Conheça as vantagens da terceirização de TI (e as desvantagens também)

Se a tecnologia não é bem a sua praia, provavelmente você já deve ter pensado nas vantagens da terceirização de TI na sua empresa.
Algumas pessoas enxergam apenas as vantagens da terceirização de TI,  como o fato dela ser uma saída para aumentar a produtividade. Todavia, ela também é associada com a perda de qualidade de serviços.

Consequentemente, é aceitável que você tenha dúvidas a respeito da terceirização de TI, já que as opiniões são tão divididas. Por isso, queremos ajudá-lo a refletir sobre esse tema.

Separamos cinco vantagens da terceirização de TI, para que você possa avaliar se ela é, realmente, a melhor opção para a sua empresa. Pensando nisso, trouxemos também cinco desvantagens para fazê-lo refletir.

As vantagens da terceirização de TI

As vantagens da terceirização de TI – também conhecida como outsourcing de TI – serão sentidas, rapidamente, quando todo o processo é implementado da maneira correta.

Enfim, tudo é uma questão de adaptação e alinhamento entre quem contrata e quem presta o serviço.

#1 Foco no seu core business

Terceirizar atividades que não fazem parte do seu core business, deixará você livre para se dedicar às tarefas que mais impactam o seu negócio.

Por exemplo, se você for proprietário de um restaurante, sua preocupação será a de contratar o melhor chef da cidade ou o melhor técnico de TI? Obviamente que será contratar o melhor chef.

Apesar de a tecnologia ser indispensável, para garantir o sucesso do seu projeto é preciso focar no seu produto final.

Se a tecnologia é um meio para executar as atividades da sua empresa, a terceirização de TI fará todo sentido para você.

#2 Economia com despesas

A economia no caixa é outro fator que faz os olhos de qualquer empresário brilharem. Afinal, uma empresa precisa saber economizar e usar melhor os seus recursos.

Uma das principais vantagens da terceirização de TI é a possibilidade de poupar até 25% por mês com suporte. Eventualmente, se a empresa estiver avaliando maneiras de enxugar o orçamento, a terceirização de TI pode ser uma saída interessante.

Embora seja uma das vantagens da terceirização de TI mais atrativas, reforçamos que a redução de custos não deve ser o único fator a influenciar a decisão de optar pela terceirização de TI. optando pela terceirização de TI dentro do seu negócio

#3 Flexibilidade

Para as empresas que estão em busca de soluções mais adaptáveis, a flexibilidade está entre as vantagens da terceirização de TI.

Ainda mais se levarmos em conta as necessidade de negócios que precisam de processos ágeis. Apenas uma empresa de terceirização de TI será capaz de atendê-los.

Veja algumas situações em que a flexibilidade será uma das vantagens da terceirização de TI:

  • Projetos pontuais com prazo determinado;
  • Cobertura de férias de colaboradores contratados;
  • Atendimento de chamados em filiais, lojas ou escritórios distantes de onde a equipe de TI da empresa está alocada;
  • Solução para problemas urgentes e de última hora;
  • Aumento temporário da equipe de TI da empresa.

#4 Aumento da produtividade

Você pode estar desperdiçando tempo com problemas de tecnologia e não estar nem percebendo. Das vantagens da terceirização de TI, essa é uma das mais interessantesjá que ela acabará com a baixa produtividade.

As pequenas empresas vão conseguir resolver os seus problemas com mais agilidade, sem perder tempo tentando consertar algo que elas não têm domínio. Desta forma, ficarão livres para trabalhar em suas principais tarefas.

Já as empresas que contam com a sua própria equipe de tecnologia, podem utilizar o apoio da terceirização de TI, para executar atividades operacionais. Sendo assim, poderão alocar o seu tempo em ações mais estratégicas.

Inclusive, o IDC (International Data Corporation), afirma que 80% do tempo das equipes de TI é destinado, de forma errada, para atribuições rotineiras.

