Serviços de TI: quais são e 5 vantagens de terceirizá-los

Serviços de TI: quais são e 5 vantagens de terceirizá-los

Serviços de TI

Você conhece e sabe quais são as vantagens dos serviços de TI para a sua empresa?

Entendemos que serviço é toda atividade desenvolvida em algum campo de atuação que visa produzir, executar ou desenvolver algo, e que busca atender às necessidades e aos desejos de pessoas ou organizações.

Muitas empresas são focadas em desenvolver produtos, outras já são voltadas justamente para oferecer serviços. Esse é o caso, por exemplo, de uma indústria que presta serviços de suporte técnico e garantia de produtos.

Além dos serviços prestados aos clientes externos de uma organização, pode-se estender também o conceito de prestação de serviços aos clientes internos, ou seja, setores de uma organização que prestam serviços a outros setores da mesma empresa.

É assim que funciona, por exemplo, a área de TI.

Neste post, você entenderá melhor sobre esse setor, que tipo de serviços oferece e quais as vantagens de terceirizá-los na sua empresa.

Continue lendo!

O que é TI?

Podemos definir a Tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.

TI é uma área que possui vastas atividades diferentes para atuação e trabalha diretamente com a informação, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades que a utilizam.

A seguir, vamos detalhar, de forma mais esclarecedora, quais são efetivamente os serviços de TI que você pode obter ao contratar uma empresa de Tecnologia da Informação terceirizada.

Quais são os serviços de TI?

Os serviços de TI geralmente são muito reconhecidos e requisitados por variados tipos de empresas e clientes. Eles fazem parte de todo um sistema de organização que presta serviços para os demais setores de tecnologia.

Isso quer dizer que esse setor atua diretamente na área de desenvolvimento tecnológico para atender às demandas de um determinado usuário.  

Para identificar melhor quais são os serviços de TI, basta pensar sobre as atribuições que a área de TI tem dentro da organização ou nas funções exercidas por terceiros nesta área.

As principais atividades relacionadas à área de TI têm responsabilidades relativas ao desenvolvimento e à manutenção dos sistemas, ao suporte específico de informática, ao suporte de produção dos sistemas e ao suporte à infraestrutura e às atividades de planejamento e gestão.

O serviço de TI pode ser dividido basicamente em três principais áreas de atuação dentro do mercado, que são: infraestrutura, software e banco de dados e redes.

Na infraestrutura, quem atua são os analistas de suporte técnico e administradores de rede. No setor do software, estão os programadores e desenvolvedores tecnológicos. E no banco de dados e redes, quem atua diretamente são os administradores de banco de dados, reconhecidos como especialistas.

Existem outras subdivisões, mas que não são necessariamente distintas. Pelo contrário, interligam-se e se complementam.

Dessa forma, podemos listar mais especificamente os seguintes tipos de serviços:

  • Serviços de manutenção das plataformas computacionais: correspondem aos serviços que garantem que os diversos dispositivos computacionais de propriedade da organização, desde computadores de grande porte a laptops e notebooks, sejam mantidos em pleno funcionamento.
  • Serviços de telecomunicações: são aqueles que fornecem conectividade de dados, voz e vídeo a funcionários, clientes e fornecedores que fazem uso desses recursos.
  • Serviços de desenvolvimento e suporte de aplicações: correspondem às atividades de construção e manutenção das aplicações de negócio, por exemplo, sistemas ERP, sistemas gerenciais, sistemas CRM etc.
  • Serviços de gestão das instalações físicas: são responsáveis por administrar e desenvolver as instalações físicas necessárias aos serviços de informática, telecomunicações e administração de dados.
  • Serviços de gestão de TI: correspondem ao planejamento e à organização da infraestrutura, à coordenação das atividades de TI, à administração dos gastos em TI, à gestão de projetos etc.
  • Desenvolvimento de padrões de TI: correspondem às atividades que definem as políticas que determinam como os serviços de TI serão empregados na organização.
  • Serviços educacionais de TI: oferecem capacitação e treinamento nos sistemas corporativos e nos demais aplicativos.
  • Serviços de pesquisa e desenvolvimento em TI: correspondem às atividades de pesquisa em sistemas e tecnologias visando à inovação em TI na organização.

Como funciona a terceirização dos serviços de TI?

