Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Serviços profissionais de TI: vale a pena investir?

Serviços profissionais de TI: vale a pena investir?

Os professional services ou serviços profissionais de TI são prestados por empresas que contam com um atendimento diferenciado e, como sugere o próprio nome, mais específico. 

Esse modelo de negócio tem sido cada vez mais comum no mercado, principalmente em tempos de transformação digital. Afinal, o investimento em tecnologia é determinante para que empresas de qualquer área possam ter um bom desempenho. Por isso, é uma necessidade da qual não se pode fugir.

Ao contratar serviços profissionais de TI, o empresário passa a contar com um apoio consultivo personalizado para suas demandas, com a garantia da qualidade do atendimento. Mesmo para demandas especialmente difíceis de se resolver.

Nesse artigo você vai entender melhor o que são os serviços profissionais de TI, além de conferir quais são os mais comuns no mercado e o que eles podem fazer pelo seu empreendimento.

Continue sua leitura!

E-book grátis: Por que terceirizar a TI da sua empresa?

O que são serviços profissionais de TI?

Os serviços profissionais de TI envolvem demandas estratégicas de uma empresa, além de uma visão mais detalhista e analítica para a identificação de brechas e diagnóstico de erros nas operações.

Nos dias atuais, a velocidade com que a equipe de TI consegue descobrir um problema e resolvê-lo é a grande sacada competitiva. 

Como a sociedade está cada vez mais dependente da tecnologia, a demora para solucionar um erro é sinônimo de insatisfação e estresse.

Se uma queda na conexão com a internet é o suficiente para tirar qualquer pessoa do sério, imagine um e-commerce que depende de um site para vender, mas que sai do ar por razões desconhecidas?

Além de ser um transtorno para o negócio, que certamente está tendo prejuízo com vendas perdidas, o cliente que tenta acessar o domínio acaba saindo frustrado da situação. Isso não contribui em nada para uma segunda tentativa de compra no futuro.

Os serviços profissionais de TI são justamente focados na melhoria da performance

São caracterizados por profissionais com excelência, dedicados à constante realização de testes, aprimoramento de processos, reconhecimento de padrões, detecção de pequenos desvios e monitoramento, considerando até mesmo os mínimos detalhes.

Sendo assim, podemos dizer que são indicados para empresas que reconhecem a importância e o valor competitivo da TI nos dias de hoje, buscando investir na área para alcançar a alta performance.

Quais são os serviços profissionais mais comuns na TI?

Como vimos, os serviços profissionais de TI são especializados e diferenciados. Isso porque são oferecidos por empresas com dedicação exclusiva na área de tecnologia, que estão sempre atualizadas com as técnicas mais recentes do mercado.

Sendo assim, as principais tarefas desempenhadas pela área são:

Desenvolvimento de software

O desenvolvimento de um software inteiramente personalizado e dedicado a suprir as necessidades de um negócio específico é uma das demandas mais requisitadas no mercado atual. 

Ao apostar nisso, a empresa está buscando otimizar seus processos, aumentar sua produtividade, reduzir custos, unificar informações em um sistema único e padronizado, entre outros objetivos.

Serviços gerenciados

Os serviços gerenciados de TI também têm sido cada vez mais solicitados pelas empresas, pois além de reduzirem custos, contribuem para o gestão de riscos das informações da empresa.

Assim, a empresa contratada disponibiliza profissionais qualificados e especializados para atuarem, por exemplo, no gerenciamento de servidores internos, servidores na nuvem, sistemas, DevOps, entre outros.

Processamento de dados

O processamento de dados é uma tarefa que demanda um conhecimento bastante específico na área de TI. 

Ele se dá por uma série de ações aplicadas de forma ordenada, visando o arranjo de informações que servirá como base para atender os objetivos da organização.  

Ao contratar uma equipe especializada em serviços profissionais de TI, a empresa estará contando com quem realmente é capaz de aplicar essas ações. Tudo isso seguindo critérios pré-estabelecidos e padronizados, sempre com alta performance e qualidade.

A facilidade desses profissionais em lidar com dados é um ponto muito importante. Principalmente quando se trata de acelerar os processos e prevenir erros com a mesma perspicácia. 

Suporte de TI pontual

O suporte técnico pontual é essencial para que imprevistos possam ser solucionados rapidamente e com o mais alto nível de qualidade.

Esse é um dos serviços profissionais de TI que mais apresenta demanda, visto que empresas de qualquer segmento e porte precisam, ou vão precisar em algum momento, abrir um chamado para o setor de TI.

Seja para lidar com problemas menores, como uma queda da conexão com a internet, seja para questões mais delicadas, como a perda de arquivos importantes.

Body Shop de TI

O Body Shop de TI é uma prática de terceirização que aloca profissionais especialistas em determinado tipo de serviço dentro de uma empresa. É a opção ideal para quem precisa de um profissional de TI para projetos estratégicos, porém pontuais, a longo prazo ou até permanentemente.

Essa modalidade tem ganhado espaço por representar um excelente custo-benefício e ter um processo de contratação simples e ágil.

Além disso, o Body Shop também permite que a empresa tenha a melhor performance nas demandas de TI que apresenta, sem deixar de focar em seu core business

Por isso, é uma forma de manter competitiva a partir de um modelo de terceirização ainda mais flexível.

Terceirize sua área de TI!

Terceirização de TI

A terceirização de TI em seu modelo mais tradicional trata da alocação de uma equipe técnica inteira dentro da empresa.

Assim como acontece com o Body Shop, essa é uma ótima opção para empresas que querem o melhor desempenho em tecnologia sem precisar se preocupar com processos de recrutamento e seleção.

As equipes são formadas por profissionais com alto conhecimento na área. Por um preço fixo, eles atuam cuidando de todas as demandas de suporte, desenvolvimento e estratégia que o negócio apresenta no setor de tecnologia.

Esse modelo está se consolidando cada dia mais como uma tendência quando se trata de investimento em TI. Afinal, manter uma equipe interna é muito trabalhoso e, em grande parte das vezes, não é financeiramente vantajoso.

E então, quer começar a investir em serviços profissionais de TI? Com a NetSupport, sua empresa pode contar um suporte técnico de informática qualificado e ágil. O melhor de tudo é que podemos te atender remotamente, de onde quer que você esteja. Quer experimentar? Faça um teste grátis!

Conheça nosso Service Desk ilimitado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.