Em resumo, use as vantagens da terceirização de TI, para que a sua empresa não faça parte dessa estatística.

#5 Profissionais Qualificados

Profissionais de qualidade também é uma das vantagens da terceirização de TI.

Uma empresa dedicada a oferecer soluções de tecnologia terá a preocupação de encontrar os melhores especialistas pra integrar sua equipe.

Esses técnicos, por sua vez, estarão todos à disposição do seu negócio, sempre que for necessário. Assim, você saberá onde encontrá-los, quando precisar.

Além disso, dependendo do porte da empresa, ela poderia não ter condições de arcar com os custos de profissionais tão experientes. A terceirização de TI proporcionará isso para elas.

As desvantagens da terceirização de TI

Há quem encare a terceirização como um retrocesso e tenha receio de contratar esse tipo de serviço. Em vista disso, eis aqui algumas razões que fazem as empresas desconfiarem dessa alternativa.

#1 Encontrar o parceiro ideal

Esse é o começo de tudo! A terceirização de TI só será bem-sucedida se ela acontecer com o fornecedor certo para isso.

Antes de escolher, pesquise, leia e busque informações, para encontrar o parceiro certo. Por isso, não feche um contrato de cara com a primeira empresa que você encontrar. É preciso conhecer o seu futuro parceiro.

Converse com, pelo menos, três empresas diferentes, que ofereçam o serviço de terceirização de TI. Além disso, avalie as propostas, para certificar-se de qual é a mais vantajosa para o seu negócio.

#2 Integração

Pensar no trabalho de integrar a equipe interna com um parceiro pode fazer os gestores desistirem de optar pela terceirização de TI. Realmente, em alguns casos esse pode ser um empecilho.

É preciso que a empresa esteja aberta a receber o parceiro escolhido para a terceirização de TI, deixando as suas expectativas alinhadas.

Entretanto, voltaremos a bater na tecla de que tudo depende do fornecedor escolhido. Quando há sinergia entre contratante e contratado o trabalho fluirá naturalmente.

#3 Receio da equipe

Um fator que também costuma colocar a terceirização de TI em risco é a resistência da equipe interna em receber o parceiro.

Pode acontecer que os colaboradores enxergam na terceirização uma ameaça, ou seja, acreditem que o fornecedor possa eliminá-los.

A questão aqui é deixar claro que a terceirização de TI tem como objetivo apoiar as atividades da empresa e ajudá-los em suas funções. Ninguém precisa ser substituído, para que a terceirização de TI aconteça.

#4 Focar apenas na redução de custos

Como descrevemos acima, a economia financeira não deve ser a única razão para a terceirização de TI.

Deixar se guiar apenas pelo preço, pode fazer com que você acabe optando por parceiros pouco profissionalizados. Sendo assim, eles não conseguirão atender às suas necessidades.

A terceirização de TI ajudará a reduzir custos? Sem dúvidas! Entretanto, na hora de escolher o prestador de serviços, fique atento a questões como:

  • Prazo de solução de chamados;
  • Nível dos profissionais disponibilizados;
  • Benefícios oferecidos;
  • Clientes já atendidos;
  • Reputação no mercado.

#5 Relacionamento

O bom relacionamento é o segredo para o sucesso dessa ação, por outro lado, sabemos o quanto é difícil encontrar isso. De fato, essa é uma questão que pode deixar as empresas alarmadas. Não tem jeito!

Ao optar pela terceirização de TI tenha isso em mente, senão, você e a sua equipe sofrerão para fazer essa parceria acontecer.

A qualidade de atendimento deve ser um fator decisivo para escolher o seu fornecedor. Ainda mais, se tratando da área de tecnologia, tão vital para os negócios.

Confira se a empresa oferece para você um ponto central de atendimento, que cuide da sua conta. Em síntese, isso ajudará a minimizar os possíveis ruídos de comunicação.