Terceirização se refere à contratação formal, ou seja, por meio de documentação, de uma empresa ou de um profissional autônomo para execução de atividades que não sejam as atividades-fim da empresa.

Em outras palavras, ela acontece quando uma empresa decide repassar os processos de um departamento, ou parte dele, a outra empresa, que seja especializada naquele setor.

Essa contratação não é apenas para se desfazer de uma obrigação, mas sim fazer com que a empresa contratante possa alcançar maior eficiência.

Isso significa avaliar e identificar quais atividades da sua empresa são atividade-meio e quais são atividade-fim.

Atividade-meio é como é chamada aquela tarefa da empresa que, apesar de não fazer parte do seu objetivo principal, é necessária para a manutenção e o funcionamento das operações.

Em um escritório de operadora de telefonia, por exemplo, a atividade-meio é a parte técnica, de TI. Mesmo que não tenha relação direta com a atividade-fim, que é o atendimento ao cliente, esse serviço é necessário para que o trabalho possa ser realizado.

Dessa forma, a atividade-fim é aquela relacionada ao objetivo maior da empresa, ou seja, as atividades principais que fazem com que a empresa perdure.

Essas atividades não podem ser terceirizadas, pois são feitas pelos colaboradores da empresa, com vínculo empregatício.

A terceirização de serviços não deve ser confundida com trabalho temporário. Ainda que as tarefas sejam realizadas por uma equipe de fora da empresa, elas são formalizadas através de contrato.

Muitas empresas optam pela terceirização de serviços de TI que, muitas vezes, é a opção com o melhor custo-benefício, já que ter uma equipe interna pode ser muito mais desafiador e caro.

Serviços de TI mais comuns oferecidos pela terceirização

Como já dito, a área de TI oferece diversas possibilidades. O gestor que optar por terceirizar esses serviços deverá avaliar quais são as necessidades de sua empresa e, assim, quais funções a terceirizada irá priorizar na hora de colocar em prática suas capacidades.

Vejamos, a seguir, alguns dos principais motivos pelos quais as empresas atualmente optam por terceirizar serviços de TI.

Manutenção de equipamentos

Como a infraestrutura de uma empresa é algo muito complexo de se manter em dia, muitas empresas, de diferentes portes, acabam se vendo com uma grande dúvida:

Investir em novos equipamentos e comprometer a parte financeira ou manter equipamentos ultrapassados e correr o risco de prejudicar a produtividade?

Essas preocupações deixam de fazer sentido ao contratar um serviço de aluguel de equipamentos.

Pagando um valor fixo mensal, você terá os dispositivos mais modernos sempre à disposição, deixando de lado esse tipo de preocupação.

Suporte

Um dos serviços de TI mais conhecidos é o de suporte.

Desde a configuração dos processos de atendimento até a escolha das ferramentas, passando pelo treinamento e a contratação da equipe, o parceiro terceirizado é quem se dedica a adaptar e escalar os serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

Nesse tópico, podemos citar, por exemplo, o help desk e o service desk.

O help desk nada mais é do que um serviço de atendimento para clientes. Esses clientes geralmente buscam esclarecimentos e soluções dos mais variados problemas relacionados aos produtos e serviços de uma empresa, e para atendê-los melhor, o help desk funciona como um suporte direcionado.

Isso significa que ele centraliza o recebimento de todas as solicitações dos clientes, para agilizar os procedimentos e poder dar a atenção devida a cada um deles, é uma central de atendimento. Esse serviço pode ser interno ou fornecido por uma empresa terceirizada.

O service desk já é um modelo mais “evoluído” do help desk. Os usuários desse serviço já contam com recursos de informática mais avançados e, de acordo com os chamados que são abertos, vão sendo gerenciados e atendidos por ordem de entrada.

Ambos, de forma geral, dizem respeito a um setor de atendimento ao cliente que está em busca de soluções para problemas técnicos e esclarecimentos de dúvidas.

Monitoramento constante

Ainda que o monitoramento e o controle fiquem nas suas mãos, na qualidade de empresa contratante, um reforço contra os perigos da rede nunca é demais.

Assim, os provedores de serviços de TI gerenciados disponibilizam pessoal qualificado para constantemente analisar e identificar as falhas operacionais antes mesmo que elas ocorram de fato.

