Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Transformação digital e TI: como conectar minha empresa?

Transformação digital e TI: como conectar minha empresa?

A união entre transformação digital e TI têm sido uma da principais estratégias das empresas modernas para inovar e se manterem competitivas no mercado.

Com o surgimento de ferramentas tecnológicas cada vez mais variadas para aplicação no mercado corporativo, o setor de Tecnologia da Informação ganhou um novo papel e adotou novos objetivos.

Em suma, a proposta da transformação digital, de forma geral, é conectar ainda mais. Conectar pessoas, lugares, projetos, departamentos, ideias e tudo mais que se relacione à vida em sociedade.

E quando falamos disso estamos tratando de um processo, que não acontece da noite para o dia, mas que é inevitável, visto que tudo à nossa volta está se adequando a ele e com as estratégias corporativas não poderia ser diferente.

Neste artigo vamos falar mais sobre a relação entre transformação digital e TI, assim como de que forma essa parceria pode tornar sua empresa mais conectada, otimizada, inovadora e focada no futuro.

Acompanhe!

A relação entre transformação digital e TI

Transformação digital e TI estão ligadas pela tecnologia e seu poder de aprimorar processos

Enquanto a transformação digital se apresenta como uma tendência capaz de revolucionar esses ditos processos, a TI é aquela que faz tudo isso acontecer, de fato.

Em outras palavras, uma está diretamente dependente da outra.

A transformação digital tem uma característica muito estratégica e não é preciso pensar muito para entender isso. 

Afinal, todas as inovações tecnológicas que agregamos à nossa rotina de alguma forma trouxeram vantagens que antes não tínhamos.

Seja a possibilidade de trabalhar remotamente, evitando o tempo gasto no trânsito, ou fazendo compras por e-commerce, pesquisando preços no conforto do lar.

Nas empresas isso não é diferente. A proposta é encontrar benefícios ao utilizar a tecnologia

Através da análise de dados é possível identificar tendências, fazer previsões, encontrar falhas e trabalhar de forma a reduzi-las. É possível tornar toda a ação corporativa mais ágil, dinâmica e eficiente.

Dispondo das ferramentas tecnológicas é possível fazer muito mais. Desde que, é claro, a empresa saiba como colocá-las em prática corretamente, escolhendo o momento ideal.

E é então aí que a TI passa a ocupar um novo patamar. 

Não apenas manter tudo funcionando, mas fazer com que tudo funcione conforme o planejado e que esse planejamento seja para o sucesso a longo prazo, com metas e objetivos definidos.

A transformação digital dentro das organizações está orientada por uma estratégia de TI que tem como principais características:

Fluidez de informações

Transformação digital e TI tornam a empresa mais unida através de uma comunicação interna mais fluida e constante. 

A visão unificada de todos os processos, em alinhamento com uma hierarquia cada vez mais horizontal, permite que o compartilhamento de dados seja benéfico para todos os setores do negócio.

Inovação acelerada

Empresas inovadoras naturalmente ocupam posições de mais peso no mercado, sendo positivamente avaliadas nas visões não só de clientes, mas de parceiros de negócios em potencial e inclusive de concorrentes.

Empresas que apostam em transformação digital e TI estão constantemente renovando suas ferramentas, deixando para trás o que é obsoleto e também minimizando erros humanos no percurso.

Acompanhamento dos movimentos de mercado

O mercado não é apenas competitivo, mas instável. As tendências mudam a cada ano, principalmente no setor de tecnologia, onde a cada dia surgem novas oportunidades.

Quem se mobiliza, se engaja com esse movimento e investe em transformação digital e TI, acaba largando na frente nessa disputa. 

Através dessa visão, é possível acompanhar e se preparar para essas oscilações com mais propriedade.

Como conectar minha empresa?

Até aqui, vimos que a transformação digital e TI estão intimamente relacionadas, já que a tecnologia não apenas está em todo lugar, como demanda uma visão mais estratégica.

Podemos dizer que uma empresa mais conectada é aquela que moderniza seus sistemas internos e aprimora seu atendimento. 

É uma organização que entende a relação entre transformação digital e TI e a importância desse conjunto para o futuro dos negócios.

Modernizando sistemas internos

Os processos internos de uma empresa acabam se tornando ultrapassados e com a transformação digital é nítido que muita coisa já está obsoleta.

O uso do papel é cada vez menor, dando espaço ao armazenamento digital na nuvem, por exemplo. 

Tecnologias de realidade virtual e aumentada são utilizadas na realização de treinamentos presenciais e remotos; plataformas e softwares colaborativos permitem a execução do trabalho em tempo real; processos operacionais são automatizados.

Mais do que os aparatos tecnológicos, transformação digital e TI também envolvem a mudança de perspectiva quanto ao capital humano interno

Isto é, equipes de TI passam a ser parte integrada da empresa, assim como os outros departamentos também se tornam mais multifuncionais.

Aprimorando o atendimento

O atendimento ao público externo, sejam clientes, parceiros ou investidores, tende a ficar cada vez mais personalizado.

Sendo assim, além de utilizar a análise de dados como forma de levantar insights sobre tendências de negócios, é possível identificar o perfil do público e agir de forma mais segmentada, de acordo com seus interesses.

Em outras palavras, a empresa é capaz de entender melhor os desejos e preocupações desse público. 

Ela pode, por exemplo, definir melhor a linguagem a ser usada em seus diferentes canais de atendimento, o tempo de resposta ideal ou a tecnologia que melhor auxiliará nesse processo.

Citando outra perspectiva, com uma boa equipe de TI e canais de atendimento inovadores, orientados por Inteligência Artificial e segmentação de dados, o sistemas de suporte help desk ou service desk se tornam mais direcionados e ágeis.

Isso sem falar dos canais de comunicação, que deixaram de se limitar ao telefone, se estendendo aos sites, aplicativos mobile e redes sociais, que quando bem trabalhados tornam a empresa muito mais presente no mercado.

Como pudemos ver, as possibilidades tecnológicas que uma empresa pode adotar para se tornar mais conectada são várias. 

É preciso ter cautela na aplicação delas, pois, reforçando o que foi dito, elas demandam estratégia.

Quer saber como não errar e fazer da relação entre transformação digital e TI uma união de sucesso para o seu negócio? Confira como fazer um planejamento estratégico de TI.