Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Tecnólogo da informação: 5 dicas para se destacar no mercado

qualidade

O tecnólogo da informação é um dos profissionais de TI mais procurados pelo mercado de trabalho hoje.

Isso pois, com o passar do tempo, surgiram novas formas de usar a tecnologia, principalmente para facilitar tarefas do dia a dia e agilizar os processos dentro das empresas. Todo esse cenário definitivamente vem transformando a forma como vivemos e nos relacionamos.

Isso reflete em uma busca por profissionais cada vez mais especializados, e muitas áreas que ainda estão dando seus primeiros passos precisam de profissionais inovadores e pioneiros. 

A procura pela área de TI nas faculdades e cursos de especialização está aumentando, e muitas pessoas se perguntam como se destacar como tecnólogo da informação.

No texto de hoje vamos dar um panorama de como está o mercado de TI e como se destacar nele com dicas valiosas.

Gostou da ideia? Então continue lendo para saber tudo!

Como se tornar tecnólogo da informação

O tecnólogo da informação representa, hoje, a mudança pela qual toda nossa sociedade vem passando através das inovações tecnológicas, e isso confere a ele uma grande responsabilidade também.

Empresas em constante operação, que buscam ampliar a eficiência do trabalho e se tornar referência, precisam do tecnólogo da informação para a área de TI.

O setor em si como um todo já recebe atenção especial, pois atua em diversos departamentos da corporação, tais como infraestrutura, segurança, gestão de recursos, sendo eles de grandes empresas ou pequenos escritórios.

No mercado de TI também há oportunidades para aqueles que preferem desenvolver um trabalho ou projeto mais específico, como softwares comerciais ou ferramentas para dispositivos móveis, como aplicativos.

A seguir, listamos os cursos mais indicados para os interessados em ingressar no mercado de trabalho como tecnólogo da informação.

Veja quais são alguns deles:

Tecnologia da Informação

Esse curso é voltado a capacitar profissionais que vão desempenhar funções importantes na gestão de empresas, tendo a tecnologia como principal ferramenta.

Com uma duração de dois anos de estudos, o profissional formado pela Tecnologia da Informação terá uma bagagem mais focada em linguagem de programação e aspectos administrativos da empresa.

Já no mercado de trabalho, o tecnólogo da informação terá campo em áreas como de infraestrutura e desenvolvimento.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece ao aluno uma experiência focada na resolução prática de problemas.

Ao concluir o curso, você será um profissional capacitado para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento sólido de programação dos mais diversos tipos e linguagens.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação, é direcionado a ensinar o aluno como projetar e construir computadores e seus componentes periféricos. 

Isso significa que ele aprende a criar sistemas que integram a parte física destas máquinas, ou seja, o hardware, com diversos programas computacionais, os softwares.

Um engenheiro da computação é capaz de programar redes de computadores e todos os seus componentes, como PCs, roteadores, impressoras, entre outros, além de produzir novos equipamentos e máquinas que possam suprir às necessidades do mercado.

Sistemas de Informação

Para quem deseja trabalhar com Sistemas de Informação, é importante ter gosto por administrar o fluxo de informação que circula pela rede de computadores dentro de uma determinada empresa. 

Esse também é o profissional que deve desenvolver sistemas de armazenamento e recuperação dos dados em questão.

O tecnólogo da informação que optar por atuar nessa área será quem elabora e gerencia todo o banco de dados da empresa, de forma segura e eficiente, buscando tornar as informações acessíveis e simples para quem for utilizar aquele sistema.

Dicas para se destacar como tecnólogo da informação

Como pudemos ver, as opções de curso são diversas e você provavelmente conhece alguém que esteja cursando ou querendo cursar algum deles.

E isso não é mera coincidência.

O mercado de TI está disputado, já que, quanto maior é a procura por profissionais em uma área, mais pessoas se interessam por investir nela.

Mas não desanime! Você pode sim conquistar seu lugar ao sol, basta se dedicar e saber como se destacar diante dos outros concorrentes.

Você não sabe como fazer isso? Então atenção a essas dicas que separamos para você:

1) Invista no currículo

O currículo é a carta de apresentação de qualquer profissional. Portanto, investir em preparar um documento que evidencie suas melhores habilidades é muito importante.

O segredo é organizar o currículo de forma a chamar a atenção de quem quer que precise analisá-lo.

Para um tecnólogo da informação, o ideal é incluir o curso de formação, atividades desenvolvidas nele, experiências profissionais ou voluntárias e interesses de atuação dentro do mercado de trabalho.

Você também pode incluir habilidades com outros idiomas e programas de computador.

Não se esqueça de incluir, logo no início, um resumo que destaque as informações mais importantes e que despertem o interesse do recrutador para ver seu currículo até o final.

Procure ser conciso e não ter um currículo com mais de duas páginas. Estude sobre a vaga para a qual vai se candidatar e a partir disso faça alterações específicas no documento, que te possam te direcionar para o cargo pretendido.

2) Aprenda um novo idioma

O inglês é requisito básico para trabalhar como tecnólogo de TI, visto que os melhores conteúdos da área estão nesse idioma. 

Pensando nisso, para se destacar, o ideal é buscar um terceiro idioma, como o espanhol, por exemplo. Isso indicará que você é um profissional que vai sempre além do mínimo exigido.

3) Conquiste certificações

O tecnólogo da informação que se destaca é aquele que está sempre pensando em evoluir, aprender mais.

Por isso, investir nas certificações de TI, e principalmente, estar sempre atento a certificações novas e que possam te colocar na frente de outros profissionais é uma estratégia determinante.

Certificações para tecnólogo da informação, inclusive, é um ótimo tópico para complementar a nossa primeira dica, já que esse item deixa qualquer currículo muito rico e interessante.

4) Tenha boas referências

É muito importante ter ao seu lado pessoas que possam falar do seu trabalho. Em alguns processos seletivos, por exemplo, o contato de referências é determinante para a contratação.

Então, se você está começando agora sua carreira como tecnólogo da informação, busque maneiras de mostrar seu trabalho para alguém que possa falar sobre você em alguma oportunidade futura. 

Se você já trabalha na área, não se esqueça de sempre dar o seu melhor em qualquer atividade, cultivando boas impressões por onde passar.

5) Acompanhe as novidades da área

Você é daqueles que não costuma ler ou assistir às últimas notícias? Isso pode ser um ponto muito negativo se você quer se destacar.

Ler as notícias, principalmente aquelas sobre tecnologia, te deixam em dia com tudo que está acontecendo. Saber discutir sobre esses assuntos pode ser um diferencial imenso em uma conversa com um recrutador, por exemplo, mesmo que não seja um tema diretamente relacionado com o que você trabalha.

Por isso, busque acessar com frequência sites voltados para tecnologia e ler pelo menos alguns artigos publicados. 

Isso vai enriquecer muito seu valor como profissional, pois os gestores sem dúvidas vão olhar de forma positiva para alguém que se esforça tanto para estar atualizado com as novidades da área.

Essas foram nossas dicas para quem quer se destacar como tecnólogo da informação. Se você quer se aprofundar ainda mais sobre esse tema, veja também o que um gerente de TI precisa fazer para se destacar no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.