Desenvolvimento de estratégias

A empresa responsável pela terceirização de serviços de TI é quem deve avaliar as melhores estratégias disponíveis no mercado para a empresa contratante naquele momento.

Além disso, também vai recomendar as tecnologias e metodologias mais adequadas, fazendo com que o seu negócio tenha resultados superiores ao de outras empresas, tudo a um preço justo.

Um gerenciamento mais próximo da infraestrutura de TI ajuda a desenvolver um diferencial competitivo para a gestão.

A empresa contratante consegue implementar novas tecnologias e metodologias mais rapidamente, pois tem à disposição profissionais com alto grau de conhecimento específico apoiando em cada etapa.

Rapidamente, é possível notar um desempenho melhor em relação às regras da empresa e dos serviços prestados aos clientes, elevando a força competitiva da empresa no mercado.

Principais vantagens de terceirizar serviços de TI

A prestação de serviços de outsourcing ou terceirização é uma das modalidades que mais tem crescido na área de Tecnologia da Informação.

Essa estratégia vem evoluindo ao longo dos anos e, aos poucos, tornando-se um dos principais fatores de competitividade para as empresas, inclusive as de pequeno porte.

Mesmo para empresas pequenas, a terceirização de serviços de TI oferece vantagens, pois a empresa contratante poderá se dedicar totalmente ao foco principal das suas atividades.

Ao incorporar profissionais mais qualificados para o suporte tecnológico, você estará mais próximo de conquistar resultados com mais qualidade e mais disponibilidade do pessoal interno para o negócio da empresa propriamente dito.

Vejamos, a seguir, as vantagens que você estará adquirindo ao terceirizar serviços de TI.

1. Redução de custos

A redução de custos é um dos principais objetivos de qualquer gestor e é fundamental para a eficiência, o crescimento e a competitividade de um negócio.

Nesse sentido, é importante citar que terceirizar os serviços de TI é uma opção que pode contribuir consideravelmente para a diminuição de gastos de diversas formas, uma vez que, por exemplo:

  • Não será preciso investir na aquisição e na manutenção de um núcleo de TI;
  • Não será preciso contar com espaço, máquinas, equipamentos e profissionais.

 

Em alguns modelos, a empresa contratante pode pagar apenas quando solicitar o serviço. Isso depende da flexibilidade do contrato de parceria. Assim, o custo operacional se torna ainda menor.

2. Mais produtividade

As empresas que prestam a terceirização dos serviços de TI investem muito em ferramentas, soluções e treinamentos que ajudam a melhorar cada vez mais o atendimento, tanto para o cliente direto – a empresa contratante – quanto para os clientes indiretos, ou seja, os clientes da empresa parceira.

Essa agilidade e resposta rápida são o diferencial de produtividade que a empresa precisa para evitar desperdícios, o que, consequentemente, ao fim, revela um desempenho ainda melhor do processo.

3. Segurança de dados

Serviços de TI terceirizados permitem que você tenha pessoas competentes cuidando dos seus dados estratégicos.

Assim, essa tarefa complexa e que gera tanta preocupação para os gestores estará em boas mãos.

Os profissionais de TI poderão ainda atuar em casos em que alguma informação tenha sido perdida ou tenha ocorrido algum problema no próprio sistema.

4. Foco na atividade principal

Terceirizando serviços de TI que sem dúvida exigem cuidados muito específicos, a empresa contratante poderá ter foco em sua atividade-fim, em outras palavras, priorizar o que realmente interessa.

Isso significa, ao mesmo tempo, dedicar-se ao que sua empresa se propôs a fazer.

Tudo isso sem deixar de lado outro setor que também é fundamental para que tudo funcione corretamente, com segurança e agilidade.

5. Clientes mais satisfeitos

Com um atendimento mais rápido e prontamente disponível, sem dúvida qualquer cliente fica mais satisfeito.

Mas não é só isso. A terceirização de serviços de TI faz com que os próprios processos internos se tornem mais rápidos e de qualidade, fazendo com que todo o processo, até o fim, seja reconhecidamente melhor.

 

Agora que você já sabe mais sobre os serviços de TI, que tal entender melhor como está a situação desse mercado? Leia nosso artigo sobre esse tema.

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