Suporte de TI: 7 sinais que indicam que é hora de acioná-lo

Contar com um suporte de TI eficiente em sua empresa é um dos segredos para o sucesso. Uma área de TI bem esquematizada garante maior segurança às atividades do negócio, além de otimizar o tempo dos colaboradores.
Nesse cenário, o suporte de TI será um grande aliado. É preciso que os empresários tenham em mente que muito mais importante do que reparar um problema, é preveni-lo. Essa é a melhor forma de evitar situações mais complexas no futuro.

A sua empresa se encaixa em alguma das condições abaixo? Em caso positivo, chegou a hora de acionar urgentemente o seu suporte de TI, para não correr riscos.

1. Constante manifestação de vírus

Infestações de vírus recorrentes indicam que é preciso reforçar a segurança em sua estrutura. Avaliar a escolha do antivírus, as possíveis fontes do vírus e a necessidade de instalar um firewall – caso a empresa ainda não utilize – são algumas ações recomendadas.

2. Não realizar backups

Outra falha, bastante comum, é não providenciar, regularmente, cópias dos dados armazenados na rede da empresa. O famoso, backup.Essa ação é uma forma de manter suas informações seguras, caso o negócio sofra alguma pane no setor de TI. Sequestro de dados, quedas de energia ou infestação de vírus, são alguns exemplos que podem danificar sua estrutura tecnológica permanentemente. Segundo as boas práticas de TI, o ideal é que os backups sejam realizados todos os dias. Caso não seja possível, avalie as necessidades da empresa e defina uma frequência que se encaixe com suas demandas.

3. Lentidão nos computadores

A lentidão nos computadores pode indicar muitos problemas. Baixo desempenho de hardwares, superaquecimento, disco cheio e o mais temido deles, VÍRUS. Portanto, sempre que notar o computador mais lento, acione imediatamente o suporte de TI. Postergar a lentidão pode causar problemas muito mais graves, por isso, não deixe esse problema passar em branco.

4. Utilizar equipamentos antigos

Em primeiro lugar, é importante dizer que o uso de dispositivos menos recentes não é necessariamente um problema. O que ocorre é que, com o tempo, eles tendem a perder o seu desempenho, dificultando o trabalho do usuário. Mas, dependendo da função para a qual sejam destinados, eles ainda podem ser bastante úteis. Uma solução para garantir o seu melhor funcionamento é realizar uma manutenção preventiva. A máquina passará por uma limpeza tanto de hardware (física), quanto de software (sistema). Em último caso, talvez seja necessária uma formatação. Esse processo fará com que a máquina trabalhe de forma melhor e mais ágil.

5. Inicialização demorada do sistema operacional

Ao ligar o computador o sistema operacional está levando muito tempo para iniciar? Isso pode indicar excesso de softwares que também estão programados para serem iniciados junto com o computador.  O mais indicado sempre, para qualquer dispositivo e sistema operacional, é que ele seja iniciado sozinho. Entretanto, há uma única exceção nesse cenário, que é o antivírus. Esse é o único programa recomendado para se iniciar junto com o sistema operacional.

6. Drivers desatualizados

Cada componente físico do computador – os hardwares – possui um programa que auxilia no seu funcionamento. Esses softwares, são conhecidos como drivers.Quando não são atualizados, os drivers podem deixar o computador lento ou até mesmo impedir o seu funcionamento. Por isso, é essencial que todas as atualizações sejam aplicadas. Elas trazem melhorias e correções que farão a máquina funcionar com muito mais qualidade.

7. Excesso de programas desnecessários

Instalou uma versão teste de um programa, que nunca mais foi utilizado? Ou uma extensão no navegador, que mais atrapalhou do que ajudou sua navegação? Talvez seja o momento de fazer uma limpa nos programas instalados no seu computador. Programas inúteis ocupam espaço e podem prejudicar o funcionamento da máquina. Faça uma avaliação e deixe no computador apenas os programas que são realmente necessários. Não utiliza há mais de 6 meses? Desinstale!

Não demore para solicitar Suporte de TI

Ao menor sinal de uma dessas situações, acione o seu Suporte de TI. Ele poderá ajudá-lo a solucionar essas questões antes que elas acabem tornando proporções maiores.

Algo que pode parecer simples, a princípio, pode esconder problemas mais graves e profundos. Contar com um profissional de confiança, nessa hora, poupará muitas dores de cabeça para o seu negócio. Os Supporters

da nossa comunidade, por exemplo, são uma ótima opção para negócios que precisam combinar custo X benefício.