Serviços Gerenciados de Segurança: como escolher o melhor

Serviços Gerenciados de Segurança: como escolher o melhor

Serviços gerenciados de segurança

A importância de garantir a proteção dos dados das empresas é um tema que tem ganhado muito destaque. Mas você já ouviu falar no modelo de estratégia baseado em serviços gerenciados de segurança?

Mesmo com os casos de invasões de hackers, muitas empresas ainda estão desprotegidas em relação às ameaças que circulam por aí. E o pior é que muitas nem fazem ideia disso.

Com a rapidez com que a tecnologia avança, os criminosos virtuais adotam técnicas cada vez mais sofisticadas, e as empresas acabam não acompanhando com a mesma velocidade.

A importância de investir em profissionais especializados, que possam identificar os novos modelos de ameaça e tomar providências o quanto antes, é essencial.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que são serviços gerenciados de segurança, quais suas vantagens e ainda, como escolher o melhor para o seu negócio, indicando quais os pontos que merecem atenção para essa tomada de decisão.

O que são serviços gerenciados de segurança?

Serviços gerenciados de segurança, ou em inglês, Managed Security Services (MSS), é um conceito que diz respeito a um modelo de processos operacionais que visam garantir a segurança dos dados empresariais mais sigilosos

Atualmente, cresce cada vez mais o número de empresas que apostam nesse tipo de solução em seus setores de TI, visando a segurança da informação

Esse modelo tem como base estratégica principal o monitoramento remoto dos ambientes de TI. Isso é possível por meio do uso compartilhado de centros de operação de segurança, ou Security Operation Center (SOC).

O método se desenvolve a partir de três vertentes principais: monitoração de segurança, resposta a incidentes e gerenciamento de segurança. 

Agindo segundo esses três pilares, uma equipe especializada fica responsável por gerenciar os ambientes de todos os segmentos da empresa de maneira remota.

Como podemos ter uma ideia a partir dessa primeira contextualização, esse é um modelo inovador que confere à segurança de dados uma proteção e atenção contínuas, de forma exclusiva. 

Esse é um modelo bem diferente do que seria segundo moldes antigos, em que a consultoria era pontual ou mais direcionada para produtos.

Benefícios dos serviços gerenciados de segurança

A conscientização das empresas sobre a importância de investir cada vez mais em uma segurança de dados eficaz vem aumentando, o que por si só já as direciona para a busca por soluções mais eficazes e modernas, como é o caso dos serviços gerenciados de segurança.

Por outro lado, os benefícios que esse modelo oferece são bem expressivos e contribuem consideravelmente para que o método seja viável e atrativo.

Vejamos quais vantagens são essas:

Proteção contínua

Os serviços gerenciados de segurança têm como objetivo oferecer a proteção como uma solução contínua, uma das características que tornaram o modelo tão popular e interessante.

Se adaptar às mudanças, como dissemos, é muito difícil. 

São novos vírus, novos métodos de ataques virtuais, novas vulnerabilidades surgindo a toda hora, o que torna a tarefa de se manter atualizado muito complicada para uma empresa que precisa lidar com outros problemas simultaneamente.

O monitoramento de segurança sem interrupções é um ponto muito positivo.

Profissionais especializados e experientes

Ter disponível o melhor software, o melhor antivírus e as melhores máquinas, sem dúvidas é essencial. A má notícia é que isso muitas vezes não é suficiente para garantir a plena segurança dos seus dados. 

É necessário ter profissionais devidamente preparados para lidar com a defesa de todas as vulnerabilidades, sabendo fazer o uso correto de todo esse aparato técnico e entender quais os pontos podem ser usados por criminosos para obter vantagem.

Mais do que isso, acumular o conhecimento necessário para realizar uma gestão de segurança completa e eficiente não acontece de um dia para o outro, é um processo demorado. 

Mais do que as formações básicas e especializações, a experiência no mercado de trabalho é uma bagagem que não pode ser ignorada.

Sabemos que para cuidar do sigilo de dados sensíveis, é comum a necessidade de respostas rápidas a ameaças, coisa que as empresas focadas em outro produto e serviço acabam não conseguindo, já que não há tempo hábil para planejar e desenvolver uma solução ou plano emergencial.

Empresas especializadas em serviços gerenciados de segurança já possuem profissionais capacitados para esse tipo de tarefa, além de experiência para lidar com as situações mais difíceis.

Ótimo custo-benefício

Considerando todas as vantagens que uma empresa especializada em serviços gerenciados de segurança pode oferecer, fica claro a vantagem de custo-benefício.

Já imaginou o quanto sua empresa gastaria para montar sua própria equipe especializada de TI? Para recrutar os profissionais certos? Para garantir o melhor equipamento, licenças e treinamentos?

Todo esse processo é demorado e custoso. Com os serviços gerenciados de segurança a empresa tem acesso ao melhor da TI sem se preocupar com nada disso.

Flexibilidade

Muitos gestores ficam receosos de trabalhar com outra empresa para gerir um aspecto tão importante do seu negócio, como a segurança de dados.

Porém, contratar serviços gerenciados de segurança é um processo totalmente flexível, uma vez que através de um SLA as prioridades e prazos podem ficar bem definidos, alinhando as responsabilidades de ambas as partes em virtude de um mesmo objetivo.

Escolhendo serviços gerenciados de segurança

A importância e as vantagens da contratação de serviços gerenciados de segurança são claras. Mas você deve estar se perguntando: como escolher um bom serviço, certo?

Considerando essa dúvida muito comum, preparamos uma lista com os principais pontos que devem ser observados para não errar nessa escolha. Confira:

Expertise

Um dos pontos mais importantes é o nível de expertise. 

Procure por uma empresa que seja reconhecidamente especializada para atuar com serviços gerenciados de segurança, que tenha profissionais qualificados, invista em bons equipamentos e que seja reconhecida por clientes para os quais já tenha trabalhado.

Amostragem

É importante observar também o alcance de proteção. Uma empresa qualificada e com serviço especializado deve conseguir oferecer segurança em vários níveis, corrigindo vulnerabilidades e criando barreiras de proteção até mesmo para possíveis ataques hackers mais arrojados. 

Esses dados podem ser obtidos por testes de amostragem.

Suporte

O suporte precisa ser levado em consideração, pois a eficiência dele conta muito para a velocidade com que os problemas pontuais serão solucionados. 

Certifique-se de escolher uma empresa que ofereça suporte constante e que tenha um bom tempo de resposta para o caso de imprevistos.

Além disso, a manutenção de máquinas e softwares deve ser constante para que brechas para complicações sejam evitadas.

Flexibilidade

Ao escolher um modelo de serviços gerenciados de segurança, também é preciso avaliar a flexibilidade do serviço. Isso significa que a empresa parceira deve entender e se adaptar bem às mudanças do seu negócio, de objetivos, e também oferecer um bom diálogo para que tudo corra da melhor forma possível.

Essas foram nossas dicas sobre serviços gerenciados de segurança. Se você gostou desse conteúdo, confira também nosso artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *