Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Segurança em banco de dados: com o que se preocupar

Segurança em banco de dados: com o que se preocupar

A segurança em banco de dados é uma das maiores preocupações para as empresas atuais. Ou pelo menos, deveria ser.

Para organizações de todos os portes e segmentos, o cuidado em assegurar a integridade, confiabilidade e disponibilidade de suas informações, deve ser constante.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor neste ano, as projeções para o campo da segurança de banco de dados tendem a aumentar no Brasil, assim como já vem acontecendo no mundo todo. 

Pesquisas apontam que o setor de cibersegurança está em crescimento, presente entre os que mais vão receber investimento das empresas a nível global em 2020 e ainda, com ótima prospecção para a geração de trabalho.

Isso não é uma grande surpresa, visto que hoje a segurança da informação é dada como uma condição mais do que necessária para garantir a melhoria do desempenho da empresa e, ainda, assegurar o futuro de suas operações.

Neste artigo vamos falar sobre a importância de se investir na segurança em banco de dados, além de mostrar que ações práticas podem contribuir para o sucesso dessa estratégia.

Acompanhe!

O que significa segurança em banco de dados?

Um banco de dados é um ambiente onde estão reunidas diversas informações sobre um negócio

Em outras palavras, é um sistema que permite controlar todos os processos de uma empresa, visando entregar um produto de qualidade para os clientes.

Esse sistema, naturalmente, é acessado por colaboradores em suas rotinas de trabalho, e para que a segurança em banco de dados não seja comprometida por acidentes ou ameaças intencionais, é preciso garantir o bom funcionamento de três pilares: a integridade, disponibilidade e confiabilidade.

Integridade

Quando falamos em integridade, estamos falando de garantir que as informações manipuladas no sistema permanecerão conservadas em suas características originais

Ou seja, a esse aspecto está diretamente ligado ao controle das mudanças feitas no sistema e toda a preservação do ciclo de vida dos dados, baseado na origem, manutenção e destruição.

Disponibilidade

A disponibilidade é o princípio de garantir que os dados estarão sempre disponíveis para o uso legítimo. Isso quer dizer que aqueles devidamente autorizados sempre terão acesso ao sistema. 

Confiabilidade

Naturalmente, a confiabilidade significa impor limites de acesso aos dados em questão.

Isso quer dizer que nem todos terão acesso a eles, mas sim pessoas confiáveis e que realmente precisem manipular essas informações, inclusive fazendo modificações, se for o caso.

Importância da segurança em banco de dados

Como podemos ver, a segurança em banco de dados compreende medidas que visam a proteção de dados em dois âmbitos.

Ela se atenta a evitar que o sistema caia nas mãos de pessoal não autorizado e também se preocupa com quem tem, de fato, acesso a ele.

A importância de ter todo esse controle está na própria sobrevivência da empresa

Sabemos que a coleta de dados é essencial para direcionar uma empresa no mercado, descobrir o perfil de consumidor, traçar estratégias de venda e se manter competitiva no mercado.

É por isso que as organizações investem cada vez mais em Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras tecnologias que facilitam esse estudo de dados e permitem fazer previsões úteis.

Como garantir a segurança em banco de dados?

Garantir a completa segurança em banco de dados contra acessos indevidos e acidentes é uma tarefa quase impossível. Principalmente porque a tecnologia evolui constantemente e os sistemas de segurança ficam rapidamente ultrapassados.

Mas é importante dizer que as empresas podem retardar esse processo, e que, com algumas medidas simples, é possível evitar que seu banco de dados seja prejudicado de alguma forma.

Com as práticas listadas abaixo, você já estará cuidando dos princípios básicos de uma segurança em banco de dados efetiva. Confira:

Fazer backup dos dados

Perder todos as informações é o pior cenário para quem tem um banco de dados. Por essa razão, fazer o backup dos dados com certa frequência é indispensável.

Isso porque podem ocorrer situações como falhas no sistema ou mesmo quedas de energia que podem colocar tudo a perder.

Optar por processos automatizados voltados para o mercado corporativo, por exemplo, realizam esse processo de forma automática e ainda podem contar com antivírus que evitam vazamentos.

Utilizar criptografia

Um dos itens indispensáveis para a segurança em banco de dados é a criptografia. Essa tecnologia garante uma proteção extra para que só quem esteja autorizado a acessar consiga de fato visualizar os dados.

Isso evita, por exemplo, a interceptação por hackers que tentam se aproveitar do acesso de pessoas autorizadas para criar uma oportunidade de invasão, provocando o vazamento das informações.

Criar uma política de senhas forte

Uma estratégia muito positiva para fortalecer as senhas dos colaboradores que terão acesso ao sistema é criar uma política de atualização das mesmas.

Periodicamente é ideal que os códigos sejam atualizados, e que o próprio sistema exija essa alteração, barrando o acesso daqueles que não cumprirem com o cronograma.

Utilizar a tecnologia em nuvem

Os softwares em nuvem ou a tecnologia cloud computing, estão ganhando cada vez mais reconhecimento por sua segurança, fácil utilização e até mesmo ajuda na redução de gastos com TI.

Isso porque é um investimento que protege as informações sem precisar gastar com infraestrutura

Através de uma mensalidade, a empresa tem a acesso a um sistema que evita a perda de dados, realiza backup automático e pode até contar com uma função extra de antivírus.

Treinamentos de equipe

É importante investir no treinamento dos profissionais de TI, tanto para aqueles que terão acesso ao sistema, como para os que não terão.

Isso significa conscientizar o time da importância da segurança em banco de dados, engajando os colaboradores para que exerçam também uma função de zelo em relação aos dados em questão.

Ter uma política de relatórios

Emitir relatórios pode parecer uma tarefa burocrática e sem muito sentido, mas na realidade, é muito importante.

Criar e fortalecer uma política de relatórios significa estabelecer um controle mais ativo sobre a segurança em banco de dados.

É através dessa documentação que será possível saber se os backups realmente foram realizados, se algum problema incomum apareceu ou se alguma informação foi afetada.

Assim, é possível tomar medidas o quanto antes, evitando que a empresa possa vir a ter algum prejuízo maior.

As dicas acima são essenciais para garantir que os princípios básicos de segurança em banco de dados serão cumpridos, minimizando os riscos de perda e roubo de informações. Saiba mais sobre os pilares da segurança da informação clicando aqui.