultoria de TI pode evitar
O sequestro de dados através de ransomwares, por exemplo, pode bloquear todos os seus arquivos de uma organização. A liberação é feita unicamente através do pagamento de um resgate. Na maioria das vezes, são pedidos valores fora do alcance da empresa. A consultoria de TI, nesse cenário, é quem pode tomar as precauções necessárias, para evitar que situações assim não aconteçam. Caso a sua empresa, infelizmente, seja afetada por uma ocorrência do tipo, ela também deverá assegurar suas informações. Através da realização de backup, é possível reaver os dados bloqueados, sem a necessidade de ceder à pressão dos hackers. Os esforços de uma consultoria de TI devem prevenir as empresas contra os cenários mais adversos.
Além disso, contar com o apoio de uma consultoria, é ter um braço direito para trabalhar a inovação. Uma empresa especializada e dedicada unicamente à tecnologia trará insights e soluções que podem passar desapercebidas para o público interno. Além de agregar a experiência adquirida, ao longo de sua atuação, com outros clientes. Essa é também uma maneira de ter acesso a profissionais qualificados e experientes. Especialista que, para contratação direta, podem não estar dentro das condições de um pequeno negócio.
Autonomia para os usuários
A combinação de serviços em nuvem e da melhoria na qualidade de hardware e software – que, atualmente, já não apresentam problemas tão recorrentes – acabaram dando aos usuários maior autonomia na solução de problemas. Exemplo disso, é o crescimento das soluções remotas, que colocam os próprios usuários para mediar a resolução do problema. Com isso, ter um profissional dedicado única e exclusivamente para atender uma empresa – mais uma vez, no caso de PMEs – passou a ser menos necessário e mais econômico. Essa é a nova realidade do mercado de TI e é preciso se adaptar a ela. As consultorias e profissionais da área não têm mais o papel exclusivo de detentores da solução. A partir de agora, eles passam atuar como parceiros. Logo, seu objetivo é dar maior autonomia e agilidade aos processos das empresas.
Os benefícios da consultoria de TI
Levando todos esses fatores em consideração, a consultoria de TI pode sim ajudar a aumentar os rendimentos do negócio. Isso se dá através de ações como:
- Economia em contratações;
- Prevenção de problemas de tecnologia;
- Maior autonomia na área de tecnologia;
- Agilidade nas soluções dos problemas de TI.
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