Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Sem conexão com a Internet: 5 formas de evitar esse momento

Uma das mensagens mais temidas da sociedade atual é: “sem conexão com a Internet”. Afinal, ninguém fica contente quando ela surge na tela do computador ou celular, não é mesmo?

Em um mundo onde 3,9 bilhões de pessoas estão conectadas, a Internet já se consolidou e é quase impossível imaginar viver sem ela.

Estamos tão dependentes da Internet que não percebemos essa relação. Só nos damos conta do quanto somos movidos pelas tecnologias quando entramos em total desespero quando ficamos sem conexão.

A Internet, na maioria das empresas, exerce um papel fundamental. É ela que movimenta os negócios e faz a companhia crescer.

Por isso vemos um verdadeiro caos quando algum departamento fica sem conexão com a Internet. Como a empresa precisa estar conectada para funcionar, o departamento de TI precisa se dedicar a evitar que isso aconteça e, se acontecer, é preciso ser capaz de contornar a situação rapidamente.

Se na sua empresa você tem esse tipo de problema, ou quer se prevenir, este texto vai te ajudar. Vamos te dar dicas para que você não precise se irritar e nem perder dinheiro por ficar sem conexão com a Internet.

 

Ficou interessado? Então continue lendo!

O uso da Internet nas empresas

Para que possamos entender de fato a dimensão do drama de ficar sem conexão com a Internet dentro da empresa, precisamos falar um pouco de qual é a importância dela dentro da companhia.

Isso pois, da mesma forma que não percebemos o quanto dependemos dela em nossa vida pessoal, nas empresas ela ainda mais importante.

É tão natural usar a Internet no trabalho que muitas vezes não damos importância a uma conexão de qualidade e a medidas preventivas para que ela trabalhe cada vez mais a nosso favor.

Sem conexão com a internet, o empresário pode sofrer com perda de vendas, clientes e, consequentemente, de lucro.

Vejamos alguns dos principais pontos em que a Internet atua favorecendo as empresas:

Facilita diversas funções internas

Dentro das empresas, a internet facilita uma variedade de funções, como promover produtos e serviços, aumentar a produtividade e expandir o relacionamento com os clientes.

Isso é claro, exige que a empresa reconheça o potencial da internet como ferramenta e seja capaz de utilizá-la de forma correta, eficiente. Administrar esse sistema em prol de vantagens competitivas é o grande segredo para o sucesso do negócio.

Promove mobilidade corporativa

O que seria a mobilidade corporativa?

Bem, nada mais é do que a tecnologia, com o auxílio da internet, tornando o trabalho mais flexível e otimizado.

Ao invés de um escritório cheio de computadores, hoje é possível ter acesso a todas informações da empresa através de dispositivos móveis como celulares, notebooks, tablets.

Além disso, é para facilitar essa troca de informações entre funcionários da empresa que existem maneiras mais práticas de acessar os dados, como acesso remoto e compartilhamento de arquivos na nuvem.

Desta maneira, atividades simples porém que consomem tempo, como cadastro de clientes, de pedidos de informações, de compras de produtos ou serviços, pode ser consultado em um tempo muito menor.

É assim que você agiliza o tempo, fazendo com que seu cliente tenha seu problema ou necessidade resolvido de forma incrivelmente mais rápida e satisfatória.

 

Toda essa praticidade, entretanto, não é possível sem conexão com a internet.

Melhora a comunicação interna

Os meios de comunicação provindos da internet, como e-mail e sistemas personalizados são muito comuns hoje em dia. Os tradicionais, como papel e telefone, nem tanto.

Isso porque desempenham também um papel de arquivo, transformando em documentação quaisquer mensagens de caráter mais sério, como uma transação ou solicitação, por exemplo.

Como se prevenir de ficar sem conexão com a Internet

Agora que você já teve uma dimensão da real importância da internet dentro das empresas, você com certeza quer fazer todo o possível para não ter problemas com ela, certo?

Pois então vejamos quais são as medidas importantes para quem não quer ficar sem conexão com a internet:

1) Invista em equipamento

Uma dica simples mas que faz toda a diferença é comprar bons equipamentos. Principalmente um bom roteador, que é o que vai transmitir o sinal para a empresa.

Saiba que, quanto mais distante o seu roteador estiver, mais fraco será o sinal do Wi-Fi. Portanto, procure deixá-lo próximo às principais áreas de trabalho e, se for o caso, invista em mais de um aparelho.

A cobertura precisa ser abrangente para que alguns locais não fiquem sem conexão com a internet.

Tenha certeza também de que seus dispositivos são ideais para seu propósito. Roteadores, switches, placas de interface de rede e cabeamento são elementos que apresentam versões específicas para cada finalidade.

Em outras palavras, isso quer dizer que um roteador para uso doméstico pode nem sempre satisfazer as necessidades de uma empresa.

2) Evite interferências

O ambiente também pode oferecer interferências que minam o sinal e deixam o local sem conexão com a internet. 

Esses problemas podem surgir por conta de sinais provindos de outros roteadores, satélites, torres de telefonia celular, entre outros.

Portanto, estude bem o local em que fará a configuração da internet e certifique-se que é um ponto estratégico.

É aconselhável colocar sempre o roteador em lugares mais altos, por exemplo, e evitar criar barreiras com objetos de metal e mesmo concreto, que também podem se tornar obstáculos.

3) Escolha o plano com critério

Muitas vezes os problemas com a conexão nem são com equipamentos ou interferência de sinal.

É comum que a solução esteja em reavaliar a provedora de internet ou o próprio plano contratado.

Por isso é tão importante escolher o plano de acordo com o porte e com as necessidades da empresa. Existem diversas opções de planos de internet empresariais que oferecem vantagens exclusivas, então aplicar um plano doméstico no seu negócio nem sempre é uma boa ideia.

Certifique-se também de conhecer a reputação da provedora, se tem um bom atendimento e suporte e trabalha com qualidade. Isso evita prejuízos ao desempenho da sua companhia.

4) Invista em monitoramento

Atualmente existem ferramentas online, programas e softwares que podem ser utilizados para monitorar o desempenho da conexão.

Essa é uma ótima opção para acompanhar oscilações e identificar quedas na qualidade da conexão. 

Assim, ao perceber uma baixa na qualidade do serviço, você poderá o quanto antes entrar em contato com a provedora para comunicar e resolver a situação, evitando que a empresa chegue a ficar sem conexão com a internet.

5) Considere uma consultoria de TI

Contratar uma empresa para avaliar o desempenho do seu setor de TI e identificar problemas e fazer melhorias.

Se sua empresa fica sem conexão com a internet e a razão pela qual isso acontece não está sendo identificada, a consultoria de TI pode auxiliar nessa descoberta e ainda sugerir mudanças muito úteis para seu negócio.

Estas foram nossas dicas para não ficar sem conexão com a internet. Está tendo esse problema? Confira nossa ferramenta de diagnóstico e descubra o que está acontecendo!