Redução de custos: como serviços de TI podem ajudar o seu varejo

Redução de custos: como serviços de TI podem ajudar o seu varejo

Redução

A redução de custos é um dos principais objetivos das empresas e, ao mesmo tempo, pode ser um dos maiores desafios, principalmente no setor de Tecnologia.

Essa redução de custos é o que permite eliminar gastos desnecessários, direcionando os investimentos para o que é realmente importante a fim de viabilizar toda a expansão do negócio.

O grande desafio está em como aplicar de fato a redução de custos sem perder a qualidade do serviço e, consequentemente, sem perder a confiança do cliente.

É por esse motivo que toda redução de custos deve ser pensada com base em um planejamento sólido e bem estruturado, otimizando os processos sem interferir no resultado.

Hoje você saberá um pouco mais sobre como adotar a redução de custos no setor de TI da sua empresa de varejo de forma segura.

Além disso, vamos mostrar quais vantagens você pode adquirir com esse processo.

Continue lendo e confira todas as dicas.

TI na redução de custos

O departamento de TI pode ser seu grande aliado na busca por redução de custos. 

Como dissemos, é importante fazer deste processo algo de extenso planejamento, pois o gestor deve ter a capacidade de melhorar o orçamento, porém sem deixar de lado metodologias, ferramentas, processos e sistemas que integram um bom conjunto e que fazem a empresa de fato se desenvolver.

É importante ter em mente que o mercado é competitivo e lançar mão das coisas erradas pode significar um enorme prejuízo para a credibilidade do seu negócio.

Vejamos, a seguir, as principais dicas de como usar o setor de TI a favor da redução de custos de forma segura e vantajosa.

Personalização de softwares

Hoje em dia, uma grande vantagem disponível no mercado são os softwares, que podem ser personalizados, ou seja, configurados para trabalhar de acordo com as necessidades específicas do seu negócio e do que você espera dele.

Nesses casos, é possível manipular programas eficientes que já estão disponíveis no mercado ou ainda contratar um parceiro para desenvolver uma solução própria para suas necessidades. 

Com as duas opções, você estará reduzindo custos ao simplificar operações e otimizar fluxos de trabalho.

Automatização de processos

Uma das formas mais eficientes de atingir seus objetivos de redução de custos é observar os processos internos do seu negócio e identificar neles as atividades repetitivas.

Ao conseguir identificar esse tipo de problema, você poderá economizar não apenas dinheiro, mas também o tempo da sua equipe.

Automatizar processos é ainda sinônimo de mais confiança, mais garantia de um padrão de qualidade, diminuição de erros e mais facilidade ao encontrar falhas.

Integração de sistemas

Ter seus serviços e softwares em vários servidores diferentes é uma prática que não garante um verdadeiro bom desempenho.

Principalmente se eles já estiverem ultrapassados ou forem de baixa qualidade.

Um único sistema potente pode oferecer uma performance ainda mais satisfatória, além de reduzir os gastos com questões como fornecedores e licenças.

Computação na nuvem

Os servidores na nuvem substituem a infraestrutura de TI física por algo mais expansivo.

Essa prática apresenta mais uma vantagem na redução de custos, pois não é preciso gastar com softwares, contratações, manutenções, entre outras obrigatoriedades.

O serviço de nuvem é capaz de oferecer mais mobilidade. Isso porque, para acessar o sistema da empresa, basta estar em um local que tenha acesso à internet. 

Através do acesso remoto, sua equipe não precisa necessariamente estar no escritório para consultar dados do sistema. Isso significa agilização de tarefas e ainda economia de recursos. 

Essa ainda é uma forma de colocar sua empresa em um patamar de investimento tecnológico, o que é muito positivo.

Motivos para investir na terceirização de TI

Já vimos até aqui que existem diversas formas de usar o setor de TI para aplicar a redução de custos no seu negócio.

Sabemos que a maior vantagem da redução de custos é, sem dúvida, a possibilidade de aumentar a margem de lucro e também investir no que realmente trará mais lucro.

Pensando nisso, a terceirização de TI se apresenta como uma das formas mais eficazes, de forma geral, de reduzir seus custos com esse setor, sem abrir mão da melhor tecnologia disponível no mercado.

Veja agora os 5 principais motivos pelos quais você deve aderir a esse modelo.

1) Menos preocupação

O varejo é um setor que vive de certas oscilações. 

Com os diversos problemas da rotina de trabalho e os picos de venda, fica difícil manter o mesmo investimento no setor de TI.

Ao terceirizar esse departamento, você não precisará se preocupar com isso. O setor de TI estará acompanhando todas essas fases, inclusive de crescimento do negócio, aplicando o que for necessário e flexibilizando o serviço.

2) Segurança de dados

A segurança de dados e informações dentro das empresas é um assunto importante nos modelos atuais, mas garanti-la não é uma missão nada fácil.

Terceirizando o setor de TI você terá todo um planejamento pensado especificamente para o seu negócio e monitorado por profissionais capacitados para evitar quaisquer tipos de ameaças.

3) Atendimento especializado

Como citamos no tópico anterior, você terá uma equipe com os melhores profissionais à sua disposição. 

Essa equipe especializada e com os melhores equipamentos do mercado, disponibilizados pela empresa contratada, será capaz de solucionar uma gama variada de demandas.

Por meio disso, você conseguirá expandir a infraestrutura e os recursos na velocidade ideal para o seu negócio crescer. Isso tudo sem ter que gastar mais do que o necessário.

4) Automação eficiente

Dissemos também o quanto a automação pode proporcionar a redução de custos através da eliminação de tarefas repetitivas nos processos.

Com um infraestrutura de TI eficiente, você poderá apostar de verdade nesses recursos, sem medo de prejuízos. Esse recurso vai garantir muito mais agilidade ao trabalho diário.

5) Foco no negócio

Quem trabalha com varejo precisa cuidar de diversos aspectos importantes para garantir a satisfação do cliente.

Ao optar pela terceirização dos serviços de TI, o gestor estará eliminando de suas obrigações uma boa parcela de tarefas, permitindo que ele foque diretamente seu produto e a qualidade dele, sem precisar perder tempo com preocupações do setor de Tecnologia.

Essas foram nossas dicas de TI para você que busca a redução de custos para seu varejo. Se você gostou deste artigo, que tal saber mais sobre comércio eletrônico?

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *