O suporte de TI presencial deve ser acionado em quais situações?

O suporte de TI presencial deve ser acionado em quais situações?

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É indiscutível que a evolução da tecnologia possibilita coisas incríveis em nosso dia a dia. Quando o computador da sua empresa apresenta algum problema, e você precisa chamar um suporte técnico de TI, você pode escolher entre receber um suporte de TI presencial ou remoto, por exemplo.

Claro, que tudo dependerá do tipo de instabilidade do equipamento. E é justamente sobre isso que queremos falar hoje.

Você já parou para avaliar quando você realmente precisa chamar o suporte de TI presencial até a sua empresa? Há uma série de questões que podem ser resolvidos à distância.

Aliás, os chamados remotos podem reduzir, significativamente, o prazo para a solução do seu problema. Os usuários têm se mostrado cada vez mais abertos a receberem atendimentos técnicos de forma remota.

Porém, muitas vezes não há outra forma, é preciso contar com um profissional ali no local.

Como especialistas em solucionar problemas de TI, trabalhamos tanto de forma presencial, quanto remota. Percebemos que essa é uma dúvida comum entre os usuários: entender quando solicitar cada tipo de chamado. Com este artigo, queremos ajudá-los a identificar esse momento.

Por que preciso saber quando solicitar o suporte de TI presencial ou remoto?

Vamos partir de um princípio básico. Você tem um problema de TI! Quanto mais rápido solucioná-lo será melhor. No caso de uma franquia de alimentação, por exemplo, se o computador usado como caixa parar o estabelecimento não conseguirá registrar os seus pedidos, muito menos receber os pagamentos dos clientes, ou seja, ela estará perdendo dinheiro.

O técnico de TI com certeza irá ajudá-lo. Porém, quanto mais detalhes ele receber sobre o problema, mais rápida será a sua solução. Principalmente quando a empresa opta por utilizar um serviço sob demanda. Nesse cenário, o é papel do usuário descrever o problema com precisão para o profissional de TI. Isso tornará o processo muito mais ágil e eficaz.

Além disso, saber identificar o tipo de chamado ajudará a empresa a economizar também. O suporte de TI presencial tem um valor superior ao remoto. Sendo assim, quando ele é acionado sem necessidade, a empresa perde a oportunidade de economizar o valor do chamado e o tempo para a solução do problema. Entender a diferença entre os tipos de chamados é uma vantagem para o seu negócio.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Suporte de TI Remoto: Financeiramente, vale a pena apostar?

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Como identificar a necessidade de um suporte de TI presencial?

O suporte de TI presencial trabalhará na solução de problemas mais complexos. Essa é a principal diferença em relação aos chamados remotos. Outra situação em que ele, claramente, será a opção recomendado são para serviços de infraestrutura. Sempre que for necessária a instalação de dispositivos, manuseio de equipamento, cabeamento ou troca de peças, a presença de um profissional no local é indispensável.

Mas vamos pensar em outras situações, em que o usuário pode realmente ficar em dúvida. Por exemplo, caso seja necessário realizar a formatação de um computador que está totalmente travado. Você sabe afirmar qual é o tipo de atendimento mais indicado? Bem, nesse caso a resposta será: Suporte de TI presencial.

Calma, que nós vamos explicar os porquês! Um computador que está completamente travado impede duas coisas essenciais para que um atendimento remoto aconteça. São elas a interação do usuário e uma conexão segura com a internet. Em uma situação como essa, não há alternativa se não contar com o suporte de TI presencial. Além disso, muito provavelmente, será necessário realizar um backup físico dos arquivos guardados na máquina. Logo, apenas um profissional de TI poderá realizar esse procedimento de maneira segura, utilizando um HD, CD ou pendrive.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Consultoria ou suporte técnico de TI, quem devo procurar?

Em quais situações o suporte de TI presencial é necessário?

Agora você já consegue diferenciar quando deve solicitar cada tipo de chamado? Para deixar tudo ainda mais elucidado, listaremos algumas situações em que a alternativa correta é acionar o suporte de TI presencial.

  • Quando for necessária a manutenção preventiva. Apesar de ser possível avaliar a parte de softwares à distância, geralmente é recomendada a limpeza interna de alguns hardwares, como o cooler, por exemplo. Principalmente se a máquina for um desktop;
  • Em casos de infestação de vírus é indicado também optar pelo suporte de TI presencial. Caso suspeite que o seu computador foi atacado por um vírus, a recomendação é mantê-lo desligado até que o técnico chegue ao local. Essa é uma forma de minimizar os dados de uma invasão.
  • A manutenção de periféricos também deve ser feita, de preferência, com o suporte de TI presencial. Na hora de avaliar uma impressora, por exemplo, é muito mais efetivo fazer isso com o equipamento em mãos;
  • Durante a instalação de roteadores o trabalho de um técnico será muito mais vantajoso. Na hora de escolher onde o equipamento será instalado é preciso levar em consideração a estrutura do local, distância e até mesmo a espessura das paredes. Com um técnico no local, é possível avaliar em qual posição o sinal do roteador será mais abrangente.
  • Configuração de redes e servidores físicos também exigirá a presença de um técnico. Esse é um processo que exige a supervisão de um profissional, para que seja executado da maneira correta.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Como reduzir os custos de TI com profissionais sob demanda?

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