Conheça as vantagens da terceirização de serviços na área de TI

A terceirização de serviços na área de TI é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada por empresas dos mais variados portes.
Isso porque a intensa competitividade do mercado atual acaba tornando necessária a busca contínua por soluções que visam aprimorar o desempenho das empresas.

Nesse contexto, em uma organização, há uma série de serviços que não integram a atividade principal da empresa e, apesar de serem importantes, tiram o foco daquilo que realmente tem maior potencial de agregar valor para o negócio e, que, por isso, deve receber maior atenção.

O resultado disso é uma procura cada vez maior pela terceirização de áreas, como a de limpeza, segurança e manutenção.

Isso além de outras áreas mais tradicionais, como a de contabilidade e o departamento pessoal, por exemplo.

O setor de TI, como dissemos, também está em ascensão nesse segmento de terceirização de serviços.

Mas muitos gestores ainda não entendem bem como isso funciona, e é por isso que, no post de hoje, vamos explicar tudo em detalhes.

Portanto, se você quer saber como funciona a terceirização de serviços de TI e todas as vantagens que isso pode oferecer para sua empresa, continue lendo!

Como funciona a terceirização de serviços em TI?

Terceirização se refere à contratação formal de uma empresa ou de um profissional autônomo para execução de atividades que não sejam as atividades-fim da empresa.Ou seja, ela ocorre quando uma empresa decide repassar os processos de um departamento, ou parte dele, a terceiros.Essa contratação tem como principal foco e justificativa a expectativa de que, com ela, a empresa possa alcançar maior eficiência.Com base nessa primeira contextualização sobre esse conceito, notamos que é importante, e necessário, reforçar os conceitos de atividade-meio e atividade-fim.Atividade-meio é como é chamada aquela tarefa da empresa que, apesar de não fazer parte do seu objetivo principal, é necessária para a manutenção e o funcionamento das operações.Em um escritório de operadora de telefonia, por exemplo, a atividade-meio é a parte técnica, de TI. Mesmo que não tenha relação com a atividade-fim, que é o atendimento ao cliente, esse serviço é necessário para que o trabalho possa ser realizado.Dessa forma, a atividade-fim é aquela relacionada ao objetivo maior da empresa, ou seja, as atividades principais que fazem com que a empresa perdure.Essas atividades não podem ser terceirizadas, pois são feitas pelos colaboradores da empresa, com vínculo empregatício.A terceirização de serviços não deve ser confundida com trabalho temporário. Ainda que as tarefas sejam realizadas por uma equipe de fora da empresa, elas são formalizadas através de contrato.Muitas empresas optam pela terceirização de serviços de TI que, muitas vezes, é a opção com o melhor custo-benefício, já que ter uma equipe interna pode ser muito mais desafiador.

A relação de emprego

Na terceirização de serviços, não existe relação de emprego entre pessoal terceirizado e empresa contratante. O que existe é o contrato entre duas empresas, então a relação de emprego das equipes terceirizadas se dá com a empresa contratada, deixando de ser responsabilidade do gestor contratante.A terceirização de serviços, dessa forma, deve acontecer como uma estratégia para se obter maior eficiência nas atividades-meio.Isso não significa que as obrigações trabalhistas são reduzidas, ou seja, a legislação do trabalho ainda é rigorosa.Ela investiga se a empresa está terceirizando para a eficácia das atividades-meio ou só para burlar obrigações trabalhistas, como o vínculo empregatício, que, como sabemos, geram outras obrigações, por exemplo, impostos.É válido lembrar também que as empresas contratantes possuem a chamada responsabilidade solidária.Em outras palavras, significa que a responsabilidade pela dívida contraída é partilhada por várias partes.A lei afirma que, em decorrência disso, a empresa contratante poderá auxiliar a empresa contratada no que diz respeito aos encargos trabalhistas dos profissionais, com o objetivo de garantir que o pessoal contratado não sofra com prejuízos salariais.

Tópicos do contrato

O contrato de prestação de serviços é um documento que especifica as características do acordo entre as partes envolvidas, como valor ajustado, objeto contratado, formas de pagamento, limite de execução, prazo de contratação, entre outros. O importante é destacar que todas as condições aplicadas pelo contrato de prestação de serviços já devem ter sido estabelecidas previamente pelo documento.Alguns aspectos importantes que constam nesse tipo de contrato é que a relação de emprego entre subordinados e empresas prestadoras de serviços é regida pela CLT e a responsabilidade entre empresa contratada e contratante é regida pelo código civil.Nessa lógica, alguns tópicos que constam no contrato são:

  • Hierarquia

    O poder de ordem de chefia para os terceirizados é de responsabilidade da empresa contratada, então a exigência surge com a empresa contratante diante dos serviços prestados pela contratada, que deve ter sua especificação descrita no contrato.

  • Horário de trabalho

    O horário de trabalho na terceirização de serviços deve ser respeitado e inspecionado, sob pena de prejudicar o contrato entre empresa contratante e contratada. Quem inspeciona o horário de serviço da empresa contratada é, da mesma forma que a chefia, a própria empresa prestadora de serviços.

  • Habitualidade

    Nada mais é do que o princípio que rege a continuidade dos serviços prestados, ou seja, para que os serviços tenham qualidade, deverão ser prestados com habitualidade e constância.

  • Comprometimento

    Para manter a continuidade dos serviços prestados, é necessário que os empregados compareçam ao local de trabalho com habitualidade e constância, desde que a falta se justifique com atestado de saúde ou outros motivos aceitos pela contratação com regime CLT.

  • Salário

    Como os tópicos acima são verificados pelo regime CLT, o salário também deverá ser pago pelas empresas terceirizadas prestadoras de serviços.

Agora que você já sabe como funciona a contratação, vamos ver, a seguir, que tipo de trabalho a terceirização de serviços de TI pode oferecer para sua empresa.

Serviços oferecidos pela terceirização de TI

As empresas de terceirização de serviços de TI oferecem três tipos principais de área de atuação, que podem ser a grande solução para quem não é muito íntimo da tecnologia.Veja quais são elas:

Equipamentos

Como a infraestrutura de uma empresa é algo muito complexo de se manter em dia, muitas empresas, de diferentes portes, acabam se vendo em uma grande dúvida.Investir em novos equipamentos e comprometer a parte financeira ou manter equipamentos ultrapassados e correr o risco de prejudicar a produtividade?Essas preocupações deixam de fazer sentido ao contratar um serviço de aluguel de equipamentos. Pagando um valor fixo mensal, você terá os dispositivos mais modernos sempre à disposição, deixando de lado esse tipo de preocupação.

Suporte

Desde a configuração dos processos de atendimento até a escolha das ferramentas, passando pelo treinamento e a contratação da equipe, o parceiro terceirizado é quem se dedica a adaptar e escalar os serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

Gestão de infraestrutura

Além de construir uma boa infraestrutura de TI, manter a qualidade da mesma custa caro. Isso porque não é necessária apenas uma progressão constante na melhoria do serviço, mas há também toda a demanda atual com as prevenções, cada vez mais requisitadas, contra ataques cibernéticos e roubo de dados. A grande vantagem desse modelo é a flexibilidade, pois a estrutura contratada segue a lógica da sua demanda, sendo assim totalmente escalável e adaptável.

Monitoramento constante

Ainda que o monitoramento e o controle fiquem nas suas mãos, na qualidade de empresa contratante, um reforço contra os perigos da rede nunca é demais.Assim, os provedores de serviços gerenciados disponibilizam pessoal qualificado para constantemente analisar e identificar as falhas operacionais antes mesmo que elas ocorram de fato. Uma segurança a mais!

Estratégia e competitividade

A empresa responsável pela terceirização de serviços é quem deve avaliar as melhores estratégias de TI disponíveis para a empresa naquele momento.Além disso, também vai recomendar as tecnologias e metodologias mais adequadas, fazendo com que o seu negócio tenha resultados superiores ao de outras empresas, tudo a um preço justo.Um gerenciamento mais próximo da infraestrutura de TI ajuda a desenvolver um diferencial competitivo para a gestão. A empresa contratante consegue implementar novas tecnologias e metodologias mais rapidamente, pois tem à disposição profissionais com alto grau de conhecimento específico apoiando em cada etapa.Rapidamente, é possível notar um desempenho melhor em relação às regras da empresa e dos serviços prestados aos clientes, elevando a força competitiva da empresa no mercado.

Vantagens da terceirização de serviços de TI

 _463_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2019/04/terceirização.jpgVocê, gestor, que está lendo este artigo, com certeza já deve ter identificado muitas vantagens que a terceirização de serviços na área de TI pode trazer para sua empresa apenas com base no que demonstramos acima, certo?Mas se ainda tem dúvidas sobre os motivos que levam grande parte das empresas atuais a procurar esse serviço, nós preparamos uma lista de vantagens para convencer você!

Variedade de perfis técnicos

Ao se tornar adepto da terceirização de serviços, você terá à disposição a experiência de várias pessoas com diferentes capacidades e habilidades, além de uma variedade de perfis técnicos.Isso, sem dúvida, você não encontrará em um único funcionário, ainda que ele seja muito competente.Na área de TI, um profissional dificilmente conseguiria dominar sozinho todas as várias especialidades requisitadas por sua empresa, já que hoje esse campo é muito vasto e tem muitas especificidades.Logo, a terceirização de TI é uma boa opção para eliminar ou prevenir os mais distintos problemas com tecnologia que sua empresa venha a ter.

Administração simples e profissionais qualificados

Administrar setores, demandas e pessoas – todos em grande quantidade – é o principal desafio das empresas. Organizar e gerenciar as expectativas de cada um desses setores requer tempo e dedicação.Fora isso, os processos de cada um desses setores tendem a ser burocratizados e, por isso, cada vez mais propensos a erros, o que prejudica a qualidade dos serviços prestados.Já com a terceirização de serviços, é possível tornar simples essa sua estrutura, ganhar em produtividade e agilizar as respostas às mais diversas situações.Mais diretamente no caso da terceirização de serviços em TI, ela acaba com a necessidade de criar mais um setor que precisará de uma gama de ferramentas, processos, pessoas e gestão exclusiva para produzir os resultados esperados por sua empresa.

Menos custos

Buscar e implementar medidas que visem à redução dos custos é obrigatório para toda empresa que procura maximizar os lucros.O desafio por trás disso tudo é que essas medidas, contudo, não devem afetar sua capacidade produtiva, muito menos a qualidade de seu produto ou serviço.Pois sendo diferente disso, a suposta economia irá bombardear seus resultados, levando-o para uma situação totalmente contrária ao planejado.Por isso, redução de custos e a contratação de uma parceira confiável de terceirização de serviços devem andar juntas.Ao contar com uma parceira que realize o gerenciamento de TI, você evita gastos com tempo ocioso. A empresa terceirizada estabiliza o ambiente de TI e aumenta a disponibilidade do sistema, diminuindo os tempos de improdutividade dos demais setores.

Melhor tecnologia à disposição

Sabemos bem que software e hardware se tornam ultrapassados com uma velocidade que nos deixa exaustos. É impossível para quem não vive de tecnologia entender tudo sobre o que chega ao mercado e avaliar o que vale a pena ou não.Nesse sentido, a terceirização de TI oferece a você o benefício de ter mais do que apenas uma equipe de profissionais à disposição. A empresa contratada será responsável por coordenar as atualizações de softwares e permitir que sua empresa usufrua do melhor que a tecnologia tem a oferecer, de forma segura e produtiva.

Foco no objetivo

Os principais objetivos da sua empresa, produtividade e lucro, terão 100% da sua dedicação, uma vez que as outras demandas estarão nas mãos de pessoas competentes e especializadas.Por isso, a terceirização de serviços é uma estratégia que proporciona a otimização do tempo em sua empresa, a redução da sobrecarga e a profissionalização dos processos.Com ela, os funcionários contratados por sua empresa serão direcionados às atividades de teor mais estratégico de seu negócio e você terá a segurança de profissionais terceirizados, que estarão disponíveis para dar suporte e apoiar as demais áreas.Com a terceirização de serviços de TI, você não terá necessidade de deslocar nenhum de seus funcionários para resolver problemas de informática que surgirem.Ao mesmo tempo, saberá que seu ambiente e usuários de TI serão atendidos por profissionais experientes e competentes assim que solicitarem.
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