TI Verde: A sustentabilidade na área de tecnologia

TI Verde: A sustentabilidade na área de tecnologia

Post NetSupport 12-05-2017 TI Verde Sustentailidade

É através da TI Verde que o setor de tecnologia da informação tem demonstrado preocupação com o seu impacto no meio ambiente.

Bem, a tecnologia sempre teve um papel dúbio, quando relacionada a sustentabilidade.

Isso porque, ao mesmo tempo em que seu avanço moderniza e melhora a qualidade de vida da sociedade, ela também contribui de maneira significativa com os problemas ambientais.

Os processos de produção dos equipamentos, alto consumo de energia, descarte inapropriado de dispositivos obsoletos são exemplos desse impacto negativo.

Por isso, para reverter esse quadro, o setor de tecnologia estabeleceu uma série de práticas, intituladas da TI Verde. Seu objetivo é reduzir os malefícios da TI no meio ambiente.

Portanto, você precisa conhecer mais sobre as orientações da TI Verde. Existem bons motivos para investir nestas ações em sua empresa.

O que é TI Verde?

O movimento TI Verde – do inglês Green IT – reúne um conjunto de estratégias, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos de TI. Desta forma, seu objetivo é minimizar os efeitos que a produção e o uso da tecnologia tem sobre o meio ambiente.

O Supporter, Felipe Andrade, define esse termo como: “Um conjunto de práticas que são adotadas pelo TI de uma empresa, auxiliando e suportando estratégias verdes, isto é, de responsabilidade socioambiental”.

Ou seja, através de tais táticas, é possível evitar o desperdícios de recursos com equipamentos, softwaresinsumos e, até mesmo, energia.

Contribuir para a preservação do meio ambiente, é uma das vantagens das estratégias da TI verde. Elas também podem ajudar o seu negócio de muitas maneiras, inclusive, reduzindo custos.

A estimativa é que, seguindo os preceitos corretos da transformação digital, os dispositivos e projetos viabilizados pela TI, como redes e edifícios inteligentes, respondam por 20% da redução das emissões carbono, em todo mundo, até 2030.

Além disso, também é esperado que essas ações gerem US$ 11 trilhões em novos benefícios econômicos.

O TI Verde nas grandes empresas

As práticas da TI verde podem ter papéis bem distintos para os negócios de grande porte e PMEs.

Em empresas maiores, a decisão de adotar tais normas pode ter um peso estratégico na valorização de produtos e serviços.

Aderindo a essa tática é possível obter, inclusive, certificações internacionais, como o ISO 14001, por exemplo. Essa certificação é responsável por medir o impacto de determinados negócios no meio ambiente.

Sendo assim, o investimento em TI verde pode se tornar um diferencial para os clientes e um atrativo de mídia.

Como TI Verde pode ajudar as PMEs?

Nas pequenas e médias empresas, a otimização de suas atividades é o maior diferencial, já que as técnicas da TI Verde podem ajudar a criar processos mais úteis e ágeis em seu dia a dia.

Consequentemente, será possível economizar tanto em questões financeiras, quanto em prazos.

Entretanto, na maioria das situações, as PMEs não aderem essas práticas por não dispor do conhecimento necessário ao seu alcance.

Outro motivo é a falta de um plano estruturado para a implantação. O que demonstra a importância de buscar o apoio de um profissional de TI especialista no assunto.

Quais ações da TI verde devo adotar no meu negócio?

Ao implementar estratégias da TI verde em sua empresa, é preciso avaliar o segmento em que ela está inserida. As ações devem variar de acordo com as suas atividades.

De maneira geral, algumas ações podem ser seguidas, por quase todos os negócios. São elas:

  • Caso utilize um servidor próprio, é preciso pensar em que lugar ele será colocado. Assim, será possível economizar espaço físico e energia;
  • Procure comprar equipamentos que consumam menos energia e utilize-os de maneira consciente. Evite mantê-los ligados quando não estiver usando;
  • Reduza o uso de papel, orientando sua equipe a evitar impressões desnecessárias. Uma dica é abusar dos aplicativos que podem otimizar a troca de informações entre os colaboradores;
  • Avalie a possibilidade de migrar para os serviços em nuvem, utilizando apenas o que sua empresa realmente irá precisar. Essa é uma maneira de evitar a compra de equipamentos e o desperdício de recursos.
  • Uma intranet intuitiva também pode reduzir, drasticamente, os recursos e gastos com impressões, salvando várias árvores.

DICA EXTRA: Preste atenção no ar condicionado

Você sabia que em muitas empresas o ar condicionado é uma responsabilidade da área de TI? Sim, justamente por conta dos servidores. Em todo caso, é preciso prestar atenção nesse equipamento, pois ele é um dos que mais consomem energia.

Saber dimensionar o tipo de ar-condicionado para determinado ambiente e utilizar equipamentos com tecnologia inverter ajudarão a reduzir o consumo. Pesquise e avalie, de forma minuciosa, na hora de comprar um ar-condicionado, opte sempre por produtos de qualidade.

Ao forçar equipamentos de baixo desempenho para manter a temperatura desejada, o consumo de energia será maior. Isso porque o aparelho permanece tentando chegar na temperatura desejada, sem nunca conseguir. Desta maneira, ele acaba ligado por muito mais tempo, em potência acima do esperado e gastando mais energia.

As vantagens da TI Verde

  • Redução de custos com energia;
  • Redução na emissão de CO2 no meio ambiente;
  • Redução de custos com equipamentos, insumos, softwares e recursos da empresa;
  • Incentivo a reciclagem;
  • Melhora no desempenho da organização;
  • Economia de espaço físico com servidores;
  • Uso correto do ar condicionado;
  • Descarte adequado de equipamentos obsoletos;
  • Valorização da marca da empresa para os colaboradores e o mercado.

Compartilhe no:

Comentários 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *