Suporte de TI remoto: financeiramente, vale a pena apostar?

Suporte de TI Remoto: Financeiramente, vale a pena apostar?

É quase redundante ressaltar o quanto a área de tecnologia é importante para uma empresa. Contar com um time capacitado de TI ou um parceiro confiável, que esteja sempre disponível para resolver os problemas do seu negócio, e que, principalmente, entenda as suas demandas é essencial e com certeza fará toda a diferença em seus resultados.

A TI pode não fazer parte do Core Business de um negócio, mas, para que atividade principal da organização seja desempenhada, oferece todo suporte e recursos: compra de computadores, manutenção de Softwares, telefonia, configuração da internet, entre outras coisas.

Imagine, por exemplo, uma contabilidade. Seu negócio principal é controlar o patrimônio de uma entidade. Mas, para isso, ela depende de sistemas específicos, de realizar inúmeros telefonemas para seus clientes, armazenar arquivos em uma rede, e assim sucessivamente.

Ou seja, você compreende que sem recursos tecnológicos fica impossível realizar aquilo que se propõe aos seus clientes?

Entretanto, empresas de pequeno e médio porte, salvo algumas exceções, não costumam possuir uma equipe de TI dedicada exclusivamente para elas. A razão principal? Custos! Seguindo o exemplo anterior, é normal que, ao abrir uma contabilidade, o proprietário se preocupe em contratar os melhores contadores, certo?

Nesse cenário é preciso procurar por saídas mais econômicas relacionadas à tecnologia, visto que, arcar com os custos de mais uma contratação CLT, pode se tornar inviável para um negócio que ainda está alavancando.

Buscar uma alternativa de serviço terceirizado, em situações como essa, acaba sendo a melhor escolha para as empresas. Isso por que garantem qualidade nos processos e também profissionais capacitados para solucionar os chamados abertos.

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Como o suporte remoto pode ajudar?

Uma tendência crescente no mercado de tecnologia é o suporte de TI remoto – em outros termos, não presencial – que surge como uma solução rápida, eficaz e em conta, com potencial para ajudar a aliviar os problemas de TI das pequenas empresas.

A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2015, que no Brasil conta com o apoio técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revelou que 52 milhões de brasileiros estiveram envolvidos na criação ou gerenciamento de um negócio em estágio inicial ou estabelecido.

Números como esse mostram quanto os pequenos e médios negócios são significativos para o país, e que eles também necessitam de soluções adaptadas para as suas necessidades.

Principalmente na área de tecnologia, já que, como divulgado pela ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), em seu estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software e Serviços, 80% do mercado de TI em 2015 ainda estava dedicado em oferecer soluções para grandes empresas.

Enxergando a necessidade destas empresas, emergem soluções como as oferecidas pela NetSupport. Nesse modelo de negócio, é possível receber suporte em questão de minutos, através de uma rede de técnicos especializados, os Supporters.

Caso a sua empresa necessite de soluções mais simples, como restaurar uma rede Wi-Fi ou configurar um novo software, é possível assinar um plano mensal apenas para atendimentos a longa distância, em que o técnico acessa à sua máquina independentemente da localidade.

Um pequeno negócio, que tenha em sua rede sete computadores, e opte por essa modalidade de serviço, gastaria por mês menos de R$ 100, sem nenhum tipo de fidelidade. Enquanto em uma consultoria de TI tradicional, um plano para solucionar os mesmos problemas custaria em média R$ 500.

Apesar de ter o benefício de oferecer suporte presencial, o modelo clássico de TI terceirizado sai em desvantagem na comparação de custo-benefício, com um serviço de valor cinco vezes mais elevado e qualidade equiparada ao remoto.

Rodrigo Oliveira, Diretor de Operações da Hub Consulting, destaca as vantagens desse tipo de atendimento em grandes projetos: “

Temos consultores que atendem empresas espalhadas por diversas cidades do Brasil, e, com o atendimento remoto, pudemos garantir maior agilidade na manutenção das máquinas de nossos clientes, de maneira rápida e confiável, facilitando muito a execução de projetos complexos, que antes demandavam muito tempo.

A efetividade na solução dos problemas é idêntica a presencial, com a vantagem de um custo muito mais competitivo”.

A Hub possui em seu portfólio clientes como Porto Seguro e TV Integração e o serviço da NetSupport contribuiu para que eles pudessem se dedicar mais às atividades de consultoria, sem se preocupar com os problemas de manutenção dos seus clientes, que costumava gerar custos extras.

Entre em contato conosco, para saber mais informações sobre suporte remoto. Sua empresa não precisa sofrer e nem perder dinheiro por problemas de informática que são simples de se resolver.

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