Power Data Recovery: saiba como recuperar seus arquivos

Power Data Recovery: saiba como recuperar seus arquivos

Power Data

Perder arquivos é algo muito comum e que costuma dar uma dor de cabeça enorme. Mas você sabia que existem formas de recuperar esses dados? Uma delas é através do Power Data Recovery.

São inúmeras as formas pelas quais podemos perder valiosos dados. De longe, sabemos que o motivo mais comum é acidental. Isso acontece quando excluímos o arquivo errado de forma não intencional ou desconectamos indevidamente um disco rígido externo.

Qualquer que seja o motivo, ele pode significar perder registros importantes, estimadas fotos de família ou ainda documentos importantes que você não arquivou em outra unidade.

Portanto é extremamente crucial e indispensável que você tenha um aplicativo adequado para recuperação de dados de computador.

Neste artigo, separamos o que você precisa saber sobre o Power Data Recovery e as vantagens e desvantagens que estão associadas à recuperação de dados.

Continue lendo!

O que é o Power Data Recovery?

O Power Data Recovery nada mais é do que um programa gratuito (sim, gratuito!) de recuperação de arquivos.

Ele apresenta uma interface bem fácil de usar e oferece diversas ferramentas para você recuperar arquivos que foram deletados dos mais diversos tipos de mídias: discos rígidos ou cartões de memória, pen drives, arquivos de partições formatadas, apagadas ou corrompidas, além de CDs e DVDs apagados.

Podemos dizer que, nessa lista de recuperação de partições, também está incluído o resgate dos arquivos em todos os dispositivos portáteis reconhecidos pelo seu computador.

O Power Data Recovery disponibiliza cinco funções diferentes para recuperar arquivos apagados. Você pode escolher a melhor forma para solucionar o seu problema.

Vejamos, a seguir, quais são essas opções.

Recuperar arquivos excluídos

Essa opção tem foco em recuperar arquivos deletados de forma errada e que precisam retornar ao diretório de origem, ou seja, voltar para onde estavam.

Para devolvê-lo para sua localização original, a fim de que seja acessado novamente, basta selecionar o disco que precisa ser verificado e clicar em Recovery. Em seguida, o programa irá analisar os arquivos apagados há pouco tempo.

Uma desvantagem é que, infelizmente, o programa não garante que os arquivos voltem a funcionar completamente, justamente pelo motivo de que erros em arquivos recuperados são muito comuns.

É importante saber que o programa suporta os seguintes tipos de arquivo:

  • FAT12
  • FAT16
  • FAT32
  • VFAT
  • NTFS

Recuperar arquivos danificados

Uma dica para usar essa opção é quando seu computador identifica algum problema na unidade que está sendo utilizada e envia uma mensagem questionando se você deseja formatá-la.

Ao clicar em Recuperar partições danificadas, será possível corrigir erros no disco e partir para a recuperação efetivamente. Para isso, você só precisa clicar em um dos discos e iniciar a busca pelos arquivos que podem ser restaurados.

Recuperar partição de disco perdida

Uma partição de disco é o que pode ser considerada como uma divisão ou parte de uma unidade de disco rígido real.

É, na verdade, apenas uma separação lógica da unidade inteira, mas parece que a divisão cria várias unidades físicas, pois permite a utilização de vários sistemas operacionais em uma mesma unidade de disco.

Assim, ao escolher essa opção, você será capaz de recuperar dados depois que uma partição foi perdida ou sofreu exclusão não intencional.

Geralmente o problema acontece ao, por exemplo, usar um gerenciador que apaga, de forma incorreta, os arquivos ainda úteis para o seu computador, ou na própria reinstalação do Windows.

Recuperar mídia digital

Essa é uma ferramenta direcionada para a recuperação de dados, principalmente depois da reinstalação do Windows.

O serviço proporcionado pelo Power Data Recovery ainda cuida de apagar arquivos que sofrem danos depois de uma partição perdida.

Recuperar mídias digitais também ajuda a recuperar arquivos de imagens, áudio (MP3 e MP4) e vídeo. Caso queira também estabilizar o funcionamento das câmeras digitais em seu computador, essa é a opção ideal.

Recuperar CDs e DVDs

Essa é uma opção em que é possível voltar a acessar arquivos presentes em DVDs e CDs.

O programa age com bastante eficiência ao recuperar arquivos perdidos nesse tipo de mídia.

O Power Data Recovery suporta todos os tipos de CDs e DVDs.

Como usar o Power Data Recovery?

O Power Data Recovery tem uma interface simples de usar. Mas vamos mostrar quais os passos que você deverá seguir durante o uso dessa ferramenta, caso você nunca tenha tentado recuperar dados perdidos anteriormente.

Acompanhe:

  1. Abra o programa;
  2. Selecione o módulo que você deseja usar (entre os cinco que citamos acima);
  3. Após feita a seleção, clique em Escanear e assim se iniciará uma varredura completa;
  4. Dependendo do tamanho da unidade e de quantas vezes o disco já foi formatado, o processo pode demorar bastante, pois ele recupera também arquivos de partições e buscas anteriores;
  5. Ao fim de todo esse processo de pesquisa, selecione os arquivos ou pastas desejados, navegando através do que foi encontrado, e clique em Salvar;
  6. O Power Data Recovery recomenda ao usuário salvar os arquivos em uma unidade diferente da qual ele foi recuperado, evitando assim que que os dados sejam realocados por cima de informações importantes da atual partição.

Considerações sobre a recuperação de dados

Recuperar dados que foram perdidos de forma não intencional, ou mesmo que excluímos, mas nos arrependemos mais tarde, sem dúvida é algo maravilhoso a que temos acesso graças ao desenvolvimento da tecnologia e de programas como o Power Data Recovery.

Entretanto, é preciso dizer que a recuperação de dados tem suas desvantagens por não ser cem por cento livre de erros. A funcionalidade desse tipo de tarefa é bem limitada, nem sempre podendo atender às expectativas que temos.

Dependendo da situação de perda de dados, pode ser preciso apelar para a versão paga do software em questão ou para ferramentas profissionais, que costumam custar bem mais caro e que, em última análise, talvez nem compensem tanto assim em vista da importância dos arquivos perdidos.

Por esse motivo, aconselhamos que não deixe de fazer backup de seu computador com frequência, salvando todos os arquivos na nuvem ou em unidades externas para evitar a perda de dados importantes.

Esse foi nosso artigo sobre o Power Data Recovery. Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre como evitar a perda de seus dados mais importantes? Então confira nosso artigo sobre armazenamento na nuvem!

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *