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Suporte de TI remoto: financeiramente, vale a pena apostar?

Suporte de TI remoto: financeiramente, vale a pena apostar?

É quase redundante ressaltar o quanto a área de tecnologia é importante para uma empresa. Nesse sentido, contar com um suporte de TI remoto pode ser uma ótima opção.

Afinal, empresas de pequeno e médio porte, salvo algumas exceções, não costumam possuir uma equipe de TI dedicada exclusivamente para elas. A razão principal? Custos! 

É normal que, por exemplo, ao abrir um escritório de contabilidade, o proprietário se preocupe em contratar os melhores contadores, certo?

Nesse cenário, é preciso procurar por saídas mais econômicas relacionadas à tecnologia, visto que arcar com os custos de mais uma contratação CLT pode se tornar inviável para um negócio que ainda está alavancando.

Buscar uma alternativa de serviço terceirizado, em situações como essa, acaba sendo a melhor escolha para as empresas. Isso porque garantem qualidade nos processos e também profissionais capacitados para solucionar os chamados abertos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é o suporte de TI remoto e por que vale a pena contar com ele na sua empresa. Saiba mais!

Por que se atentar à TI da sua empresa?

Um time capacitado de TI ou um parceiro confiável, que esteja sempre disponível para resolver os problemas do seu negócio, e que, principalmente, entenda as suas demandas é essencial e com certeza fará toda a diferença em seus resultados.

A TI pode não fazer parte do Core Business de um negócio, mas, para que a atividade principal da organização seja desempenhada, oferece todo suporte e recursos: compra de computadores, manutenção de Softwares, telefonia, configuração da internet, entre outras coisas.

Imagine, por exemplo, uma contabilidade. Seu negócio principal é controlar o patrimônio de uma entidade. Mas, para isso, ela depende de sistemas específicos, de realizar inúmeros telefonemas para seus clientes, armazenar arquivos em uma rede, e assim sucessivamente.

Ou seja, você compreende que sem recursos tecnológicos fica impossível realizar aquilo que se propõe aos seus clientes? Por isso, é fundamental contar com a área de TI na sua empresa.

TI e LGPD

Além disso, os profissionais de TI trabalham com a coleta, armazenamento, análise e processamento de dados, que são itens fundamentais para entender a situação atual da empresa.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tornou-se ainda mais essencial ter uma equipe especializada lidando com todos esses dados

Sendo assim, a área de TI auxilia o seu negócio a lidar com as grandes demandas do mercado e, desse modo, oferecer serviços ou produtos de qualidade para os seus clientes.

No entanto, como já adiantamos, implementar esse setor na sua empresa pode custar caro. Por isso, o suporte remoto se apresenta como uma ótima solução.

O que é o suporte de TI?

O suporte de TI é um setor que busca oferecer assistência tecnológica para a empresa, sendo responsável por monitorar o funcionamento de equipamentos, servidores, sistemas de TI e muito mais.

Ele também auxilia na proteção dos dados da sua empresa, dificultando que informações confidenciais sejam acessadas por estranhos.

O suporte de TI ainda possibilita que o atendimento ao cliente seja aprimorado, fornecendo novos canais e processos para melhor a comunicação com o consumidor. Podemos dizer, portanto, que o suporte de TI apresenta estas funções:

  • Melhorar a qualidade e a segurança do ambiente de TI da empresa;
  • Corrigir falhas na infraestrutura tecnológica;
  • Atender aos chamados dos colaboradores que tenham dúvidas ou problemas ligados à tecnologia;
  • Promover a estabilidade, disponibilidade e atualização dos softwares, aplicativos e hardwares.

Tipos de suporte de TI

Existem três diferentes tipos de suporte de TI, que são o de campo, presencial e remoto.

  1. O suporte de campo (ou field service) é indicado para empresas de pequeno e médio porte, no qual o profissional de TI realiza visitas esporádicas à empresa;
  2. Enquanto isso, o suporte presencial é mais indicado para empresas de médio e grande porte, onde existem equipes de TI já bem estruturadas;
  3. Por último, o suporte de TI remoto é mais usado por empresas de pequeno porte, sendo responsável por solucionar questões mais simples.

Neste caso, o profissional de TI consegue acessar a máquina da sua empresa, por meio de um software, analisando e solucionando o caso de forma remota, ou seja, sem precisar estar fisicamente no local do seu negócio.

Desse modo, o suporte de TI remoto é bastante indicado por apresentar baixo custo e alta eficiência, então é ideal para as empresas que não têm um setor de TI.

Por que o suporte de TI remoto é uma tendência?

No mercado de tecnologia, o suporte de TI remoto – em outros termos, não presencial – é uma tendência crescente porque surge como uma solução rápida, eficaz e em conta para ajudar a aliviar os problemas de TI das pequenas empresas.

A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2017, que no Brasil conta com o apoio técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revelou que a taxa total de empreendedorismo no país foi de 36,4%.

Isso significa que a cada 100 brasileiros, 36 deles estavam envolvidos em atividades empreendedoras, ou seja, na criação ou gerenciamento de um negócio em estágio inicial ou estabelecido.

Números como esse mostram quanto os pequenos e médios negócios são significativos para o país, e que eles também necessitam de soluções adaptadas para as suas necessidades.

Na área de tecnologia, como divulgado pela ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), em seu estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software e Serviços de 2020, foi constatado que o crescimento desse setor no Brasil foi maior do que a média mundial. Enquanto o crescimento mundial foi de 5%, no Brasil esse número foi para 10,5%.

Portanto, enxergando a necessidade dessas empresas, emergem soluções como as oferecidas pela NetSupport. Nesse modelo de negócio, é possível receber suporte de TI remoto em questão de minutos, por meio de uma rede de técnicos especializados, os Supporters.

Como o suporte de TI remoto ajuda as empresas?

Caso a sua empresa necessite de soluções mais simples, como restaurar uma rede Wi-Fi ou configurar um novo software, é possível assinar um plano mensal apenas para atendimentos a longa distância, em que o técnico acessa sua máquina independentemente da localidade.

Um pequeno negócio, que tenha em sua rede sete computadores, e opte por essa modalidade de serviço, gastaria por mês menos de R$100, sem nenhum tipo de fidelidade. Enquanto em uma consultoria de TI tradicional, um plano para solucionar os mesmos problemas custaria em média R$500.

Apesar de ter o benefício de oferecer suporte presencial, o modelo clássico de TI terceirizado sai em desvantagem na comparação de custo-benefício, com um serviço de valor cinco vezes mais elevado e qualidade equiparada ao remoto.

Rodrigo Oliveira, Diretor de Operações da Hub Consulting, destaca as vantagens desse tipo de atendimento em grandes projetos:

“Temos consultores que atendem empresas espalhadas por diversas cidades do Brasil, e, com o atendimento remoto, pudemos garantir maior agilidade na manutenção das máquinas de nossos clientes, de maneira rápida e confiável, facilitando muito a execução de projetos complexos, que antes demandavam muito tempo. A efetividade na solução dos problemas é idêntica a presencial, com a vantagem de um custo muito mais competitivo.”

A Hub possui em seu portfólio clientes como Porto Seguro e TV Integração, e o serviço da NetSupport contribuiu para que eles pudessem se dedicar mais às atividades de consultoria, sem se preocupar com os problemas de manutenção dos seus clientes, que costumavam gerar custos extras.

Quais são os benefícios do suporte de TI remoto?

Você ainda está em dúvida se deve ou não investir no suporte de TI remoto? Então, a seguir, vamos apresentar as principais vantagens desse tipo de suporte.

1. Maior produtividade

Como o dia a dia nas empresas costuma ser bem agitado, parar para resolver assuntos técnicos afeta diretamente a produtividade dos colaboradores.

Já com o suporte de TI remoto, os técnicos de informática, os empresários e os colaboradores da empresa são beneficiados.

Isso porque o suporte remoto consegue resolver, a distância, questões como um bug em um equipamento da empresa. Enquanto isso, você e os seus colaboradores podem focar em tarefas que são prioritárias para o negócio.

2. Economia de tempo

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do suporte de TI é a possibilidade de economizar tempo. Afinal, se surgir algum problema, basta entrar em contato com o profissional responsável e, assim, a assistência já poderá ser iniciada.

Então, você não vai precisar esperar que o profissional chegue até a sua empresa para dar início à resolução do problema. 

E isso, é claro, está diretamente ligado à produtividade. Até porque, quanto menor é a interrupção do serviço, menor é o tempo de improdutividade por causa da falha técnica.

3. Diminuição de colaboradores contratados diretamente

Sabemos que manter uma equipe de TI bem estruturada é uma realidade bem difícil para muitas empresas, especialmente aquelas de pequeno e médio porte. Afinal, ter colaboradores contratados diretamente custa caro, não é mesmo?

Por isso, o suporte de TI remoto se revela como uma opção muito interessante, já que é capaz de suprir as necessidades em relação à assistência à infraestrutura tecnológica da sua empresa sem que, para isso, você precise contratar mais profissionais de TI diretamente.

Como é uma prestação de serviço, o valor é bem mais em conta, mas isso não reflete na menor qualidade dos processos, muito pelo contrário.

Sendo assim, os seus colaboradores podem focar em atividades mais estratégicas para a empresa, enquanto o suporte de TI remoto cuida de questões mais técnicas.

4. Redução de custos

Por ter um ótimo custo-benefício, o suporte de TI remoto beneficia a saúde financeira do seu negócio. Sim, é bem mais barato contratar um suporte remoto que um suporte presencial! Isso porque ele leva em conta não apenas o tempo usado na solução do problema, mas também o custo com o deslocamento do profissional.

Além disso, é possível padronizar a execução de tarefas rotineiras, o que também ajuda a evitar erros e retrabalhos, lembrando também que ambos influenciam financeiramente o seu negócio.

Por meio das opiniões dos técnicos, você ainda pode selecionar quais são os projetos e investimentos mais importantes para o seu negócio. Desse modo, é possível realocar os recursos para áreas que necessitam de maior atenção.


Tudo isso também influencia no melhor atendimento ao cliente, que também consegue receber um produto ou serviço de maior qualidade. Logo, esse tipo de suporte pode garantir diversos benefícios.

Por isso, o suporte de TI remoto é uma ótima opção para empresas que estão em fase de crescimento, têm um orçamento limitado e, ainda assim, desejam contar com um serviço tecnológico de qualidade.

Gostou de saber mais sobre o suporte de TI remoto? Então, entre em contato conosco! Sua empresa não precisa sofrer e nem perder dinheiro por problemas de informática que são simples de se resolver.