Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Rede sem fio ou cabeada: Qual é melhor para o meu negócio?

Rede sem fio ou cabeada

Determinar o tipo de conexão com a internet e entre os computadores de uma empresa costuma dividir opiniões.

Essa é uma decisão importante e uma das prioridades para as equipes de TI ou consultorias de informática. Seja no processo de estruturação de um novo negócio ou em fase de mudança.

Tanto a redes wireless, quanto as conexões por cabo – também conhecidas como Ethernet – possuem suas vantagens e desvantagens.

É importante sempre avaliar as reais necessidades da empresa, para fazer a escolha certa da rede. Desta maneira, é possível evitar futuros inconvenientes que possam vir a interromper as atividades do negócio.

Este artigo irá guiá-lo e dará mais segurança na hora de definir qual é a solução ideal para a sua empresa. Aprenda sobre as principais diferenças entre os dois tipos de rede, seus prós e contras.

Rede Cabeada ou Ethernet

A conexão por cabos ainda é a principal escolha das empresas em seus escritórios. Apesar da crescente necessidade pelo Wi-Fi – principalmente por conta da dependência dos dispositivos mobile, como celulares e tablets – a rede cabeada tem a preferência disparada.

Isso por que ela oferece uma conexão mais estável e segura para os usuários.

Essa rede se conecta com a internet ou apenas com os computadores da empresa, através de um sistema de cabos. O modelo mais comum utilizado nesses casos é o cabo TPU, que costuma vir na cor azul.

É correto afirmar que essa conexão transporta os dados fisicamente até o computador, já que todas as informações trafegam diretamente através dos cabos.

Além disso, é possível compartilhar informações com outros dispositivos conectados à mesma rede, sem que, necessariamente, eles estejam conectados à internet.

Uma das principais vantagens que a conexão por cabos oferece é a rapidez na troca de dados. É possível chegar à uma velocidade de tráfego de 1GBs facilmente.

Para atividades que consumam uma maior capacidade de rede – como impressões, vídeo-chamadas ou edição de imagens – a conexão cabeada é a opção mais indicada.

Desta maneira, será mais fácil garantir uma performance melhor para a tarefa a ser executada.

Apesar dos inúmeros benefícios, a rede cabeada também apresenta pontos que merecem atenção. Ela pode limitar a mobilidade do usuário, por estar atrelada a utilização de cabos.

Além disso, por exigir investimentos com cabeamento e diversos itens para a sua instalação costuma gerar custos mais elevados.

A necessidade de constante manutenção também é outro fator que deve ser levado em consideração.

Rede sem fio: O popular Wi-Fi

A rede wireless – ou sem fio, conforme sua tradução – garante uma tremenda praticidade para as empresas. No entanto, traz outros desafios relacionados à segurança, cobertura do sinal e, consequentemente, velocidade.

O popular Wi-Fi tem como sua principal fraqueza a segurança. Como seu sinal é distribuído livremente, em toda direção, ele pode acabar sendo interceptado por qualquer dispositivo ao seu alcance.

Para impedir que esse sinal intruso se conecte, a própria tecnologia Wi-Fi dispõe de softwares de criptografia.

Esses programas, chamados WPA e WPA-2, criam uma chave de acesso inicial para os usuários que se conectam à rede. Essa identificação, é alterada automaticamente ao longo do período de conexão.

Todavia, por mais que a rede esteja protegida, hackers habilidosos podem aproveitar para invadi-la. Nesse momento, eles podem transmitir vírus, como os ransomwares, que sequestra os dados e os arquivos existentes na máquina.

Outro ponto que deverá ser considerado é a cobertura da rede. Por conta da limitação das ondas de rádio que propagam o Wi-Fi. Dependendo do tamanho do escritório, será necessária a instalação de alguns pontos de acesso.

Desta maneira, a rede poderá ser difundida uniformemente. O ideal é que, em um único roteador, estejam conectadas entre 20 e 30 pessoas no máximo. Acima deste número é certo que a sua conexão apresentará intermitências.

Contudo, a rede wireless traz maior mobilidade e flexibilidade para as empresas. Ela segue a tendência crescente de não depender de uma única estação de trabalho.

Além disso, costuma ter um custo mais barato, em relação a rede cabeada.

Rede sem fio ou cabeada – Qual devo escolher para o meu negócio?

É importante ressaltar: analise as necessidades do seu negócio. Cada empresa possui expectativas distintas. As que utilizam aplicações mais pesadas, por exemplo, devem optar, de preferência, pela rede cabeada.

Já em um espaço industrial ou de grande extensão, a rede wireless será uma opção mais viável. Ela permitirá que os colaboradores levem seus equipamentos para todo lugar.

O modelo adotado na maioria das organizações, é a fusão de ambos os tipos de rede.

Por exemplo: O time comercial utiliza a internet para fazer ligações, o ideal é que todos os computadores deste time esteja conectados em uma rede cabeada. Afinal, ninguém vai querer perder venda porque a internet caiu, não é mesmo?

Por outro lado, o time de comunicação e marketing precisa de mobilidade, portanto utilizam o Wi-Fi.

Na hora dessa definição, busque sempre a ajuda de sua equipe de suporte de TI ou consultoria de TI responsável. Essa é a melhor atitude para tomar uma decisão apropriada.

Já defini o melhor para minha empresa, e agora?

Quando você já definiu qual é o melhor tipo de conexão para a necessidade da sua empresa, chegou a hora de fazer a instalação dessa rede.

Contudo, a instalação não é algo tão simples de se fazer. É necessário calcular o tamanho do local onde será feita a instalação para conseguir definir, por exemplo, o roteador ideal que irá cobrir todo o espaço com o sinal. Isso no caso de rede wirelles.

Se for uma rede cabeada, configuração de servidores, organização e distribuição dos cabos, são tarefas importantíssimas a serem planejadas.

Portanto, na hora de instalar a sua rede não deixe de consultar a NetSupport, podemos te ajudar a instalar e configurar toda a sua rede com técnicos sob demanda e com baixíssimo custo operacional.

Saiba mais clicando na imagem abaixo.