Configure o Internet Explorer da forma correta e melhore sua performance

Quando o assunto é navegador, o uso do Internet Explorer é sempre uma polêmica. O programa da Microsoft é deixado de lado pelos usuários.
Pouco seguro, lento, recursos não inovadores e por aí vai. A lista de fatores negativos dele pode ir muito além, caso você esbarre com os haters do Internet Explorer.

Bem, a escolha do navegador para usar a internet é algo muito pessoal, na maioria das vezes. Pois tudo depende das necessidades do usuário e quais recursos o atendem melhor.

Por isso, caso decida dar uma chance ao Internet Explorer ou essa seja sua única alternativa de navegador, vamos lhe ensinar algumas configurações, para que você possa aproveitá-lo melhor.

As dicas foram oferecidas pelo nosso seguidor, Cleber de Campos, especialista em TI há 22 anos.

A situação do Internet Explorer

Com o passar do tempo, o Internet Explorer perdeu um significativo espaço de mercado. Hoje ele é um dos navegadores menos utilizados pelos usuários.

Atualmente, apenas 1,63% dos usuários de desktops no Brasil optam por utilizar o Internet Explorer.

A liderança do mercado de navegadores pertence ao Google Chrome, sendo escolha de 84,45% dos usuários de desktops.

Todos os dados foram colhidos da ferramenta Statcounter e são referentes ao período de janeiro a maio de 2018.

Como configurar o Internet Explorer e usá-lo melhor?

Essas configurações são bem simples e fáceis de executar no Internet Explorer (IE). Elas podem ser aplicadas desde a versão IE 7 até a mais recente, o IE 11, modelo das imagens a seguir.

Alguns usuários deixam as configurações padrão do navegador e não fazem os ajustes necessários.

Por isso é que existem tantas reclamações de que o Internet Explorer é lento e não abre as páginas corretamente.

 _601_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Banner-Software-100.jpg

Confira abaixo o passo a passo para acabar com esse problema.

  1. Restaurar e redefinir

O primeiro passo é restaurar e redefinir o Internet Explorer, para limpar qualquer configuração anterior e zerá-lo completamente.

Portanto, nesse momento, selecione a opção Não usar as configurações recomendadas.

 _457_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-1.jpg

  1. Configurações de LAN

Aqui nessa categoria você deve desmarcar a opção Detectar automaticamente as configurações.

Essa alternativa já vem marcada como padrão de fábrica. Porém, ela contribui com diversos problemas no carregamento de páginas.

 _680_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-2-1.jpg

  1. Certificados de segurança

Ainda em propriedades da Internet, seleciona a opção Avançadas. Então, marque todas as opções de SSL e TLS (caso tenha alguma em branco).

É importante fazer essa configuração, pois caso algum software em seu PC – ou site – exija esse certificado de segurança e ele estiver desmarcado, é provável que o Internet Explorer apresente alguma instabilidade.

 _278_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-3.jpg

  1. Desbloqueie pop-ups

Na sequência, faça um pequeno ajuste na área de opção Privacidade do Internet Explorer.

Deixe o Bloqueador de pop-ups desativado, já que muitos sites exigem a abertura de outra janela durante a navegação.

Muitos usuários têm problemas com esse recurso e não sabem que é possível desativá-lo.

 _501_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-4-1.jpg

  1. Conexão e sites confiáveis

Por fim, alguns ajustes básicos na aba de Segurança concluirão as configurações.

Primeiramente, regule o item Internet para médio, para ajustar o nível dos conteúdos baixados pelo Internet Explorer.

 _69_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-5.jpg

Já no item Sites Confiáveis o recomendado é colocar o nível de médio para baixo.

 _956_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-NetSupport-Post-Internet-Explorer-imagem-6.jpg