A certificação ITIL é fundamental se você quer ter uma equipe com qualidade de trabalho reconhecida na área de suporte de TI.
As boas práticas que são ditadas pela ITIL orientam corretamente como uma equipe de TI deve lidar com desafios diários.
Essas práticas sugeridas combinam as estratégias mais aconselháveis de gestão de serviços de tecnologia, compreendendo quais são as bases de desenvolvimento de um bom negócio.
Por isso, é importante que você tenha conhecimento do que é essa certificação e de quais são os passos fundamentais para conquistá-la.
Vamos explicar tudo isso a seguir.
Do que se trata a certificação ITIL?
A certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é, como dissemos, um guia formado por cinco livros e que deve ser seguido pelas empresas que buscam gerenciar com qualidade os seus serviços de TI.
Essa certificação é para o profissional da área, e não para a empresa.
A sua função principal é fornecer estrutura e também apoio para administração e entrega de diferentes serviços de tecnologia, com foco em uma experiência satisfatória para o cliente.
O conjunto de práticas descritas pela certificação ITIL promove um auxílio importante na superação de obstáculos que podem surgir durante o desenvolvimento de projetos de TI.
Utilizando o chamado Ciclo de Vida do Serviço ITIL (ITIL Service Lifecycle), as empresas passam a se adaptar às mudanças nos âmbitos econômico e de mercado.
Os quatro níveis da certificação ITIL
A certificação ITIL é dividida em quatro níveis que exigem cada vez mais conhecimento específico.
Cada uma delas envolve um processo avaliativo diferente, como veremos a seguir:
1. ITIL Foundation (Fundamentos)
Esta é a primeira fase da certificação ITIL.
Ela nada mais é do que uma prova que avalia o conhecimento básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca ITIL.
É uma prova de teor técnico baseada em questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato deve acertar 26 das 40 questões no tempo máximo de uma hora.
Com isso, o objetivo inicial é comprovar que o candidato em questão tem conhecimento básico das melhores práticas de gerenciamento em TI e que conhece e domina os conceitos da ITIL.
2. ITIL Intermediate (Intermediário)
Nesta segunda etapa, é necessário fazer diversos cursos em instituições educacionais que são autorizadas e, em seguida, prestar provas para testar os conhecimentos adquiridos.
Assim, além de comprovar o conhecimento das técnicas em gerenciamento de serviços, é preciso ainda comprovar o seu conhecimento em outros temas, como o service desk.
3. ITIL Expert (Especialista)
A certificação ITIL em nível de especialista se divide nas seguintes áreas: Service Lifecycle e Service Capability.
O Service Lifecycle tem como função detalhar o ciclo de vida de um serviço que é oferecido. Já o segundo, o Service Capability, foca em estudar os processos e as funções dentro de uma empresa ou instituição.
Após concluída essa etapa, você se enquadra na categoria de ITIL Expert.
4. ITIL Master
Este é o nível mais alto da certificação ITIL e comprova um conhecimento profundo dos conceitos e das práticas da ITIL.
Geralmente é mais indicado para executivos ou gerentes, que ocupam cargos seniores ou que têm experiência de mais de 5 anos na área.
O ITIL Master se baseia no conhecimento adquirido através de todo o processo do esquema de qualificação e permite a aplicação desse conhecimento do ITIL de forma prática no local de trabalho.
Para finalmente conquistar esse título, é preciso fazer um curso com duração de duas semanas e, em seguida, o candidato deve realizar a apresentação de casos reais para uma banca avaliadora que deverá julgar o conhecimento prático, aprovando-o ou não no nível ITIL Master.
É importante dizer que esta última etapa avaliativa só se encontra disponível em inglês.
Como se preparar para conquistar a certificação ITIL?
Para que você possa finalmente obter cada nível de certificação ITIL que descrevemos acima, é preciso estar disposto a estudar muito e ter condições financeiras para investir, pois os custos são bem altos.
Como explicamos, é preciso realizar a prova, que é aplicada por instituições autorizadas, como EXIN e ISEB. Mas, para não “jogar dinheiro fora”, você pode se preparar com materiais que não vão pesar no seu bolso.
Veja as dicas a seguir.
- Faça o download dos requisitos da primeira prova, Syllabus certificação ITIL Foundation, em português, e elabore um cronograma de estudos com base nesse documento;
- Faça e refaça simulados até que esteja acertando todas as questões;
- Estude por materiais básicos disponíveis gratuitamente na internet, como os encontrados nos sites da EXIN e da PeopleCert, em inglês;
- Busque por cursos a distância;
- Assista a palestras na internet que abordem o tema e como funciona a prova.
Benefícios da certificação ITIL para o profissional e para a empresa
A certificação ITIL melhora a vantagem competitiva de profissionais de TI, como gerentes, administradores, analistas de negócios e consultores.
Ela é sinônimo de forte nível de compromisso com o desenvolvimento e sucesso pessoal, investimento em sua própria capacidade e o destaque frente à concorrência no mercado de TI.
Sendo assim, só agrega pontos positivos para o profissional.
Para as empresas, a certificação ITIL apresenta benefícios financeiros, já que ela se torna capaz de melhorar o uso de recursos humanos mais caros, além de ser capaz de visualizar e reduzir os custos mais facilmente.
Além disso, pode-se identificar também os benefícios operacionais, já que são aplicadas melhorias na proatividade das equipes.
Isso faz com que as requisições dos clientes sejam atendidas com mais agilidade e os incidentes acabem sendo reduzidos na mesma proporção.
E, com relação aos profissionais da empresa, eles passam a ter regras e responsabilidades mais definidas, ampliando e melhorando a comunicação interna.
Simplificando, os benefícios atribuídos à certificação ITIL na gestão geral são:
- Oferece maior alinhamento entre TI e seu negócio;
- Apresenta melhorias na prestação de serviços e, consequentemente, na satisfação do cliente;
- Reduz custos através da utilização ainda melhor dos recursos;
- Aumenta a visibilidade dos custos de TI e ativos;
- Melhora a gestão dos riscos do seu negócio e dos casos de interrupção do serviço ou falha;
- Estabiliza o ambiente de operação para apoiar a mudança em negócios.
Essas foram algumas informações e dicas para você que quer aprimorar seu conhecimento técnico e se qualificar. Ficou interessado na certificação ITIL? Então continue lendo sobre este tema aqui.