Afinal, qual é o papel do firewall nos computadores?

Afinal, qual é o papel do firewall nos computadores?

Post-papel-do-firewall-nos-computadores

Garantir a segurança de uma rede de computadores envolve muitos fatores. Engana-se quem pensa que o combate a ameaças e invasões, nas empresas, se limita apenas a instalação de antivírus. Existe também o Firewall.

Você já se perguntou como o firewall pode contribuir para a segurança de dados da sua empresa? Para aprender mais sobre esse importante recurso e tirar as suas principais dúvidas, continue lendo este artigo ou assista o vídeo abaixo.

O que é o firewall?

É possível definir o firewall como uma porta de entrada e saída entre uma rede de computadores e a internet. Ele funciona como uma espécie de “catraca” que controla os acessos.

O firewall permitirá apenas que usuáriosaplicações autorizadas possam se comunicar entre si.

Sendo assim, ele fará o papel de mediar a troca de dados entre uma rede externa (internet) e uma rede interna (no caso, a rede de computadores de uma empresa).

É crescente aumento de usuários maliciosos na web. Através da internet eles roubam informações, infectam computadores e, até mesmo, sequestram dados.

Nesse cenário, o firewall é uma boa alternativa para fazer uma primeira triagem dessas ameaças.

Como é o funcionamento de um firewall em uma rede de computadores?

Esse recurso funciona como uma barreira de acesso entre o roteador e a conexão de internet.

Usualmente, ele é um equipamento com 02 portas de rede – uma LAN (rede interna) e uma WAN (rede externa) –, sendo configurado por uma interface.

Nessa interface, serão configuradas as informações de segurança. Entre elas, quais usuários internos acessarão à internet, os horários de acesso e recursos disponíveis (e-mail, Skype, redes sociais, etc.).

Da mesma forma acontece com os acessos externos. Nesse ambiente, será definido quais dados vindos de fora poderão se comunicar com alguma máquina da rede interna (LAN).

Como o firewall trabalha junto com o antivírus?

É através do firewall que passa todo o tráfego de dados oriundo da internet. Isso faz dele um ponto estratégico para a instalação de um antivírus que escaneie essa troca de dados.

Assim será possível assegurar que nada suspeito ultrapasse a rede interna em questão. Logo, ambos recursos podem trabalhar juntos de forma complementar.

Qual tipo de firewall devo usar em minha empresa?

Existem diversas opções dessa ferramenta no mercado. Caso tenha uma rede pequena, provavelmente o firewall que está dentro do roteador será suficiente para bloquear acessos indesejados, basta configurá-lo adequadamente.

Já que, em redes menores, provavelmente não será necessário ter um controle tão minucioso de acesso dos usuários à internet. Já em empresas de médio ou grande porte a situação é bem diferente.

Como possuem um volume maior de equipamentos conectados à mesma rede, um firewall dedicado é o mais indicado.

Um equipamento exclusivo para essa função terá uma capacidade maior para processar os dados de todos os usuários.

Roteadores de marcas como D-Link, TP-Link e Asus já acompanham o firewall. Contudo, são adequados apenas para uso doméstico ou redes de pequeno porte.

Para os ambientes corporativos, é possível encontrar um firewall dedicado de marcas como Cisco e Extreme, líderes desse mercado.

Não esqueça também de definir qual o tipo de rede que você utilizará na sua empresa, Wi-Fi ou cabeada, se você quer saber qual a melhor, leia também nosso artigo sobre redes.

O firewall é um recurso básico de segurança.

Vale ressaltar que o firewall é um recurso básico de segurança para as redes de computadores. Para garantir uma proteção completa, é preciso investir em uma série de ações.

Entretanto, ele é uma ferramenta absolutamente necessária atualmente. Não contar com ele em uma rede, é como manter a porta de casa aberta.

Qualquer pessoa, mesmo que sem a sua autorização, poderá entrar e fazer o que bem entender.

Compartilhe no:

Comentários 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *