Técnico em informática: aprenda como se destacar nessa profissão

Técnico em informática: aprenda como se destacar nessa profissão

Técnico de Informática

O técnico em informática é sempre a ajuda que buscamos quando algo dá errado: impressora que não funciona, computador que não liga, falta de conexão com a internet.

Sem dúvida esse profissional é muito importante considerando tantos aparelhos tecnológicos dos quais dependemos hoje em dia.

Mas você sabe identificar um técnico em informática realmente bom? Sabe as qualidades e os atributos que são levados em conta para categorizar esse profissional?

Houve um tempo em que o mercado valorizava um profissional focado em termos técnicos e que soubesse resolver problemas de forma quase mecânica. 

Hoje esse perfil mudou, assim como o mercado como um todo, e é importante ficar atento a isso ao ingressar nessa profissão.

Se você gosta da área de TI e quer ser um técnico de informática reconhecido, continue lendo! Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber.

O que faz um técnico em informática?

O técnico em informática é aquele profissional responsável pela montagem e manutenção de computadores, detecção e correção de problemas nos sistemas, instalação e configuração de redes, aplicativos, programas e softwares, além de desenvolvimento de sistemas e websites

Esse profissional tem um ramo de atuação bem amplo, afinal, como dissemos anteriormente, onde quer que haja um computador ou qualquer outro dispositivo, haverá a necessidade de um técnico em informática para sanar problemas e prestar suporte.

O profissional que atua nessa vertente específica de TI geralmente é formado em algum curso técnico de informática com duração média de um ano e meio. 

Após concluído o curso, ele pode atuar em empresas, prestar serviços ou mesmo trabalhar de forma autônoma.

Como se destacar na carreira de técnico em informática?

Atualmente, está cada vez mais difícil se destacar no mercado competitivo. Ainda que o técnico em informática seja um profissional muito requisitado e com campo de trabalho amplo, algumas habilidades são essenciais para que ele conquiste a preferência e confiabilidade de seus clientes.

A seguir, vamos ver algumas dessas habilidades tão importantes!

Ser comunicativo

O técnico em informática é um profissional de TI que lida constantemente com pessoas que não entendem termos técnicos e não têm o mesmo conhecimento que ele. 

Por esse motivo é tão importante trabalhar aspectos comunicativos, pensando como usar uma linguagem acessível para os clientes.

Além disso, dentro das empresas, a comunicação faz toda a diferença para resolver conflitos. Entendendo como lidar com cada departamento, o trabalho flui muito melhor e a relação entre os funcionários se torna mais saudável. 

Os gestores de TI, de fato, ficam de olho nesse atributo.

Ser ético

Mesmo hoje, muitas pessoas torcem o nariz para o técnico em informática. Isso porque muitos profissionais sem ética se aproveitam do pouco conhecimento dos clientes para dar golpes na hora de realizar um trabalho.

Portanto, preocupe-se em deixar sempre claro o que está fazendo com o equipamento de terceiros e não tente lucrar em cima dos problemas dessas pessoas. 

Pode parecer algo pouco importante quando se diz respeito ao destaque na área, mas acredite: um profissional com ética se torna muito mais reconhecido.

Saber resolver problemas com criatividade

Ser dinâmico nesse ramo é essencial. Tanto pessoas físicas quanto grandes empresas prezam por profissionais que sejam capazes de identificar formas criativas de resolver problemas e que tragam resultado mais rapidamente. 

Assim, uma boa dica é sempre buscar novas formas de resolver problemas e não ter medo de fugir do óbvio.

Buscar aprender sempre

O aprendizado constante é obrigatório para quem trabalha com TI. O técnico em informática lida diretamente com as máquinas, que a cada dia evoluem mais. 

Novas peças, novos mecanismos e programas, tudo está sempre mudando. Dessa forma, é preciso que o profissional goste do que faz e esteja sempre com aquela fome de aprendizado, querendo saber o que há de novo e como lidar com o que surge.

Os cursos de capacitação, as certificações e os eventos são oportunidades ótimas para se aprimorar, então ficar atualizado nesse sentido é mais um ponto a favor!

Ter conhecimento do setor

O técnico em informática que atua dentro de uma empresa certamente atende a demandas que fazem parte da cultura daquela organização. 

Assim, para que não seja apenas um profissional isolado fazendo trabalhos técnicos, os gestores veem com bons olhos aqueles que se dedicam a seguir o mesmo objetivo que a empresa.

Procure saber mais sobre esses aspectos da organização para se destacar dentro do ambiente corporativo.

Caso trabalhe de forma autônoma, o cenário de tecnologia também faz toda a diferença. Procure conhecer a fundo quais as áreas de TI estão mais em alta, o que a tecnologia está buscando e quais os propósitos evolutivos de cada máquina com a qual você trabalha na sua rotina. 

Essa pode ser uma qualidade muito valorizada em oportunidades de emprego.

Procurar feedback

Com certa regularidade, busque receber feedback de seus gestores, se for o caso, e clientes. 

O feedback nem sempre é um assunto muito fácil, afinal ele destaca muitos erros e equívocos, mas, da mesma forma, é ótimo para receber elogios e tornar o técnico em informática mais confiante.

Por isso, independentemente de qual seja o teor do feedback, absorva o máximo desta conversa de coração aberto. 

As críticas negativas podem afetar você em um primeiro momento, mas depois, ao fazer uma reflexão, você enxergará ali as oportunidades de melhoria que farão toda a diferença no seu trabalho.

Saber se adaptar

O técnico em informática, como vimos, pode atuar em vários ramos. Isso abre um leque muito amplo de oportunidades, mas esse profissional tem que estar preparado para se ajustar a elas, é claro.

Assim, independentemente de sua forma de atuação, jamais dê as costas para as outras formas de trabalho. 

Um técnico em informática autônomo, por exemplo, pode sentir certa dificuldade em começar a trabalhar em uma grande empresa, por ser mais cobrado. Trabalhar essas “limitações” pessoais fará com que você se torne um profissional muito mais completo.

Essas foram nossas dicas para você que quer se destacar como técnico em informática. Quer aprender mais sobre TI? Confira nosso material sobre treinamento de TI para colaboradores.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *